Três clubes foram multados pela FPF por terem anunciado a desistência do Campeonato de Portugal. No caso do GD Chaves, está em causa o facto do clube ter acabado com a equipa satélite que alinhava na competição sendo, por isso, a multa, de 510 euros, por infração ao artigo 67.1º do Regulamento Disciplinar, o da desistência “até 48 horas antes do sorteio da competição”. O mesmo valor foi aplicado ao clube de Figueira de Castelo Rodrigo. Já o Armacenenses foi multado em 612 euros, por, de acordo com o mapa de castigos, ter desistido já dentro das 48 horas anteriores ao sorteio, em infração ao artigo 67.2º. A desistência implica ainda uma época de impedimento na participação em competições da FPF.
Já é conhecida a lista de inscritos de Jorge Jesus para o encontro com o PAOK a contar para a terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões, lista na qual se incluem todos os reforços do clube da Luz para a nova temporada. Já Dyego Sousa é a grande ausência da convocatória. Eis os inscritos pelo Benfica: Guarda-Redes: Svilar, Samuel Soares, Helton Leite e Odysseas; Defesas: Gilberto, Grimaldo, Vertonghen, Rúben Dias, Jardel, André Almeida, Nuno Tavares, João Ferreira, Tomás Tavares e Ferro; Médios: Gabriel, Chiquinho, Pizzi, Samaris, Weigl, Taarabt, Florentino, Gonçalo Ramos e David Tavares; Avançados: Everton, Darwin, Waldschmidt, Cervi, Seferovic, Diogo Gonçalves, Rafa, Pedrinho, Jota e Vinícius. Benfica que anunciou ter congelado as vendas dos bilhetes de temporada devido à Covid-19.
Por cá, o dia começou com uma reflexão do António Tadeia acerca de derrota do PSG, ontem, perante o RC Lens naquela que foi a estreia da equipa parisiense na Liga Francesa esta temporada. Pode ler o Último Passe de hoje aqui. Já durante o Futebol de Verdade, a reflexão do António Tadeia incidiu acerca dos ratings dos 100 melhores jogadores do FIFA21 já que há muita gente a queixar-se. Além disso falou ainda, como não podia deixar de ser, de mercado. Pode ver aqui a edição de hoje do Futebol de Verdade.
A SAD que esteve ligada ao CD Aves na temporada passada vai agora competir no Campeonato de Portugal e anunciou a intenção de se fundir ao Perafita e mudar-se para Matosinhos. “O futuro desta administração passa por quebrar o protocolo com o Clube Desportivo das Aves e estabelecer uma fusão com outro clube a longo prazo. Se for o Perafita, excelente. Nesta fase, temos o uso das instalações deles quase protocolado e só falta a assinatura de uma das partes”, afirmou Estrela Costa, à Lusa. Do lado do Perafita, Pedro Vaz, presidente do clube, sublinhou que tem boa relação com a acionista, confirmando que “houve conversas com a SAD do Aves”. “As coisas estão encaminhadas, mas ainda não está nada assinado. Na próxima semana, poderá haver novidades. Gostava que o Perafita continuasse a ter seniores, mas alguns sócios estão a insurgir-se contra isso”, referiu o dirigente.
