Por cá, hoje foi um dia cheio de futebol. Encastrada entre rondas europeias, a jornada portuguesa teve hoje a grande maioria dos seus encontros e acabou por imperar a lei do mais forte no topo da classificação num dia em que só as equipas que jogaram em casa venceram. Já lá vamos. Com o Benfica a entrar em campo somente amanhã, hoje foi a vez de Bruno Lage estar presente na sala de imprensa para fazer a antevisão à visita a Barcelos. Entre outras coisas, Bruno Lage abordou uma possível falta de agressividade da equipa do Benfica e justificou a ausência de jogadores mais agressivos com aquele que é o estilo de jogo das Águias.
“Não fazemos essas faltas, é um facto. Podemos travar as situações de outra maneira. Para além da questão individual de agressividade e de não termos esses jogadores que façam faltas, é um problema mais tático que não vos vou dizer que nos leva a reagrupar muito perto da nossa baliza. Mas isso não é de agora. Vem de trás. Basta ver alguns golos na época passada para verificar isso. Agora, dizer ao Rafa para quando for ultrapassado agarrar ou fazer uma falta, não está no ADN dos nossos jogadores. Mas sermos agressivos de frente, ganharmos a bola e fazermos uma boa pressão, isso está no ADN dos jogadores. Esse tipo de jogadores não tem a competência e a qualidade para jogar aquele futebol vivo, dinâmico e de pé para pé que nos deixa felizes a nós treinadores e adeptos”, explicou.
Bruno Lage que abordou ainda a ausência de Samaris, de forma regular, das suas opções esta temporada: “É opção por aquilo que vai acontecendo. É olhar e ver a intenção de colocar mais gente em termos ofensivos. Samaris não é o único jogador, do sucesso do ano passado, que não tem jogado. O Florentino e o Seferovic também. Agora, ele ou qualquer jogador estão sempre próximos de entrar no jogo. Não é por estar no banco ou fora da convocatória que deixam de ser soluções. A cada três dias há um momento: viagens, lesões e o momento de forma de cada jogador”.
Quem foi hoje a jogo foi o Sporting e na sequência daquilo que fez a meio da semana perante o Istambul Basaksehir para a Liga Europa, o conjunto de Silas deu pouco espaço de manobra à crítica. O Sporting resolveu o encontro com os axadrezados bem cedo e ainda antes do intervalo selou o que veio a ser o resultado. Sporar voltou a estar entre os marcadores, mas foi Gonzalo Plata quem mais se destacou. O jovem extremo equatoriano esteve em plano de referência ao assistir Sporar e fazer o segundo golo leonino minutos mais tarde. Golos e resumo que pode ver aqui.
No final do jogo, Silas aproveitou a conferência de imprensa para colocar pontos nos “i’s” em relação às declarações que ontem proferiu quando afirmou que a transferência de Bruno Fernandes mexeu com a equipa: “Tiram do contexto declarações minhas, como se eu tivesse posto em causa o profissionalismo de um jogador que eu admiro imenso. Tenho muita gratidão por ele, por tudo o que nos deu. Eu não me atirei ao Bruno. (…) Falei de uma situação que acontece no futebol: com o Bruno, com o Silas, o Joaquim, o António… acontece com todos os jogadores, só não acontece com quem não joga. Não disse que o Bruno não queria, nada disso. O Bruno sempre quis e é um dos melhores profissionais com quem já trabalhei. Estou a dizê-lo aqui e já o disse a ele”.
Em Braga, o conjunto da casa voltou a levar a melhor sobre uma equipa da liga. A sequência com Rúben Amorim é impressionante e são já onze os jogos invictos da equipa arsenalista e só num deles cedeu pontos. Hoje a vítima foi o Vitória FC, com os arsenalistas a vencerem por 3-1. Ghilas ainda chegou a assustar com um golo aos 89 minutos, mas Trincão já no período de compensação deu a estocada final na equipa visitante. Pode ver o resumo e os golos do jogo aqui.
Já no Dragão, foi Alex Telles quem desbloqueou o encontro entre FC Porto e Portimonense. Num jogo amarrado no 0-0 até bem perto do final, acabou por ser à bomba que o lateral esquerdo brasileiro resolveu o jogo a favor dos Dragões. Apesar do maior domínio do conjunto orientado por Sérgio Conceição, só mesmo aos 87 minutos o FC Porto conseguiu chegar ao golo. No Dragão, porém, poucos terão ficado a sentir não ter valido a pena esperar até quase ao apito final para festejar o golo. Um golaço de Alex Telles para ver aqui, bem como o resumo do encontro.
