Já são conhecidas as datas para o começo da próxima temporada do Campeonato de Portugal, mas a autorização para o regresso aos treinos das equipas que nele competem está ainda a carecer de autorização da DGS. “Foi fixada pelo Conselho de Ministros a data em que podem voltar as competições profissionais, mas a data de regresso aos treinos das equipas não profissionais destá dependente da atualização da orientação 30 da Direção Geral de Saúde”, anunciou a FPF. Em comunicado, a Federação Portuguesa de Futebol anunciou então que será a 20 de setembro que a competição deverá iniciar, com a primeira fase da prova a estender-se até 3 de abril. A segunda fase arranca a 18 de abril e joga-se até 22 de maio, sendo que a final está agendada para 30 de maio. Além do Campeonato de Portugal, a FPF anunciou ainda que Liga Revelação irá arrancar a 12 de setembro com a primeira jornada da fase regular, enquanto a segunda fase arranca a 15 de janeiro e termina a 6 de abril. Já a Taça Revelação realiza-se entre 11 de abril e 14 de maio.
Hoje foi mais um dia de Liga dos Campeões e depois de, ontem, o PSG ter garantido a passagem à meia final da competição ao eliminar a Atalanta, hoje foi a vez do RB Leipzig fazer história ao vencer o Atlético de Madrid. A equipa alemã nunca tinha chegado aos quartos de final da Liga dos Campeões e hoje garantiu também a passagem inédita à meia final da prova milionária. João Félix marcou e chegou a parecer encaminhar o jogo para o prolongamento, mas Tyler Adams estreou-se a marcar pelo clube alemão na altura certa carimbando a passagem aos 88 minutos. Pode ver os golos do jogo aqui.
Depois de Carraça, o FC Porto continua a apostar no mercado português e hoje foi a vez do clube Azul e Branco anunciar a contratação de Cláudio Ramos. Em comunicado no site oficial, os Dragões informam que o guarda-redes assinou um vínculo válido por quatro épocas, até 2024. Cláudio Ramos chega como jogador livre, depois de ter terminado contrato com o CD Tondela. Já agora, ainda no que ao mercado dos clubes portugueses diz respeito, hoje trazemos-lhe a história de Vincent Koziello que procura relançar a carreira no Nacional depois de ter chegado a ser nomeado como melhor jovem jogador da liga francesa. Para ler aqui.
Joelson não vai sair do Sporting e é falso que exista uma proposta do Arsenal pelo jovem leão como vem sendo publicado recentemente. Segundo o agente do jogador, a intenção de Joelson é a de evoluir no clube de Alvalade. “Li sobre uma suposta oferta do Arsenal pelo Joelson. Ele é um jovem com um talento fenomenal, mas nunca falámos sobre ele com o Arsenal. Já vi uns 25 artigos sobre o Joelson e o Arsenal e é tão falso. Eu nunca falei sobre ele, nem sequer mencionei o nome de Joelson ao Arsenal. O Joelson acabou de chegar à primeira equipa do Sporting, tem 17 anos e vai levar algum tempo a amadurecer lá”, afirmou Kia Joorabchian à imprensa inglesa.
Ativo continua o Vitória SC que hoje confirmou a contratação de Lyle Foster, jovem avançado sul africano de 19 anos que já esteve nomeado para o Golden Boy. O avançado sul-africano chega a Guimarães proveniente do AS Mónaco, com os vimaranenses a pagaream 1,2M€ por 95% do passe do jogador. Lyle Foster é internacional pela África do Sul em três ocasiões e assinou com a equipa de Guimarães até junho de 2025. Na segunda metade da temporada passada esteve emprestado ao Cercle Brugge.
Foi uma das grandes novelas dos últimos tempos e depois de algumas semanas de silêncio, Mesut Özil finalmente veio a público explicar porque não aceitou reduzir o ordenado numa altura em que parte do plantel do Arsenal o fez devido ao impacto da Covid-19. “Os jogadores queriam ajudar, mas precisam de mais informações e muitas perguntas ficaram sem resposta. Eu até teria aceitado ceder uma percentagem maior até a situação melhorar, mas fomos empurrados para essa situação sem termos sido devidamente. Temos o direito de saber tudo, de entender o que está a acontecer e de saber para onde vai o dinheiro. Só que não nos deram detalhes suficientes, pediram-nos apenas a decisão. Foi demasiado depressa para algo tão importante, houve demasiada pressão”, explicou ao site The Athletic.
