O Benfica não foi além de um empate a dois golos, em Liège, frente ao Standard, na última jornada do Grupo D da Liga Europa, terminando na segunda posição, a dois pontos do Rangers, que ao mesmo tempo vencia o Lech Poznan, na Polónia, por 2-0. O jogo saldou-se por um festival de desperdício encarnado, que incluiu duas bolas no ferro, e pela extrema eficácia dos belgas, que marcaram nas poucas vezes em que chegaram com perigo à área encarnada. E mesmo assim foi o Benfica quem andou sempre a correr atrás do resultado, pois os golos de Everton e Pizzi surgiram em momentos de desvantagem no marcador.
Jorge Jesus não foi tão longe como se pensava nas mudanças na equipa titular, apresentando ainda assim quatro titulares habituais: Vertonghen, Everton, Waldschmidt e Darwin Nuñez, sendo o belga inesperadamente capitão de equipa, quando em campo estava Jardel. Mas mesmo a equipa alternativa foi chegando perfeitamente para um Standard Liège incapaz de superar a primeira zona de pressão encarnada e a dar muito espaço entre setores, convidando os jogadores de meio-campo encarnado a recuperar bolas em zona alta ou a progredir em posse até zonas de criação. Logo nos primeiros 10′, o Benfica criou três situações claras de golo, todas desperdiçadas: aos 5′ Everton lançou Waldschmidt para este forçar Bodart a boa defesa; aos 7′ foi a vez de Taarabt aproveitar o espaço entre os centrais belgas para chutar de fora da área, para defesa incompleta do guardião adversário; e aos 10′ foi Darwin quem, na esquerda, colocou a bola à frente de Everton e na cara do guarda-redes, mas apenas para aquele chutar por cima da barra.
Face a tanto desperdício, foi o Standard quem marcou, aos 12′, na primeira vez que chegou à baliza de Helton leite, que voltou a ser o escolhido de Jesus em partida da Liga Europa. Jans cruzou da direita e Raskin apareceu na área, no espaço entre Jardel e Vertonghen (onde estavam dois jogadores do Standard), para cabecear a contar. Pode ver aqui o golo e avaliar as deficiências da última linha benfiquista:
12' #StandardLiege 1-0 #Benfica
— Follow @goal433 (@goal4336) December 10, 2020
⚽ Raskin
Follow @goal433 for all goals.#EuropaLeague pic.twitter.com/y0Uy1uzx82
Valeu ao Benfica que o golo do empate não demorou a chegar. Aos 16′, Everton empatou, de cabeça. A jogada começou num passe inteligente de Pedrinho para a entrada de Taarabt, que vinha lançado sem bola. O marroquino ainda tropeçou e podia ter deitado o lance a perder, mas mesmo assim reequilibrou-se e cruzou da linha de fundo para a entrada de cabeça do brasileiro, como pode ver aqui:
@Standard_RSCL 1️⃣-1️⃣ @SLBenfica. Início intenso!#sporttvportugal #uefaeuropaleague #europaleague #uel #ligaeuropa #royalstandarddeliege #standardliege #sportlisboaebenfica #slbenfica #benfica pic.twitter.com/bkABK6Tkk5
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) December 10, 2020
Até ao intervalo, continuou o Benfica co sinal mais, mas contudo sem conseguir virar o marcador. Darwin aos 20′ e aos 22′, Pedrinho aos 21′ e Taarabt aos 25′ estiveram perto do golo. Só com a perda de fulgor encarnado os belgas conseguiram um pouco de equilíbrio, mas sem ameaçar Helton Leite. E foi Waldschmidt, aos 45+1′, quem perdeu mais uma excelente ocasião para o 1-2, após uma combinação que envolveu também Darwin e Taarabt. O segundo golo apareceu mesmo, afinal, mas para o Standard, no início de uma segunda parte que começou mais equilibrada, com menos intensidade benfiquista sem a bola. Foi aos 60′, que Bastien recuperou um passe arriscado de Taarabt, ainda bem dentro do seu meio-campo, correu com ela até meio do meio-campo benfiquista, onde a entregou a Tapsoba. Sem oposição, este chutou de fora da área, viu a bola desviar em Vertonghen e trair Helton Leite. Pode ver aqui o golo:
Gol /⚽️ Abdoul Tapsoba ⏳ 59’
— FootGoalss Hesabını Takip Edin (@FootGoalssTkpEt) December 10, 2020
Standart Liege 2-1 Benfica pic.twitter.com/OzTDsSoL2g
Respondeu o Benfica com um remate de Darwin ao poste, de ângulo reduzido, depois de ter ultrapassado o guardião Bodart. E respondeu Jesus aos 64′, trocando Pedrinho e Waldschmidt por Rafa e Pizzi. Ora Pizzi empatou três minutos depois, de penalti, a punir falta de Laifis sobre João Ferreira. Pode ver aqui o lance através do qual Pizzi igualou o turco Yazici como um dos melhores marcadores da Liga Europa, ambos com seis golos:
Pizzi empata o jogo de grande penalidade.@SLBenfica#sporttvportugal #uefaeuropaleague #europaleague #uel #ligaeuropa #royalstandarddeliege #standardliege #sportlisboaebenfica #slbenfica #benfica pic.twitter.com/zgNVJ1SrF3
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) December 10, 2020
Jesus abordou os últimos 15′ de jogo já com Gabriel e Cervi em campo, por troca com Weigl e Nuno Tavares. O argentino foi colocar-se como lateral esquerdo, portanto. Em jogo já não estava tanto o primeiro lugar do grupo – porque o Rangers vencia já por 2-0 na Polónia – mas apenas a vontade de ganhar o jogo. Foi por isso que Jesus colocou mais peso no ataque na frente, trocando Taarabt por Seferovic – e baixando Pizzi para perto de Gabriel no meio-campo. Everton, aos 88′, ainda esteve à beira do 3-2, mas Bodart voltou a defender para canto. E Pizzi acertou pela segunda vez no ferro da baliza de Bodart, aos 90+2′, atirando à barra após um belo passe de Gabriel.