Noite para recordar para o futebol português, com o triunfo simultâneo das duas equipas a competir na Liga Europa. Uma boa notícia para o ranking nacional na UEFA, portanto. O Benfica derrotou o Lech Poznan por 4-2, num jogo em que Darwin Núñez se estrou a marcar pelos encarnados e logo em dose tripla. O Lech ainda foi discutindo o encontro com golos a responder às vantagens encarnadas, mas dois golos de Núñez já no período final do encontro acabaram por evitar uma surpresa polaca para o conjunto de Jorge Jesus. Pode ver o resumo desse encontro aqui.
No final do encontro, Otamendi mostrou-se orgulhoso por ter ostentado a braçadeira de capitão, enquanto Darwin Núñez dedicou os golos marcados a André Almeida. Já Jorge Jesus considerou que o avançado uruguaio irá ser a maior venda do clube. “Sabia que queríamos começar com uma vitória, sabendo que íamos encontrar uma boa equipa. Foi vice-campeã da Polónia, não é o campeonato do Luxemburgo nem de outros países, é um campeonato forte. Na Europa há um ano que não perdia aqui. É uma equipa atrevida. Na segunda parte tivemos algumas dificuldades, mas a equipa ofensivamente continuou a dar resposta aos golos que sofreu, até ter feito o 4-2. Estou feliz, eu e os jogadores, por termos vencido fora. Mas também estou feliz pelo Darwin ter feito os três golos, toda aquela qualidade já merecia estes golos e isto vai dar-lhe, acertámos em cheio. É preciso não esquecer que é um miúdo, tem 21 anos, há muita coisa do jogo que ainda não sabe, vai aprender comigo e no Benfica. Foi a compra mais cara do Benfica, mas se não houver pandemia, será a venda mais cara. Vai ser um jogador de topo mundial. Vou perdê-lo em pouco tempo”, analisou o técnico.
Jorge Jesus abordou ainda a decisão de ter entregado a braçadeira de capitão a Nicolás Otamendi e pediu para que se terminasse com a conversa acerca do seu passado ligado ao FC Porto. “Se os adeptos pensarem onde é que o Otamendi jogou, o Gabriel, etc, então não têm jogadores, nem treinador. Só têm jogadores do Seixal. O futebol não é isso. Na minha opinião o capitão tem de saber transmitir ao grupo liderança pela experiência e personalidade. Dos cinco capitães de equipa, há sempre um dos novos que fazem parte desse grupo. Normalmente tiro um para meter um novo, aqui não foi preciso: saiu o Rúben Dias e o André Almeida está lesionado. Dos novos jogadores que chegaram só podia ser ele ou o Vertonghen, mas o Vertonghen não fala português e por isso não pode ser. Mas essas conversas de que ele jogou no FC Porto já não existem no mundo e em Portugal têm de acabar”.
Horas depois do Benfica, foi a vez do SC Braga ir a jogo com o conjunto de Carlos Carvalhal a brindar os adeptos presentes no Municipal de Braga com uma exibição de gala ao bater o AEK por 3-0. Galeno, em noite de aniversário, esteve em especial evidência ao marcar e assistir nos dois primeiros golos arsenalistas. Ricardo Horta fechou a contagem já perto do apito final. Pode ver os golos da vitória bracarense aqui.
Hoje foi um dia cheio de Liga Europa com a disputa da primeira jornada da fase de grupos da competição. A tarde ficou marcada pela goleada do Bayer Leverkusen ao OGC Nice (6-2), mas também pela vitória do AZ em casa do SSC Nápoles, equipa que é para muitos uma das principais candidatas ao triunfo final. Já no grupo do Benfica, o Rangers entrou da melhor forma e não deixou o conjunto encarnado fugir na liderança do grupo já que também venceu, por 2-0, perante o Standard Liège. Pode ver toda a ação da tarde na Liga Europa aqui.
Mais tarde, não houve espaço a surpresas e todos os favoritos puxaram dos galões, impuseram a ordem e reforçaram a sua candidatura à vitória final na prova. Do Tottenham de José Mourinho, ao jovem Milan, passando por Lille OSC, TSG Hoffenheim, Villarreal CF ou Leicester City, todos os principais nomes em ação acabaram por vencer. Pode ver toda a ação da noite na Liga Europa aqui. E se já não pode ouvir falar de competições europeias e já só está à espera do regresso dos campeonatos nacionais, não desespere. Hoje é dia de guia de fim de semana, com o Fernando Gamito a traçar o guião de todos os jogos mais interessantes que irão ser jogados nos próximos dias. Se ainda não o fez, pode ler o Fim de Semana a ver a bola aqui.
Já são conhecidos os confrontos que compõem a terceira ronda da Taça de Portugal, a primeira eliminatória da prova com a participação das equipas da Liga. O sorteio ditou uma deslocação curta do Sporting a Sacavém, para defrontar o Sacavenense, do Campeonato de Portugal. O FC Porto jogará frente ao Fabril Barreiro, também do CP, no Barreiro, enquanto o Benfica medirá forças com o União Paredes, igualmente do CP, em casa do adversário do escalão inferior. Aliás, todos os clubes da Liga irão defrontar os adversários em condição de visitante. Pode ver o quadro completo da competição aqui.
