O Benfica oficializou à CMVM, ao final da noite deste domingo, a venda de Rúben Dias para o Manchester City a troco de 68 milhões de euros imediatos, mais 3,6 milhões em objetivos. Ora, ao mesmo tempo, os encarnados confirmaram a aquisição de Otamendi, que chega dos cityzens por 15 milhões de euros. As águias informaram ainda que ambos os acordos estão dependentes da celebração de contrato entre os jogadores e os respetivos clubes. O Manchester City cuja defesa deixou a desejar neste domingo, pois foi atropelado pelo Leicester City com uma derrota por 5-2 na Liga Inglesa, tal como pode ver aqui.
Depois da vitória europeia a meio da semana, o Sporting continua a dar bons sinais neste início de época, mesmo com o plantel relativamente desfalcado devido aos casos de Covid-19. Os leões foram a Paços de Ferreira ganhar por 2-0 neste domingo com golos de Jovane (de penálti) e de Coates. A equipa de Rúben Amorim, que voltou a não poder estar no banco de suplentes, entrou assim da melhor forma na Liga Portuguesa, depois de ver o jogo com o Gil Vicente da primeira jornada adiado.
Na reação ao triunfo, Emanuel Ferro, adjunto de Amorim, frisou a importância da conquista dos três pontos neste dia. “Por tudo o que é a importância de um bom começo, o que há a realçar é a estrutura, o grupo de trabalho, que trabalhou muito e fez tudo para estarmos aqui prontos, com as dificuldades inerentes, mas que enfrentámos sempre como coisas que sabíamos que não nos iam tirar a ambição de ganhar. Hoje foi mais um jogo onde tivemos oportunidade de fazer isso. Os jogadores foram os atores principais, com grande resiliência, grande solidariedade. Nem sempre frescos como queríamos, nem sempre capazes de tomar as melhores decisões. No entanto, o jogo acaba por ser muito mais nosso e conseguimos a vitória, que era muito importante para nós. Esta vitória é reflexo do trabalho de todo o grupo. Isso é que faz uma equipa vencedora”, referiu Emanuel Ferro após a partida.
Do outro lado, Pepa mostrou a desilusão pela falta de crença da sua equipa quando ainda faltava muito tempo de jogo pela frente. “Há alguns aspetos positivos, não podemos reagir apenas quando sofremos um golo e também não podemos sair do jogo quando sofremos o segundo golo. (…) Houve mérito na forma com o Sporting entrou, faltou critério, definição no último terço. Alguns cortes, desarmes no nosso meio-campo defensivo estávamos a ser muitos lestes à pressão feita pelos jogadores do Sporting. Temos de ser mais fortes e capazes nesse momento. No futebol já vivemos tanta coisa possível e não podemos pensar que o jogo está decidido quando ainda faltam 30 minutos para jogar”, lamentou o técnico dos pacenses.


Também neste domingo, Rio Ave e Vitória empataram sem golos em Vila do Conde. Apesar do empate, Tiago Mendes mostrou-se orgulhoso. “Sinceramente, vi uma equipa super competente. Desde o primeiro minuto conseguiu dominar, tivemos bola, pressionámos alto. Com o passar do tempo e com muitas situações, golo não aparece… Sinceramente, estou orgulhoso porque este é o caminho”, disse o treinador do Vitória após o jogo.
Já o Gil Vicente estreou-se no campeonato com uma vitória por 1-0 frente ao Portimonense. Rui Almeida, técnico dos gilistas, ficou satisfeito com o resultado. “Depois de todas as condicionantes das últimas semanas [casos de Covid-19], este jogo foi de superação mental e física porque os jogadores tiveram muitos dias a fazer trabalho individual. Toda a gente sabe que não é igual e por isso eles estão de parabéns. Era um jogo, do ponto de vista emocional, importantíssimo e nós queríamos entrar bem.” Já Paulo Sérgio, timoneiro dos algarvios, mostrou frustração. “Não fomos a equipa que queremos ser ao longo dos 90 minutos. Na jornada inaugural cometemos alguns erros de índole coletivo e hoje apareceram alguns individuais e alguma apatia de alguns atletas, que estão a demorar a entrar em competição. É um processo, um crescimento, mas acordem que a competição já começou.”
Num duelo de recém-promovidos, o Nacional venceu o Farense por 1-0 em terras algarvias. Luís Freire estava feliz com a primeira vitória alcançada na carreira no principal escalão. “Foi um dia especial, principalmente porque vencemos. Mais do que a primeira vitória na Primeira Liga do Luís (Freire), é uma vitória do Nacional e dos meus jogadores, que têm trabalhado bastante e formam um grupo humilde e irreverente e que quer disputar os jogos sempre com a perspetiva de conquistar os três pontos”, disse o técnico dos insulares. Já Sérgio Vieira, treinador do Farense, considera que a equipa tem muito por melhorar. “A eficácia não quis nada connosco. Fizemos um bom jogo, mais uma vez, em termos gerais. Em termos específicos, o lance do golo que sofremos foi uma situação de seis contra três, com um remate de fora da área. Estamos a ser infelizes no desfecho dos jogos, com pequenos erros que cometemos, e acabámos por ser penalizados.”
Neste domingo, a atualidade faz-se de resultados. Em Itália, Cristiano Ronaldo esteve em destaque ao bisar para o empate da Juventus no campo da AS Roma de Paulo Fonseca. A Vecchia Signora esteve a perder reduzida a dez jogadores, mas o internacional português conseguiu restabelecer a igualdade, tal como pode ver aqui.
Na Liga Inglesa, o jogo entre o Tottenham e o Newcastle United terminou em confusão com José Mourinho a abandonar o relvado na sequência de um penálti que gerou muito burburinho. A verdade é que os magpies acabaram por empatar a partida mesmo a acabar. O dia não foi bom para portugueses em Inglaterra, pois o Wolverhampton WFC sofreu uma pesada derrota por 4-0 frente ao West Ham.
Já aqui ao lado no país vizinho, o FC Barcelona entrou com o pé direito na Liga Espanhola ao ganhar por 4-0 na receção ao Villarreal CF com bis de Ansu Fati, um golo de Messi e um autogolo do submarino amarelo, isto na noite em que Trincão fez a estreia oficial pelo clube. Umas horas antes, o Atlético Madrid tinha goleado o Granada CF por 6-1 com golo e assistência para João Félix e um bis para Suárez no primeiro jogo pelos colchoneros.


Surpresa também houve na Bundesliga, onde o Bayern Munique perdeu por 4-1 no terreno do TSG Hoffenheim. Os bávaros perderam assim pela primeira vez neste campeonato logo à segunda jornada.
Em solo francês, mais do mesmo. O Paris Saint-Germain já encontrou o caminho das vitórias e desta feita foi com dois golos de Icardi que resultaram na vitória diante do Stade Reims.
O que já se pode verificar em alguns estádios do futebol europeu é a presença de adeptos nos estádios, ainda que com lotação muito limitada. Em Portugal essa situação ainda é uma miragem, apesar do primeiro passo que foi dado no GD Fontinhas-CF Estrela do Campeonato de Portugal, no passado fim-de-semana. Entre a alegria dos que puderam voltar a ver as suas equipas a jogar ao vivo e a indignação dos que continuam privados de o fazer, fique aqui com uma reportagem sobre a questão dos adeptos nos estádios.
Comentários 1