Boavista e Marítimo juntaram-se a Sporting, Vitória SC, CD Tondela, CD Aves e Portimonense como equipas da I Divisão a serem eliminadas já na terceira eliminatória da Taça da Portugal, a primeira a envolver equipas primo-divisionárias. As proezas de hoje couberam ao GD Chaves e ao Beira Mar, que afastaram respetivamente os axadrezados e os verde-rubros: a equipa transmontana ganhou por 2-1, após prolongamento, ao Boavista, enquanto que os aveirenses até precisaram de penaltis para se imporem ao Marítimo, após um empate a dois golos que durou os 120 minutos de jogo.
Em Chaves, os 90 minutos esgotaram-se com 0-0 no marcador e todos os golos chegaram no prolongamento. André Luís abriu o ativo para os da casa, aos 102’, tendo o espanhol Bueno empatado para o Boavista, aos 116’. Já em período de compensações, Medina fez o 2-1 para o GD Chaves, afastando da competição um Boavista que ainda não perdeu no campeonato mas que já tinha sido eliminado à primeira, por uma equipa de um escalão secundário, da Taça da Liga.
Igualmente animado foi o jogo entre o Beira Mar, do Campeonato de Portugal, e o Marítimo. Caminata marcou primeiro para os aveirenses, logo aos 15’, mas a equipa madeirense parecia ter tudo controlado quando virou o marcador, através do japonês Maeda (aos 69’) e do moçambicano Zainadine (aos 83’). Ao terceiro minuto de compensação, porém, Cissé fez o 2-2 que mandou o jogo para prolongamento. Sem mais golos, a decisão da eliminatória seguiu para o desempate por grandes penalidades. Vieira até falhou primeiro para o Beira Mar, mas depois Edgar Costa e Marcelinho perderam os dois últimos pontapés maritimistas, pelo que os da casa se impuseram por 5-4.
Hoje houve mais três jogos envolvendo equipas da I Liga, com destaque para as dificuldades enfrentadas pelo líder da classificação, o FC Famalicão, para eliminar o Lusitânia de Lourosa, líder do Grupo B do Campeonato de Portugal. Anderson marcou para os famalicenses, aos 70’, mas Goba empatou para os da casa aos 90+1’. Sem golos no prolongamento, o jogo foi também para o desempate por penaltis, onde o FC Famalicão também falhou primeiro, por Fábio Martins, mas acabou por se impor por 6-5.
Uma tarde inspirada de Ghilas permitiu ao Vitória FC ganhar tranquilamente ao Águias do Moradal, por 5-0. O ponta-de-lança argelino fez um hat-trick na primeira parte (golos ao 1’, 5’ e 44’). Carlinhos, aos 15’, e Zequinha, aos 59’, fizeram os outros dois golos dos sadinos. Tranquila foi também a vitória do Santa Clara no reduto da AD Oliveirense, por 3-0: marcaram Thiago, aos 27’, Bruno Lamas, aos 67’, e João Afonso, aos 80’.
Aqui ficam ainda os resultados dos outros jogos de hoje: Arouca 1, Merelinense 0; Casa Pia 1, FC Vizela 3; GS Loures 4, Benfica Castelo Branco 2 (após prolongamento); CD Mafra 1, AD Fafe 0 (após prolongamento); Marinhense 1, CD Fátima 0; Olímpico Montijo 0, Anadia FC 1; Pedras Salgadas 1, RD Águeda 0; Varzim 1, Estoril 0; Vitória Sernache 0, Sertanense 0 (4-5 nas gp); Valadares Gaia 0, Canelas 2010 0 (10-11 nas gp); Leixões 4, Praiense 2.