Ainda antes de tudo isto, o FC Paços de Ferreira agravou a crise do FC Famalicão ao vencer em casa por 2-1. São já oito os jogos consecutivos em que o conjunto famalicense não vence e no final João Pedro Sousa explicou o que correu mal: “A nossa dificuldade em passar de uma segunda para a terceira fase, foi o que levou a não conseguirmos impor jogo. Não pressionámos a saída do Paços de forma alta. Esperámos, fizemos uma pressão média e tivemos oportunidade de fazer transições, ataques rápidos, chegámos a criar algum perigo. Somos uma equipa forte, já fizemos vários golos nesse momento. Mas na primeira fase, principalmente na primeira parte, estivemos lentos, receosos, intranquilos”. Pode ver os golos do jogo aqui.
Já em Moreira de Cónegos, o Moreirense deu sequência à boa série de resultados que atravessa ao bater o Santa Clara também por 2-1, resultado que interrompeu uma série de quatro triunfos consecutivos do conjunto insular. Para João Henriques, treinador do Santa Clara, o resultado dificilmente podia ter sido mais injusto. “Sofremos um golo numa perda de bola, tivemos de ir atrás, passámos para cima, as oportunidades foram surgindo e por manifesta infelicidade não conseguimos mais. Vínhamos de quatro vitórias e esta derrota não tira brilhantismo ao que a equipa tem feito. Considero até que o empate seria lisonjeiro”. Pode ver os golos e resumo do jogo aqui.
Lá por fora, o futebol internacional fica marcado pelo adiamento de grande parte da jornada em Itália devido a um surto de Coronavirus que chegou ao país. Em certas regiões de Itália foram cancelados todos os eventos públicos, mas acabou por ser curioso o facto de ambas as equipas de Roma terem ido a jogo. Logo pela manhã, a Lazio voltou a estar ao seu nível ao bater o Génova CFC no Luigi Ferraris por 3-2. A equipa romana chegou a estar a vencer por 3-1, mas uma grande penalidade de Criscito aos 89 minutos deu algum equilíbrio ao resultado. Já em Roma, a equipa de Paulo Fonseca não deu qualquer hipótese ao Lecce e venceu por 4-0 com dois golos em cada parte.
Em Inglaterra, o destaque vai para Bruno Fernandes. O médio ex Sporting foi determinante na vitória do Manchester United perante o Watford FC por 3-0. Bruno Fernandes fez o primeiro golo do encontro a partir da marca de grande penalidade e assistiu Greenwood para o 3-0 final. Pelo meio, marcou Anthony Martial. Pode ver os golos aqui. No final, Solskjaer mostrou-se entusiasmado com o novo reforço e comparou mesmo Bruno Fernandes à lenda do clube Paul Scholes: “Ele lembra-me do Scholes a jogar. Ainda que tenha um tipo de personalidade diferente fora de campo. Contra o Club Brugge, quando estava no banco, andou por ali, falou com os jogadores que eram titulares, ajudou-os, deu-lhes dicas. E, durante os 10 minutos que jogou, notou-se uma diferença na equipa. É um condutor, um líder e um vencedor. Quer ganhar. Não leva 99% de esforço como bom o suficiente e já me impressionou. É algo que se nota quando o vemos jogar, mas que não conhecemos mesmo até o termos no grupo. Tem sido de primeira classe”.
A tarde foi, aliás, de muitos golos em Inglaterra. Em Wolverhampton, o Wolves voltou a ter em Diogo Jota uma figura do encontro e depois do hat trick apontado a meio da semana perante o Espanyol em jogo a contar para a Liga Europa, desta vez, o internacional português bisou para ajudar o Wolverhampton Wanderers a vencer o Norwich City por 3-0. Já em Londres, o Arsenal bateu o Everton por 3-2 no jogo que marcou o regresso à competição de André Gomes após paragem prolongada motivada por uma lesão grave.
Em Espanha o grande destaque vai para o triunfo surpreendente do Sevilha FC, em Madrid, perante o Getafe CF por 3-0. O conjunto de Pepe Bordalás está a ser a sensação da temporada por Espanha e até vinha de um triunfo impactante por 2-0 sobre o Ajax, mas não resistiu ao conjunto andaluz orientado por Julen Lopetegui. Ainda no país vizinho, o Granada CF bateu o Osasuna por 3-0, o Alavés venceu o dérbi basco frente ao Athletic por 2-1 e o Real Valladolid venceu o Espanyol, em casa, também por 2-1. Já em Madrid, o Atlético Madrid bateu o Villarreal CF por 3-1 depois de até ter estado a perder por 1-0. O jogo marcou o regresso aos relvados de João Félix após ausência por lesão e o internacional português até coloriu o mesmo com um golo que pode ver aqui.
Na Alemanha a tarde foi de pouco futebol e com as equipas da casa a não darem qualquer hipótese aos adversários. O Bayer Leverkusen, adversário do FC Porto na Liga Europa, bateu o FC Augsburgo por 2-0, enquanto o VfL Wolfsburgo goleou o Mainz 05 por 4-0. Por fim, em França, enquanto o Saint-Etiénne e Stade Reims empataram a um golo e o Stade Rennes venceu o Nîmes por 2-1, no jogo grande do dia houve chuva de golos em Paris com o PSG a bater o Girondins Bordéus de Paulo Sousa por 4-3.