“Isto não foi justo, sobretudo para os mais novos, e eu recusei. Tinha um bebé em casa e tenho compromissos para com a minha família aqui, na Turquia e na Alemanha, além das ações de solidariedade que apoio e de um projeto que lançámos para apoiar pessoas em Londres. Penso que foi por ser eu, há dois anos que tentam destruir-me, que tentam fazer com que seja infeliz. Tentam colocar os adeptos contra mim e passar uma imagem que não é verdadeira. Vou ficar aqui até ao último dia do contrato e vou dar tudo por este clube. Situações como esta não me quebram, tornam-me mais forte. Eu é que decido quando tenho de ir embora, não as outras pessoas”, afirmou ainda.
Jean Patric, atacante brasileiro de 23 anos é o novo reforço do Santa Clara para a próxima época. O brasileiro chega ao conjunto açoriano oriundo do Académico de Viseu e assina por dois anos com o emblema insular. Na época passada, com a camisola do Académico de Viseu, Jean Patric fez seis golos em 28 jogos e antes de chegar a Portugal já tinha passado por clubes como o São Paulo, América RN, Septemvri Sofia (Bulgária) e Zaria Balti (Moldávia).
Já o Gil Vicente anunciou a contratação de Joel Pereira, defesa português de 23 anos e que chega ao emblema minhoto por empréstimo do Omonia Nicósia. “Chegar à 1ª Liga é a concretização de um objetivo pessoal e veio no momento certo. Venho com uma forte determinação para ajudar o Gil Vicente e demonstrar o meu valor”, anunciou o jogo durante a apresentação. Joel Pereira, recorde-se, fez a formação no Perosinho, no FC Porto, no Padroense e no Vitória SC, tendo jogado duas épocas no Académico de Viseu antes de rumar aos cipriotas do DOXA e, depois, do Omonia, que o cederam aos eslovacos do Spartak Trnava na temporada passada.
Em Itália, Blaise Matuidi deixou a Juventus como já se sabia depois de ter terminado contrato com o clube italiano e hoje foi anunciado como reforço do Inter Miami da MLS, equipa detida pelo antigo internacional inglês David Beckham. Matuidi, campeão do mundo com a seleção francesa em 2018, chega aos EUA aos 33 anos depois de três épocas ao serviço do campeão italiano.
Já em Espanha, Orlando Sá é reforço do Málaga CF, histórico clube andaluz que por agora milita na segunda divisão espanhola. O internacional português chega a Espanha depois de ter terminado o contrato que o ligava ao Standard de Liège tendo assinado a custo zero pelo clube andaluz, num contrato válido por um ano. Aos 32 anos, Orlando Sá vai ter assim a sua primeira experiência em Espanha, depois de ter passado por Inglaterra, Chipre, Polónia, Israel, Bélgica e China.
Por fim, sexta feira será dia de FC Barcelona e Bayern Munique lutarem por um lugar na meia final da Liga dos Campeões e durante a antevisão para o encontro, Quique Setién não se coibiu de picar Robert Lewandowski. “A motivação está intrínseca em nós. Jogamos uma partida importantíssima. Será muito equilibrado. Uma coisa são as declarações, outra é o que acontece dentro do relvado. Lewandowski é um grande jogador, mas não está à altura do Leo [Messi]. Está num grande momento, com 13 golos na Champions, e está muito bem acompanhado. Mas o Leo também está e demonstrou-o contra o Nápoles. Sabemos do potencial do rival, pelos números e pela capacidade que demonstra. O Bayern é uma equipa extraordinária, mas nós também”, afirmou o técnico dos catalães em conferência de imprensa.
Ah, e se tem gostado deste formato da Liga dos Campeões disputado em apenas um jogo, bom, não se entusiasme. Não vai voltar a ser repetido. “Seria interessante repetir este formato no futuro, mas não acho que seja exequível, face à densidade de jogos do calendário europeu, além de que temos de ter em consideração os campeonatos nacionais. Não sei como conseguiríamos incluir um torneio de uma ou duas semanas em maio. Acho que é impossível”, afirmou Aleksandar Ceferin, presidente da UEFA.