Uma entrada de rompante, com três golos antes do quarto-de-hora, permitiu ao Benfica golear o Vilafranquense, da II Liga, por 5-0, assegurando a passagem aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Gonçalo Ramos, Pizzi, Seferovic (este por duas vezes) e Pedrinho marcaram os golos dos encarnados, que pouparam alguns titulares de início mas os fizeram entrar para uma espécie de treino em competição, na ponta final da partida. Da equipa ribatejana viu-se alguma qualidade com bola, que lhe valeu dois remates aos ferros da baliza de Helton Leite, mas muita ingenuidade sem ela.
O jogo foi marcado pelo início arrasador do Benfica, perante um Vilafranquense que não só não mudou de estrutura para o jogo com os encarnados como ainda por cima entrou mole, a dar espaço e sem rigor na ocupação de espaços. O resultado foram três golos do Benfica em quatro minutos, entre os 11′ e os 14′, a acabar imediatamente com quaisquer veleidades que os ribatejanos pudessem ter de vir discutir a passagem aos oitavos-de-final. Gonçalo Ramos, Pizzi e Seferovic foram os autores dos golos.
O primeiro nasceu logo aos 11′. Gabriel teve tempo e espaço para lançar Gonçalo Ramos, este beneficiou de uma tentativa de interceção falhada por Sparagna e, depois de contornar o guarda-redes Tiago Martins, o atacante fez o golo na baliza deserta. Pode ver aqui o lance:
Ainda abalados pelo golo, os jogadores do Vilafranquense não demoraram a encaixar o segundo. Foi aos 13′. Nuno Tavares cruzou da esquerda e, completamente solto na área, pois todos os defesas e médios do Vilafranquense foram atrás dos pontas-de-lança do Benfica, Pizzi marcou de primeira, em vólei, com um belo gesto técnico. Pode ver aqui o segundo dos encarnados:
E como não há duas sem três, o terceiro apareceu passados mais dois minutos. Desta vez marcou Seferovic, aos 15′. Após receber a bola de Pedrinho, o ponta-de-lança suíço tirou Diogo Coelho do caminho com um toque de calcanhar e fez o golo na cara do guarda-redes. Também pode ver aqui o lance:
Ao terceiro, o Benfica afrouxou o ritmo. Mesmo assim, esteve por duas vezes à beira do 4-0. Aos 23′, Seferovic cabeceou um cruzamento de Gilberto para defesa de Tiago Martins e, aos 26′, foi a vez de Gonçalo Ramos ameaçar o bis, recebendo no peito um passe picado de Pedrinho e enviando a bola à barra da baliza adversária. Aliás, em bolas na barra, o Vilafranquense ainda empatou, aos 32′, num livre indireto dentro da área, que Jefferson tocou para Kady atirar ao ferro. Foi aos 32′.
Quem marcou mesmo, ainda antes do intervalo, foi o Benfica, outra vez por Seferovic. Foi aos 42′, na sequência de uma arrancada de Rafa desde o meio-campo. Sparagna desarmou-o, mas depois, virado para a sua baliza, pareceu ter pensado que tinha tudo controlado. Não tinha: Nuno Tavares surgiu rapidamente, roubou-lhe a bola e descobriu Seferovic, isolado, à boca da baliza, como pode ver aqui:
João Tralhão, o treinador do Vilafranquense, fez duas alterações ao intervalo, com as entradas de Fortes e Leo Cordeiro, mas o jogo continuou a mostrar o sinal mais do Benfica. Os donos da casa ameaçaram por duas vezes, aos 50′ e aos 53′, e marcaram mesmo aos 57′. Aos 50′, com a bola na área, houve demasiada cerimónia de Jardel e depois Gonçalo Ramos, permitindo o corte de Leo Cordeiro. Aos 53′, solto na meia-lua, Pizzi chutou ao lado. Mas aos 57′ saiu mesmo o quinto golo: Gilberto, dentro da área, atrasou para Pedrinho, que chutou em arco ao ângulo da baliza ribatejana. Pode ver aqui o lance:
O VIlafranquense trocou então de extremos, com as entradas de André Claro e Marco Grilo, ao passo que no lado do Benfica Jesus começou a dar aos titulares que poupara a possibilidade de entrarem em campo com o jogo resolvido, para uma espécie de treino. Darwin Nuñez, Everton e Taarabt entraram aos 66′, Samaris e Waldschmidt imitaram-nos aos 72′. Pelo meio, aos 69′, Fortes, em contra-ataque no qual o Vilafranquense tinha superioridade numérica, acertou na base do poste da baliza de Helton Leite.
O jogo foi então seguindo até final com tão poucos motivos de interesse que o árbitro nem deu compensação no final. Pode ver aqui o resumo da partida: