Custódio não chegou a aquecer o lugar no SC Braga. O antigo médio do clube substituiu Rúben Amorim no comando técnico dos arsenalistas, mas terá pedido a demissão depois da derrota de ontem perante o Rio Ave. A confirmação foi feita pelo clube minhoto, hoje, em comunicado assinado por António Salvador no qual o líder arsenalista deixa ainda muitas críticas à arbitragem e que essa foi a razão fundamental para o afastamento de Custódio.
“A frustração sentida pelo clube e pelos seus responsáveis contribui para um clima de grande adversidade e favoreceu, não tenhamos dúvida, a decisão comunicada por Custódio Castro de deixar o comando técnico da equipa do SC Braga. Esta posição inamovível do nosso treinador coloca um desafio acrescido ao clube para a fase final da temporada, mas é reflexo de um ambiente de contrariedade que em grande parte é provocado por erros externos que não são admissíveis nem desculpáveis”, pode ler-se no comunicado emitido pelo clube no seu site. “Até final da presente temporada desportiva será promovido o treinador Artur Jorge, antigo jogador do clube e que acumula já várias épocas nos quadros da formação”, anunciou mais tarde o clube.
Quem aproveitou tudo isto foi o Sporting que esta noite bateu o Gil Vicente por 2-1 e aproveitou para aumentar a vantagem que tem sobre o SC Braga para cinco pontos. Wendel e Plata fizeram os golos dos Leões em dia de aniversário, com Rúben Ribeiro a reduzir distâncias em tempo de compensação naquele que foi o seu regresso a Alvalade. Pode ver todos estes golos e o resumo do encontro aqui. Antes disso, na Cidade do Futebol em Oeiras, Belenenses SAD e CD Tondela empataram a um golo num jogo que não trouxe tranquilidade a qualquer um dos conjuntos nas suas lutas pela manutenção. Pode ver esses golos e o resumo do jogo aqui.
Por cá, o António Tadeia continua a refletir acerca da atualidade benfiquista e da pequena crise que se abateu para os lados da Luz, tendo analisado no Último Passe de hoje aquela que tem sido a atividade de Luís Filipe Vieira na escolha de treinadores ao longo do seu mandato. Pode ler esse texto aqui. Além disso, se ainda não o fez, tem aqui o episódio do Futebol de Verdade de hoje que incidiu sobre a luta pela Europa no campeonato português.
Hoje foi um dia de futebol em cheio em três dos principais campeonatos europeus, com muitas surpresas em Inglaterra e em Espanha. Em terras de sua majestade, Cedric estreou-se da melhor forma pelo Arsenal com um golo apenas quatro minutos depois de entrar em campo na vitória por 4-0 sobre o Norwich City. Já Chelsea e Leicester City foram surpreendidos por West Ham e Everton. Pode ver toda a ação do dia em Inglaterra aqui.
Já em Espanha, Valência CF e Betis continuam a afundar e hoje ambos os clubes foram derrotados em casa, pelo mesmo resultado, perante Athletic Bilbau e Villarreal CF, respetivamente. Já no terreno do Alavés, o Granada CF venceu por 2-0 num dia que teve também um nulo em Valladolid. Pode ver os melhores momentos do dia em Espanha aqui.
Por fim, em Itália, o Milan voltou a escorregar ao não ir além de um empate a dois golos com a SPAL. Rafael Leão até marcou, Ibrahimovic regressou aos relvados, mas tudo isto foi insuficiente para um melhor resultado dos Rossoneri. Quem se ficou a rir foi o Inter que goleou o Brescia por 6-0, mas principalmente o Hellas Verona que venceu no terreno do Parma e se aproximou do Milan ao ponto de estar neste momento a ameaçar um surpreendente lugar europeu. Pode ver toda a ação do dia em Itália aqui.
Já há local para a final da edição da presente temporada da Taça de Portugal. Depois do Jamor não ter sido considerado apto a receber a competição devido às exigências motivadas pela Covid-19 será em Coimbra, no Estádio Municipal de Coimbra, que a final entre Benfica e FC Porto será disputada. O jogo está agendado para o dia 1 de agosto, às 20h45. Recorde-se que a última vez que a final da Taça de Portugal não se jogou no Estádio Nacional foi na época 82/83, no Estádio das Antas também entre o FC Porto e o Benfica, com triunfo das águias.
Por outro lado, a Federação Portuguesa de Futebol anunciou também que a próxima edição da Supertaça não se irá realizar. Em comunicado é explicado que “a FPF e os clubes chegaram a um entendimento e acordaram na suspensão do jogo em nome dos interesses do futebol português uma vez que em setembro haverá jogos referentes às competições europeias (Liga dos Campeões e Liga Europa). Aliviar o calendário das equipas portuguesas nessa fase da época é um dos objetivos da decisão tomada em defesa do ranking de Portugal na UEFA”, pode ler-se.
