Coimbra quer ser a sede da final da Taça de Portugal desta temporada. Depois de confirmada a decisão por parte da FPF de que a final da competição não irá ser disputada no Jamor, como é habitual, devido à falta de condições sanitárias face ao exigido pela pandemia de Covid-19, a Associação de Futebol de Coimbra assumiu publicamente o desejo de levar para a cidade a final da prova rainha do futebol português. Coimbra, Aveiro e Leiria têm sido as cidades mais badaladas na imprensa para acolher a final da Taça que irá opor o Benfica ao FC Porto.
“A proposta tem por base o facto de o Estádio Cidade de Coimbra estar devidamente licenciado para os jogos da Liga Pro (Segunda Liga), reunindo todos os requisitos para a realização de um jogo tão importante como a final da Taça de Portugal. Tendo em consideração que os finalistas são precisamente o Benfica e o FC Porto, é a melhor solução se comparada com a cidade de Aveiro, que beneficia o FC Porto, enquanto que a hipótese do Estádio Municipal de Leiria beneficia o Benfica”, afirmou Horácio Antunes, presidente da AF Coimbra.
O presidente da AF Coimbra recordou ainda o “grande passado no futebol nacional e a centralidade de Coimbra como fatores a ter em conta”, realçando ainda o facto de a cidade estar “ávida de um jogo histórico e carismático”, uma vez que o último com estas características foi um Portugal-Luxemburgo, em 2013. O dirigente já enviou mesmo uma carta ao presidente da FPF, Fernando Gomes, com sensibilizando-o para a concretização desta pretensão, já que o Estádio Cidade de Coimbra “está mais equidistante das cidades do Porto e de Lisboa”.
Os estádios que vão acolher o final das competições nacionais continuam na ordem do dia e depois de uma batalha pública pelos direitos de jogar em casa, o Marítimo parece ter ganho a guerra. Segundo Carlos Pereira, o clube insular foi autorizado a jogar no Estádio dos Barreiros. “Sim, posso confirmar que vamos jogar no nosso estádio. É uma decisão que decorre do bom senso e do diálogo entre todos: Federação Portuguesa de Futebol, presidência do Governo Regional da Madeira e o Marítimo”, assumiu o líder do clube ao Mais Futebol.
Depois de mais uma ronda de testes, o FC Famalicão anunciou que já não tem jogadores no plantel infetados com a Covid-19, depois de ter chegado a ter quatro jogadores nessas condições. “O Futebol Clube de Famalicão informa que todos os jogadores, elementos da equipa técnica e staff de apoio à equipa principal foram submetidos a testes de rastreio da Covid-19 na passada sexta-feira, através da pesquisa de SARS-CoV-2 com zaragatoa nasofaríngea. Todos os referidos testes tiveram resultados negativos”, anunciou o clube.
Foram meses conturbados, mas Jorge Jesus e Luís Filipe Vieira são novamente amigos. A confirmação foi feita pelo próprio treinador à televisão do clube da Luz. “A minha relação com Luís Filipe Vieira tem sido de amizade, tirando o primeiro ano em que saí [para o Sporting], mas isso já passou. Hoje sou treinador do Flamengo, falo muitas vezes com o presidente do Benfica. Renovou comigo em 2013 contra tudo e contra todos e os últimos dois anos no Benfica foram os melhores em termos de títulos. Em oito títulos, ganhámos sete”, recordou.
Jesus aproveitou para passar a carreira na Luz em revista e admitiu que não se recordava das suas equipas “jogarem tanto à bola”. “É verdade, nunca tinha visto essas duas finais [Chelsea e Sevilha]. Agora quando estive em Portugal houve várias televisões que deram esses jogos e ao fim destes anos todos vi-os, não como treinador do Benfica, mas como apaixonado do futebol. Fiquei encantado: não tinha noção que o Benfica jogava tanto, até fiz comparações com a minha equipa atual do Flamengo. Fiquei surpreendido pela qualidade que tivemos com o Chelsea. O Benfica jogou muito, a equipa do Chelsea jogou toda de azul como se fosse o Belenenses. Disse a alguns amigos meus: a gente não estava a jogar com o Chelsea, reduzimo-los a um clube muito pequenino”, afirmou. Benfica ao qual irá regressar Jhonder Cádiz depois de um empréstimo ao Dijon SCO, anunciou o clube nas suas redes sociais.
