O Benfica pode igualar hoje o seu recorde de vitórias consecutivas fora de casa em jogos da Liga portuguesa, caso consiga sair bem sucedido da deslocação a Guimarães, onde o espera uma equipa do Vitória SC que esta época só perdeu duas vezes no seu reduto, com o Eintracht Frankfurt e com o SC Braga. Se ganharem, os encarnados registarão a 16ª vitória seguida como visitante na Liga – aliás, a última vez que os campeões nacionais cederam pontos numa deslocação foi na derrota em Portimão, a 2 de Janeiro de 2019, o que custou o lugar a Rui Vitória e levou a administração a apostar em Bruno Lage como treinador.
Desde que está em funções, Lage ganhou todos os jogos que fez fora da Luz para a Liga. Começou nos Açores, com um 2-0 ao Santa Clara, para depois, em mês e meio, se impor nos terrenos de Vitória SC (1-0), Sporting (4-2) e FC Porto (2-1), arrancando assim para um título de todo inesperado – quando pegou na equipa era quarto colocado, a sete pontos do FC Porto, mas também atrás de SC Braga e Sporting. Eis a lista das 15 vitórias seguidas que o Benfica de Lage conseguiu na Liga portuguesa:

Destaca-se a importância alternada nos golos de Seferovic (que marcou nas primeiras quatro vitórias), Rafa (marcou em seis das sete seguintes, ajudando a colmatar o ocaso do suíço), Pizzi (que fez golos entre a sétima e a décima primeira) e agora Vinicius (que vem com golos nas últimas duas). Eis um exemplo bem claro do que a rotação significa na prática para uma equipa que, se ganhar hoje ao Vitória SC, entrará em Alvalade, no próximo dia 17 de Janeiro, com um novo recorde ao alcance. É que o máximo que o Benfica conseguiu em toda a sua história na Liga foram 16 vitórias fora de casa consecutivas, entre 2 de Janeiro e 23 de Outubro de 2016. Foi com esse registo que a equipa então comandada por Rui Vitória arrancou para o título nacional de 2015/16, também ela superando uma desvantagem assinalável: quando, a 15 de Dezembro de 2015, empataram no Funchal com o União da Madeira (0-0), acertando o calendário (pois o jogo reportava à 7ª jornada), os encarnados tinham sete pontos de atraso para o Sporting e cinco para o FC Porto. Acabaram campeões, muito graças à capacidade que demonstraram para não ceder pontos fora de casa daí para a frente. Eis a série de 16 vitórias consecutivas fora de casa do Benfica na Liga durante o ano de 2016:

Já se vê que o grande destaque nesta série, interrompida a 6 de Novembro com um empate a um golo no Dragão com o FC Porto (marcaram Diogo Jota pelos azuis e brancos e Lisandro López pelos encarnados, já nos descontos), foi o grego Mitroglou, não apenas pelos 12 golos que fez nas 16 partidas, mas por ter marcado em dez dessas partidas, numa demonstração de regularidade impressionante.
Para já, tudo o que a equipa de Bruno Lage conseguiu foi igualar a sua segunda melhor série de vitórias consecutivas em deslocação na Liga portuguesa, pertença da equipa de Jimmy Hagan, nos anos de 1972 e 1973. Derrotado a 26 de Março de 1972 pelo Barreirense (golo de Serafim), esse Benfica, que foi campeão tanto em 1971/72 como em 1972/73, só voltou a ceder pontos em deslocação a 1 de Abril de 1973, numa altura em que até já celebrara o tricampeonato de forma matemática e foi empatar com o FC Porto às Antas: 2-2, com tentos de Nené e Eusébio pelos encarnados e de Heredia e Flávio pelos azuis e brancos). Aqui fica, então, a lista das 15 vitórias consecutivas fora de casa desse Benfica:
