Tal como no jogo da Luz, o Benfica regressou das catacumbas para arrancar um empate com o Rangers, saindo de Ibrox Park com um 2-2, depois de estar a perder por 2-0 a pouco mais de dez minutos do final. Se na altura foi a entrada de Darwin Nuñez que deu a volta a um jogo que os escoceses lideravam por 3-1, desta vez foi chamada ao jogo de Gonçalo Ramos a originar um autogolo de Tavernier e a estar na base do golo do empate, marcado por Pizzi. Este empate, somado ao 2-1 do Standard Liège ao Lech Poznan, na Bélgica, significa que Rangers e Benfica se mantém igualados na frente, ambos com oito pontos, mais cinco ue os belgas e os polacos. O Lech Poznan visita na semana que vem a Luz e uma vitória nesse jogo garantirá o apuramento da equipa portuguesa. Aliás, o empate pode bastar, desde que o Standard, ao mesmo tempo, não ganhe ao Rangers.
Condicionado por várias ausências, Jorge Jesus não teve grande oportunidade de escolha na zona de meio-campo. Sem Weigl (que tem Covid19) e Samaris (que não foi inscrito na fase de grupos da Liga Europa), o treinador não tinha outro médio de cariz defensivo a não ser Gabriel, que depois formou dupla com Chiquinho, uma vez que Taarabt também estava indisponível, com Covid. Darwin, também infetado, deu o lugar à frente de Waldschmidt a Seferovic, alinhando Rafa e Everton nas alas e Jardel em vez do castigado Otamendi no centro da defesa. Como se tudo não bastasse, o treinador optou por mudar de guarda-redes, dando a titularidade a Helton Leite em vez de Vlachodimos.
E o início do jogo não podia correr pior a um Benfica que, se procurava alguma coisa, era estabilidade. O Rangers, disposto por Steven Gerrard em 4x3x3, marcou logo aos 8′, num lance em que ficaram à vista a enorme presença escocesa na área e muita passividade defensiva da equipa do Benfica. Kent cruzou da esquerda, Roofe obrigou Helton a uma primeira defesa, Tavernier foi o primeiro a chegar ao ressalto e cabeceou à barra e, depois, Arfield bateu toda a gente na corrida a mais um ressalto e fez o golo. Pode ver aqui o lance:
Golo do @RangersFC! Golo do @scottyarf! Grande defesa, barra e golo. Equipa da casa começa da melhor forma.#sporttvportugal #uefaeuropaleague #europaleague #uel #ligaeuropa #rangersfc #rangers #sportlisboaebenfica #slbenfica #benfica #scottarfield pic.twitter.com/nwEWsAjZwK
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 26, 2020
Em vantagem, o Rangers passou a arriscar pouco, deixando a iniciativa do jogo aos encarnados. E, mesmo não tendo criado situações flagrantes de golo, o Benfica passou a mandar no relvado. Após tabela com Grimaldo, aos 13′, Everton ganhou boa posição para rematar, mas fez a bola passar sobre a barra. Aos 39′, o mesmo Everton, após cruzamento da direita de Gabriel, nem chegou a rematar. E, mesmo a finalizar a primeira parte, Rafa arrancou da direita sem bola para ir receber um passe de Everton no corredor central, mas Balogun impediu que o remate chegasse à baliza.
Foi também ao Benfica que pertenceu a primeira meia-ocasião da segunda parte. Perdeu-a Waldschmidt, após lançamento lateral que Seferovic ganhou nos ares ao primeiro poste. Aos 56′, Jesus mexeu na equipa, trocando Chiquinho por Pizzi e Waldschmidt por Diogo Gonçalves, aos 56′. Rafa derivou para o corredor central, colocando-se Diogo Gonçalves na direita. Mas quem respondeu a este período alargado de domínio encarnado foi o Rangers, com o lance do 2-0. Mais uma vez, toda a equipa do Benfica pareceu passiva, a ver jogar. Kamara colocou a bola no lateral esquerdo Barisic, que viu a movimentação de Roofe no corredor central e lha cedeu. Roofe dominou, deu mais uns passos e, à vontade, colocou a bola com violência no ângulo superior da baliza de Helton. Estava-se no minuto 69, como pode ver aqui:
Golo do @RangersFC! Golo do @roofe! Golaço de fora da área. Escoceses ampliam a vantagem para 2-0.#sporttvportugal #uefaeuropaleague #europaleague #uel #ligaeuropa #rangersfc #rangers #sportlisboaebenfica #slbenfica #benfica #kemarroofe pic.twitter.com/JsfcKSb5ZF
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 26, 2020
Na altura do segundo golo escocês já estava na linha lateral, pronto para entrar, Gonçalo Ramos. Entrou aos 70′, para segundo avançado, substituindo Gilberto, o que motivou a passagem de Diogo Gonçalves para lateral direito e a devolução de Rafa à ala direita do ataque. E Ramos foi fundamental na forma como o Benfica reentrou no jogo, aos 77′. Seferovic fez um primeiro remate, que bateu num adversário, Ramos recargou, para defesa de McLoughlin, mas a bola bateu em Tavernier e seguiu para a baliza. Foi autogolo, como pode ver aqui:
Golo do @SLBenfica! Autogolo do James Tavernier! As águias reduzem para 2-1.#sporttvportugal #uefaeuropaleague #europaleague #uel #ligaeuropa #rangersfc #rangers #sportlisboaebenfica #slbenfica #benfica pic.twitter.com/4XRiZVYh6u
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 26, 2020
Ainda havia tempo para o Benfica pontuar, mas quem esteve mais perto de marcar logo a seguir foi o Rangers, numa bola de Morelos que Helton Leite desviou para a barra, aos 80′. Não entrou essa, entrou outra logo a seguir, na outra baliza. Tudo resultou de uma iniciativa de Rafa, a que Gonçalo Ramos tentou corresponder com um toque de calcanhar. A defesa do Rangers afastou, mas quem ganhou o ressalto, desta vez, foi Pizzi, que marcou o golo do empate. Pode ver aqui o lance:
Golo do @SLBenfica! Golo do Pizzi! Grande golo do médio português. Está feito o 2-2.#sporttvportugal #uefaeuropaleague #europaleague #uel #ligaeuropa #rangersfc #rangers #sportlisboaebenfica #slbenfica #benfica #pizzi pic.twitter.com/UztmTwTouR
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 26, 2020
Até final, Jesus preocupou-se mais em segurar o empate do que em ir à procura da vitória, como se percebe pela troca de Seferovic por Ferro. E conseguiu-o.
Comentários 1