Devido à proibição imposta pelo governo relativa à mobilidade entre concelhos para o período de 30 de outubro a 3 de novembro, as eleições do Benfica deverão ser remarcadas. O ato eleitoral estava agendado para o próximo dia 30 de outubro, mas a situação de contingência motivada pelo agravamento dos números da pandemia de Covid-19 deverá obrigar a encontrar uma nova data. O próprio Benfica já o confirmou. “Face à decisão anunciada hoje pelo Conselho de Ministros que estabelece a proibição de circulação entre concelhos entre os dias 30 de outubro de 3 de novembro, o que colide diretamente com a data de realização das Eleições dos Órgãos Sociais do Sport Lisboa e Benfica para o quadriénio 2020/24, informa-se que o presidente da Mesa da Assembleia Geral convocou e ouvirá amanhã [sexta-feira] representante representantes das candidaturas para análise da situação”, anunciou em comunicado.
O Vitória SC foi punido com três jogos à porta fechada na sequência do processo relativo aos insultos racistas proferidos pelos adeptos do clube vimaranense a Moussa Marega, avançado do FC Porto. A decisão surge depois de, ontem, o Benfica ter sido punido com um jogo de suspensão. “Por despacho exarado em 20 de outubro de 2020, foi aplicada ao Vitória Sport Clube, Futebol SAD a coima de 55 mil euros, bem como a sanção acessória de realização de três espetáculos desportivos à porta fechada, com início do cumprimento da sanção acessória após regresso do público aos espetáculos desportivos”, explicou a Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto à Lusa. Esta decisão é, no entanto, passível de recurso, dispondo o Vitória SC de um prazo de 20 dias para eventual impugnação judicial.
Benfica, cuja equipa feminina de futebol ficou hoje a saber o adversário que a espera na primeira ronda de qualificação da Liga dos Campeões. Curiosamente, tal como aconteceu no masculino será o PAOK o adversário do Benfica rumo à principal prova de clubes da UEFA. Os dez vencedores das eliminatórias hoje sorteadas vão depois juntar-se às 22 equipas qualificadas diretamente para os 16 avos de final.
O experiente treinador italiano Marcelo Lippi anunciou hoje o final da carreira aos 72 anos. O antigo selecionador italiano, com passagens por clubes como a Juventus, Inter, SSC Nápoles ou Atalanta, afirmou que não voltará a treinar um clube, mas não fechou a porta a outras funções no futebol. Nunca antes da primavera, ainda assim. “O meu trabalho como treinador está feito. É o caminho certo. Talvez possa ser útil noutras funções, vamos ver. Mas até à primavera não quero ter nada”, anunciou à imprensa do seu país.
Rúben Neves é um homem feliz no Wolverhampton Wanderers. Segundo o médio internacional português, dificilmente, no futuro, irá voltar a encontrar um balneário como aquele que existe no clube inglês. “Acho que é um clube fácil de nos adaptarmos. Eu senti isso quando cheguei. Acho que todos o sentem quando chegam. Não só porque há muitos jogadores portugueses, mas porque temos um balneário fantástico. Já disse isto uma vez e acho que posso repetir: dificilmente irei encontrar, outra vez, um balneário como este. Jogadores muito unidos. De muitos países, mas todos focados num objetivo. E todos a querer o melhor para o clube, afirmou à Sport TV.
Já são conhecidos os árbitros que irão dirigir os encontros da quinta jornada da Liga Portuguesa. Hélder Malheiro será o árbitro da receção do FC Porto ao Gil Vicente, enquanto Manuel Mota foi o escolhido para apitar o Santa Clara-Sporting. Apenas o encontro de segunda feira entre Benfica e Belenenses SAD, na Luz, não tem ainda árbitro definido.
A jornada irá abrir na sexta feira com o confronto entre CD Tondela e Portimonense e na antevisão para o encontro, Pako Ayestarán considerou o Portimonense uma equipa muito dura. “É uma equipa muito técnica, com muito jogo no meio-campo e que tem muita largura e com jogadores muito diretos e muito rápidos nas posições avançadas. É uma equipa muito difícil e para nós vai ser um jogo muito duro”, analisou. O técnico espanhol abordou ainda os problemas que têm assolado a sua equipa. “Quando estamos com bola temos tido muitas dúvidas com medo de perder a posição e é o que temos tratado de convencer que precisamos de mais atrevimento. Temos qualidade suficiente para gerar ocasiões na baliza contrária, mas precisamos de ser mais atrevidos e perder mais a posição e não estar com tanto medo. Os jogos decidem-se em pequenos detalhes e temos de estar, desde o primeiro minuto, muito concentrados, muito intensos, e a acreditar em nós próprios”, afirmou.
Comentários 3