O Benfica carimbou o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa, batendo o Lech Poznan, na Luz, com facilidade, por 4-0, graças a golos de Vertonghen, Darwin Nuñez, Pizzi, que antes de marcar o terceiro tinha assistido nos dois primeiros, e Weigl. O jogo não foi brilhante, por falta de ambição ofensiva da equipa polaca e por falta de velocidade do Benfica, que sentiu ter sempre a partida na mão sem precisar de forçar. Com este resultado, o Benfica mantém-se em condições de lutar pelo primeiro lugar do grupo, mas não depende apenas de si próprio, visto que em Glasgow o Rangers venceu o Standard Liège por 3-2. Portugueses e escoceses somam 11 pontos, com vantagem destes, por terem marcado mais golos na Luz do que o Benfica na Escócia. Lech e Standard têm apenas três pontos e estão eliminados.
Jorge Jesus fez duas alterações relativamente ao onze que venceu o Marítimo na segunda-feira, trocando os dois atacantes, Seferovic e Waldschmidt, por Darwin Nuñez e Chiquinho. Este, contudo, foi colocar-se a meio-campo, junto a Gabriel, levando ao adiantamento de Pizzi para a posição de segundo atacante, nas imediações do uruguaio, que regressava de quarentena, devido a ter acusado positivo para o novo coronavírus. Do outro lado, o Lech Poznan também parecia não acreditar muito na possibilidade de sair da Luz em condições de ainda lutar pelo apuramento na última jornada, razão pela qual o treinador, Dariusz Zuraw, poupou vários titulares habituais, como o português Pedro Tiba (que nem no banco se sentou) ou o goleador Ishak.
O jogo começou morno. Muito mais bola e iniciativa para o Benfica, perante uma equipa do Lech recolhida à frente da sua área e pouco propensa a arriscar sair e chegar perto de Kacharava, o seu único avançado. O ritmo lento que a equipa portuguesa ia imprimindo, porém, impedia a criação de situações de perigo. A primeira surgiu apenas aos 21′, quando Grimaldo ganhou ascendente na esquerda e descobriu Darwin na área. Este amorteceu para Pizzi, que foi à procura do poste mais distante, mas não evitou a defesa de Bednarek. Na recarga, Darwin chutou muito por alto.
O golo apareceria no seguimento de um canto, aos 31′. Pizzi bateu largo e Vertonghen saltou mais alto que toda a gente, aparecendo a marcar de cabeça nas costas de Skoras, como pode ver aqui:
Golo do @SLBenfica! Golo do @JanVertonghen! 1.º golo do defesa belga com a camisola do Benfica. Está aberto o marcador.#sporttvportugal #uefaeuropaleague #europaleague #uel #ligaeuropa #sportlisboaebenfica #slbenfica #benfica #lechpoznan #janvertonghen #vertonghen pic.twitter.com/K6Ude1u7S2
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) December 3, 2020
Até ao intervalo, a única situação digna de menção foi mesmo a lesão de Kacharava. Uma entorse após choque com Otamendi levou à saída do avançado do Lech e à entrada em campo de Ishak, que afinal teve mesmo de mostrar serviço. A segunda parte veio, por isso, mais aberta. Os polacos até acertaram pela primeira vez na baliza aos 55′, por Awwad, que atirou com espaço de fora da área para defesa segura de Vlachodimos. Antes, porém, já o Benfica ameaçara o segundo: Darwin chutou contra um adversário aos 49′ e Chiquinho atirou ao lado aos 52′. O golo estava aí e apareceu mesmo. Aliás, apareceram dois, de rajada.
Aos 57′, Bednarek fez uma má reposição de bola, na direção de Gabriel, que imediatamente esticou o jogo em Darwin. O uruguaio tabelou com Pizzi e bateu o guarda-redes à saída deste. Um minuto depois, 3-0. Marcou, desta vez, Pizzi, numa jogada que começou numa recuperação de Chiquinho, passou pela condução de Rafa e acabou numa derivação do capitão da direita para o meio, concluída com um remate colocado de pé esquerdo. Aqui estão os dois golos:
Golo do @SLBenfica! Golo do @Darwinn99! Regresso aos relvados e aos golos. 2-0 para as águias.#sporttvportugal #uefaeuropaleague #europaleague #uel #ligaeuropa #sportlisboaebenfica #slbenfica #benfica #lechpoznan #darwinnunez pic.twitter.com/lYZPwCkDBC
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) December 3, 2020
Golo do @SLBenfica! Golo do Pizzi! 3-0! Grande finalização do capitão encarnado.#sporttvportugal #uefaeuropaleague #europaleague #uel #ligaeuropa #sportlisboaebenfica #slbenfica #benfica #lechpoznan #pizzi pic.twitter.com/S2PUBkDEnh
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) December 3, 2020
Com o 3-0, Jesus começou a rodar. De uma assentada, aos 59′, retirou de campo Pizzi, Darwin e Chiquinho, fazendo entrar Waldschmidt, Seferovic e Weigl. Aos 70′, foi a vez de Pedrinho render Everton, outro dos que tem estado em todos os jogos das águias – e que pouco antes até obrigara Bednarek a uma defesa difícil para evitar o 4-0. E aos 77′ entrou Cervi para sair Rafa. Jesus já estava seguramente a pensar mais no jogo com o FC Paços de Ferreira, no domingo, para a Liga portuguesa, mas nem por isso deixou de fazer o quarto golo, aos 89′, num remate de longe de Weigl.
Golo do @SLBenfica! Golo do @JuWeigl! Alemão amplia o marcador para 4-0.#sporttvportugal #uefaeuropaleague #europaleague #uel #ligaeuropa #sportlisboaebenfica #slbenfica #benfica #lechpoznan #julianweigl #weigl pic.twitter.com/Wq1lAYWooR
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) December 3, 2020