O dia foi pródigo em anúncios por parte da FPF que confirmou também que o primeiro jogo de Portugal na próxima edição da Liga das Nações será jogado no Estádio do Dragão. O início da defesa do título conquistado em 2019 acontecerá a 5 de setembro a partir das 19h15 frente à Croácia. Três dias depois Portugal desloca-se à Suécia, num grupo que conta ainda com a atual campeã do Mundo, a França.
O Benfica vai a jogo no próximo sábado perante o Boavista sabendo desde já que o árbitro do encontro será Fábio Veríssimo. Já são, aliás, conhecidos os árbitros para os próximos jogos da liga. Carlos Xistra irá apitar o Santa Clara – Marítimo, João Pinheiro estará no Vitória FC – FC Paços de Ferreira, Hugo Miguel irá estar no Portimonense – Vitória SC e Manuel Mota será o árbitro do SC Braga – CD Aves.
Inglaterra está rendida a Bruno Fernandes. O médio português ex Sporting voltou a estar em evidência, ontem, no encontro frente ao Brighton & Hove Albion e hoje Patrice Evra, antigo lateral do clube, enalteceu o impacto do internacional luso na equipa. “Eu gosto da personalidade dele, quer a bola, quer jogar, não tem medo, quer criar oportunidades, marcar golos. É um jogador tão positivo e fez a diferença. Se o Manchester United está nesta posição e a lutar pelo lugar que dá acesso à Liga dos Campeões, tem de agradecer ao Bruno Fernandes. Eu respeito todos os jogadores, estão a fazer um trabalho fenomenal, mas ele é o fator chave e faz o Manchester United parecer uma boa equipa. Encontraram um equilíbrio”, afirmou.
O mercado continua ativo mesmo ainda não estando aberto e há várias novidades a esse respeito. Achraf Hakimi está a poucas horas de ser anunciado reforço do Inter Milão e o próprio Witsel já se manifestou publicamente dando os parabéns ao lateral pela transferência. Já de Inglaterra irá sair Leroy Sané rumo ao Bayern Munique, transferência que apesar de também não ser oficial foi praticamente confirmada hoje por Guardiola. “Ainda existem algumas pequenas questões, mas parece que ele [Sané] vai para Munique. Desejamos-lhe tudo de bom e muito obrigado por todos os nossos anos juntos aqui. Desejamos-lhe tudo de bom no seu novo capítulo, num clube fantástico. Ele quer sair. Cada um tem a sua vida, ele merece seguir em frente. Adoraria que ele ficasse, mas se ele decidiu ir é porque acredita que vai ser mais feliz”, afirmou o técnico.
Ora Bayern Munique que hoje confirmou a contratação de Tanguy Kouassi, defesa central francês de 18 anos, ex PSG. “É um dos grandes talentos da Europa. Estamos seguros de que fará uma grande carreira em Munique e que é um reforço para a nossa equipa”, assinalou Salihamidzic, diretor desportivo do emblema bávaro. Quem não ficou satisfeito com a saída de Kouassi foi o treinador do PSG. “Não era o momento de deixar o clube, de todo. Tínhamos confiança nele, teve minutos. Pode jogar a 6 ou a defesa central, é, de facto, um jogador chave”, afirmou Thomas Tuchel.
18 anos tem também Bukayo Saka uma das grandes revelações da temporada na equipa do Arsenal e que hoje renovou contrato com os Gunners. A duração do contrato não foi revelada pelo clube, sendo que o anterior vínculo vigorava até junho de 2021. Sabe-se apenas que o jovem lateral/extremo esquerdo assinou um contrato de longa duração com o clube. Por cá, o Vitória SC anunciou ter renovado contrato com João Pedro. O avançado renovou até 2022 ficando ainda o clube com duas temporadas de opção.
Quem terminou contrato e é agora um jogador livre é Angel Gomes, também conhecido por ser filho de Gil Gomes. O jovem médio é um dos jogadores mais promissores a sair recentemente da academia do Manchester United, mas clube e atleta não chegaram a acordo para a renovação do contrato. Angel deixa assim o Manchester United depois de dez jogos na primeira equipa.
Por outro lado, quem deverá continuar ligado ao seu clube atual é Eric Dier. Confirmação feita por José Mourinho. “O meu chefe, Sr. Levy, diz-me que pretende que Dier assine um novo contrato. O jogador diz-me que está mais do que feliz aqui, feliz com a sua situação, especialmente agora que temos uma determinada ideia para ele e para a equipa. Ele quer muito ficar”, afirmou o técnico português.