Segundo Fahd Moufi, lateral do CD Tondela, Benfica e FC Porto são dois dos clubes interessados em si numa altura em que se encontra em final de contrato com os Beirões. “O meu empresário disse-me que há interesse do FC Porto e do Benfica, bem como dos gregos do Olympiakos. Veremos qual será o próximo passo depois da pandemia do coronavírus. Estou satisfeito com o sucesso que consegui no Tondela, chamei a atenção e espero que o próximo passo seja de sucesso. O interesse de clubes da dimensão do FC Porto e do Benfica nos meus serviços deixa-me orgulhoso”, afirmou em entrevista ao canal Al Araby.
Para Bernardo Silva, há uma característica especialmente “irritante” em Cristiano Ronaldo: a mentalidade vencedora do astro português da Juventus. Para o médio do Manchester City é também aquilo que permite que Ronaldo tenha atingido a dimensão que atingiu no futebol. “O que o torna tão grande é a mentalidade. Tem 35 anos e há mais de 15 anos que joga a alto nível e não está cansado. Quer sempre mais. Quer ganhar mais Ligas dos Campeões, mais títulos com a Seleção, mais trofeus individuais, mais golos. Acho que o que é irritante nele, de certa forma, é que, nos treinos, se estamos a jogar, está 1-1, e o treinador diz que quem marcar, ganha, é sempre ele. Não é só nos jogos, quando um jogo está empatado e não sabes se vais ganhar ou não, sabes que se lhe deres a bola ele vai decidir. Algo de especial acontece quando ele tem a bola. E nos treinos é irritante porque é sempre ele que marca os golos mais importantes. Penso que também é isso que o torna tão especial, estar presente nos momentos mais importantes” afirmou Bernardo Silva ao Manchester Evening News.
Em França, a Federação de Futebol decidiu congelar as suspensões das competições gaulesas devido à pandemia de Covid-19 que levou mesmo ao final da liga daquele país. A medida prejudica claramente Gelson Martins que, assim, irá ficar de fora dos relvados pelo menos até novembro. “O período entre 13 de março e 30 de junho de 2020 não será incluído no tempo total de suspensão, seja qual for o período ou a data em que foi pronunciado”, anunciou a entidade. Gelson, recorde-se, foi suspenso pela FFF por seis meses por ter empurrado duas vezes o árbitro da partida que opôs o AS Mónaco ao Nîmes.
Ibrahimovic ainda não tem o futuro definido. O avançado sueco irá terminar contrato com o Milan no final de junho e a especulação acerca do seu futuro é cada vez maior. Se uns admitem o regresso do avançado ao seu país, Sinisa Mihajlovic decidiu abrir-lhe a porta de Bolonha. “De certeza que não vai ficar no Milan. Vai juntar-se a nós ou irá voltar para a Suécia”, afirmou o técnico do Bolonha FC e que está em litígio com o Sporting. Mihajlovic revelou mesmo que até já recebeu uma chamada do avançado de 38 anos: “Ligou-me há alguns dias e veremos o que vai decidir fazer no verão”.
Na Alemanha, o Bayern Munique respondeu da melhor forma aos triunfos de ontem de ambos os Borussias, equipas que perseguem o gigante bávaro na luta pelo título. Hoje foi dia de mais dois jogos na Bundesliga, com o Bayern Munique a ir à capital Berlim vencer o Union por 2-0. Já em Colónia, a equipa da casa esteve a vencer o Mainz 05 por 2-0, mas acabou por permitir o empate ao adversário e com isso ver o VfL Wolfsburgo fugir nos lugares Europeus. Pode ver os golos de ambos os jogos aqui.
Ora, na Alemanha onde joga André Silva que ontem até marcou. O avançado português sente-se bem em Frankfurt e o próprio Eintracht assumiu o interesse em manter o ex FC Porto no clube. “Temos a intenção de manter André Silva após o empréstimo, mas temos de lidar com a realidade deste momento. Gostamos do André Silva como pessoa e profissional. Diz-nos repetidamente que está feliz na Alemanha. Foi importante conseguirmos o empréstimo por dois anos, porque ele andou por clubes diferentes e queríamos que tivesse alguma consistência”, anunciou Fredi Bobic, diretor desportivo do clube em entrevista à Gazzetta dello Sport admitindo ainda assim ser cedo para discutir negócios definitivos.