Na Segunda Liga, Feirense e GD Chaves não deram seguimento à primeira jornada da competição que ontem teve início entre Estoril Praia e FC Arouca – e que marcou um momento histórico do futebol em Portugal – já que quatro elementos do Chaves acusaram positivo para a Covid-19. Porém, apesar do anúncio ter sido feito pelo clube ainda antes do meio dia de hoje, foi já com os jogadores prontos para o apito inicial que DGS e Liga decidiram suspender o encontro. “Face à indicação recebida pela Liga Portugal através do médico Rui Capucho, da ACES do Alto Tâmega e Barroso, pouco antes das 20 horas, o organismo que superintende o Futebol Profissional decidiu, de forma pró-ativa, retardar o início do encontro entre o CD Feirense e o GD Chaves da 1.ª jornada da LigaPro, pedindo uma informação oficial do sucedido. O relatório do Dr. Rui Capucho chegou, oficialmente e por escrito, à Liga Portugal às 20h24, dando indicação que as Autoridades de Saúde Regional e a Autoridade de Saúde Nacional decidiram que não estavam reunidas as condições para a realização do referido encontro”, explicou a Liga. Ainda assim, o Organismo defende que existiam condições para que o jogo decorresse dentro da normalidade. “A Liga Portugal, e apesar de existirem condições para a realização do jogo, segundo o Plano de Retoma e perante o cumprimento da Lei 3 das Leis de Jogo, compromete-se, agora, a apurar os motivos que levaram à existência destes casos no plantel do GD Chaves”, pode ainda ler-se. E se na segunda liga não houve jogo, em França, Girondins Bordéus e Olympique Lyon não foram além do nulo, naquele que até foi um dos jogos destacados pelo Fernando Gamito no habitual guia Fim de Semana a ver a Bola.
O Benfica sempre que ganha deixa André Villas-Boas triste, palavras do próprio. O técnico do Olympique Marselha explicou assim o porquê de compreender que os adeptos do clube tenham festejado a derrota do PSG na final da Liga dos Campeões. “Isso é com cada um. Eu digo: se eu vir que o Benfica vai ganhar a Liga dos Campeões, não quero, quero que o Benfica perca. Tens uns [adeptos] que querem que ganhe e outros adeptos que não querem. Depende de cada um. Para mim, é melhor ser realista do que hipócrita. Para mim, se o Benfica ganhar a Liga dos Campeões, fico irritado. Como eu não sou adepto do Marselha, não posso dizer muito acerca disso, mas se eles estiverem contentes, eu também estou e é isso”, afirmou em antevisão para o encontro entre os dois clubes neste domingo. Quem não gostou nada das declarações de Villas-Boas foi Renato Paiva, treinador da equipa B do Benfica. “Gente sem a mínima noção das responsabilidades que tem! Depois batem no peito de forma orgulhosa a falar de Portugal e do futebol português. Se não fosse o Mourinho onde andarias e quem serias?”, escreveu o técnico nas redes sociais ilustrando a publicação com uma foto de Villas-Boas.
Menos polémicas foram as declarações de Nuno Espírito Santo relativas à chegada de Fábio Silva e Vítor Ferreira ao Wolverhampton Wanderers. “Nós olhamos para o talento, para a qualidade do jogador e para a habilidade e capacidade de o jogador vir e adaptar-se o mais rapidamente possível à nossa equipa e ao nosso ambiente. Estamos muito contentes com o Fábio”, afirmou. Segundo o técnico português, Fábio Silva está perfeitamente integrado no grupo. “São coisas que temos de decidir, mas para já está a trabalhar muito bem, penso que está a adaptar-se rápido. Não esperava outra coisa, porque o núcleo da equipa está aqui, as nossas regras, ideias, a forma como socializamos é tão vincada que ele se integrou bem. Depois disso, depende das nossas decisões, no jogador, o tempo que ele precisa, mas uma coisa é certa para nós: qualidade e talento, o Fábio tem”.
No que ao mercado diz respeito, Leo da Silva Lopes, médio português há muito em Inglaterra foi hoje anunciado como reforço do Cercle Brugge oriundo do Hull City. O jovem de 21 anos assinou até 2024. Em França, o PSG anunciou a contratação de Alessandro Florenzi por empréstimo da AS Roma por uma temporada. Evandro, ex FC Porto, assinou com a Chapecoense até ao final da temporada, ele que esteve ao serviço do Santos na época passada.
Por cá, o Sporting anunciou a cedência de Leonardo Ruiz ao Logroñés até ao final da temporada. O FC Famalicão por seu lado anunciou a contratação de Calvin Verdonk que chega ao clube a custo zero depois de ter terminado contrato com o Feyenoord. Já o Vitória SC anunciou a contratação de Nelson da Luz, internacional angolano que chega a Guimarães oriundo do 1º de Agosto. Por fim, o Vitória FC anunciou que Alexandre Santana será o treinador dos sadinos que irão competir no Campeonato de Portugal.