Más notícias para Fernando Santos e a Seleção Nacional nesta quinta-feira. Cristiano Ronaldo esteve ausente do treino desta manhã, antes da viagem da equipa das quinas para o Porto, onde defronta a Croácia no sábado. “O capitão da Seleção Nacional, que ontem fez trabalho de ginásio, tem uma infeção num dedo do pé direito e está a realizar tratamento com antibiótico”, referiu a Federação Portuguesa de Futebol em nota oficial. Para além de Ronaldo poder estar assim em dúvida, Renato Sanches foi mesmo dispensado dos trabalhos de Portugal, ao ter sido “considerado indisponível para os dois compromissos de Portugal frente a Croácia e Suécia”.
Por falar em seleção, nesta quinta-feira começou a nova edição da Liga das Nações com destaque para o empate entre Alemanha e Espanha (1-1), que teve golo do país vizinho ao cair do pano. Entre outros resultados, a Ucrânia venceu a Suíça por 2-1 (houve golo de Seferovic), a Rússia ganhou por 3-1 à Sérvia, a Hungria foi à Turquia triunfar por um golo sem resposta, o País de Gales venceu pelo mesmo resultado na deslocação à Finlândia e houve empate a uma bola entre Bulgária e Irlanda. Pode ver aqui todos os golos e ação desta primeira jornada da competição.
Os dias que aí vêm serão igualmente pautados por compromissos desta Liga das Nações, mas ainda com partidas dos Sub-21 e da Taça da Liga Inglesa, tal como pode verificar no guia de fim-de-semana a ver a bola, elaborado pelo João Pedro Cordeiro.
Em Barcelona, há relativas novidades na situação de Messi. Depois de Jorge Messi, pai e representante do internacional argentino, referir que seria “muito difícil” o jogador continuar na Catalunha, nesta quinta-feira já deu conta de que afinal existe a possibilidade de permanecer nos blaugrana. Foi com um curto “sim” que Jorge Messi respondeu à questão do Deportes Cuatro se estavam a estudar a possibilidade da continuidade. Houve reunião familiar nesta quinta-feira, mas a imprensa catalã continua a avançar que a vontade de Messi segue em deixar o Barcelona.


Por cá, Darwin Núñez tinha apresentação pelo Benfica marcada para esta quinta-feira, mas foi adiada para sexta-feira. Os encarnados enviaram uma nota às redações a dar conta de que os exames médicos no Hospital da Luz sofreram um atraso, o que levou para mais tarde os testes físicos e a restante agenda protocolar prevista. Assim sendo, a apresentação do avançado uruguaio ficaria para demasiado tarde e iria ainda interferir com a agenda de Luís Filipe Vieira, presidente das águias. Darwin que esteve em destaque no Futebol de Verdade deste dia, onde o António Tadeia explicou a evolução que o atacante pode trazer aos encarnados e comentou ainda o Benfica-SC Braga de quarta-feira. Pode ver aqui a edição mais recente do FDV.
Já no Último Passe, o António Tadeia comentou o impedimento colocado ao SC Braga em fazer um teste com público nas bancadas, aquilo que descreve como o peso do futebol num país esquizofrénico. Um texto para ler aqui.
Fábio Silva foi recentemente comparado com Cristiano Ronaldo e mostrou-se orgulhoso por já receber palavras tão elogiosas. “É algo que me enche de orgulho. Ser comparado ao jogador que mais admiro dá motivação para continuar a trabalhar e melhorar. Para mim, ele é o melhor na história do futebol, portanto ser comparado a um jogador tão lendário é um sentimento incrível”, começou por referir o avançado do FC Porto ao Sportbible. “Ele é uma grande inspiração e, como jogador jovem, é importante ter um exemplo como o Cristiano Ronaldo, mas também um símbolo da responsabilidade e da confiança que põem em mim. Ouvir estes comentários motiva-me a escrever a minha própria história. Ele enviou-me um par de camisolas, quando estava no Real Madrid, e recentemente na Juventus. Espero conhecê-lo e jogar ao seu lado para receber alguns conselhos. Podíamos ser uma dupla no ataque de Portugal”, acrescentou Fábio Silva.
No que toca ao Sporting, Acuña viu o interesse do Sevilha FC confirmado. “Sim, é verdade que seguimos o Acuña há muito tempo. Queremos reforçar a posição de lateral esquerdo, mas o Acuña não é a nossa única opção”, fez questão de frisar Monchi, diretor desportivo do emblema andaluz, numa conversa com jornalistas. Ainda assim, o Sevilha não pretende apressar a situação. “Estamos a ver todas as hipóteses. A nossa planificação está a correr bem e nos timings que consideramos certos”, acrescentou o dirigente.
Ricardo Quaresma também esteve em foco nesta quinta-feira, com o Maisfutebol a avançar que o internacional português está em negociações com o Vitória SC, naquele que seria um negócio-bomba no futebol nacional. O empresário da Quaresma confirmou à publicação que existe a possibilidade de regressar a Portugal, mas não especificou qual o clube. “Voltar para Portugal é uma coisa que, nesta fase da carreira, é sempre um cenário interessante, tendo em conta a idade dos filhos, a carreira que já fez e a idade que tem. Fazer a última reta aqui em Portugal pode ser uma coisa interessante e está em cima da mesa”, cita a publicação, que dá conta de que existem ainda propostas da Turquia e abordagens do Brasil.


Esta quinta-feira foi dia de algumas oficializações no futebol português. O Marítimo confirmou Diego Gomes, médio brasileiro de 25 anos que chega proveniente do Aimoré. Os insulares asseguraram ainda a aquisição de Sadiq Abdulfatai, jovem médio de 19 anos que representou os juniores do CF União na época passada. O Moreirense foi ‘pescar’ ao vizinho Vitória SC com a compra do guarda-redes Miguel Oliveira, que assinou contrato por duas temporadas. Ainda em terras minhotas, o FC Famalicão contratou Dani Morer por cinco épocas, ao pagar 400 mil euros ao FC Barcelona pelo lateral direito de 22 anos.
O dia ficou ainda marcado pelo falecimento de Dito, aos 58 anos, ele que era diretor geral do Gil Vicente. O antigo internacional português morreu devido a um ataque cardíaco fulminante e sentiu-se mal quando dirigia o próprio automóvel para Melgaço, onde os gilistas estagiam. A equipa médica do clube ainda o assistiu no local e Dito acabou por ser transportado para o Hospital de Monção, mas já nada foi possível fazer para salvar-lhe a vida. Vários clubes endereçaram mensagens sentidas ao longo do dia. Da nossa parte, ficam também as mais sentidas condolências à família de Dito e ao Gil Vicente.