Benfica e Sporting venceram os jogos de preparação que fizeram hoje. Os encarnados receberam na Luz o AFC Bournemouth, que desceu da Premier League ao Championship, e ganharam por 2-1, com golos de Everton e Taarabt, ainda na primeira parte. O Sporting, por sua vez, jogou no Algarve com a B SAD e venceu por 3-1, graças a tentos de Pedro Gonçalves, Tiago Tomás e Sporar, tendo Agrelos marcado pelos azuis.
Na Luz, o Benfica entrou forte e marcou cedo, por Taarabt, aos 14′, num remate forte de pé esquerdo, na zona frontal. Os ingleses empataram logo aos 17′, por Danjuma, mas o Benfica voltou à vantagem aos 21′, por intermédio de Everton, que chutou cruzado de fora da área, com o pé direito, fazendo a bola entrar junto ao poste mais distante. Os encarnados fizeram uma excelente primeira parte, metendo velocidade no jogo e pressionando sempre a saída de bola do adversário. O segundo tempo foi mais dividido e, apesar de vários lances de perigo da equipa de Jorge Jesus, o AFC Bournemouth também poderia ter chegado ao empate, quando Vlachodimos se opôs muito bem a um cabeceamento de Simpson.

Antes de terminar o jogo do Benfica, começou o do Sporting, que também chegou cedo à vantagem. Ainda que a B SAD tenha sido a primeira a causar sensação de golo, num remate de Robinho ao poste, logo aos 4′, o Sporting adiantou-se aos 14′, por Pedro Gonçalves, que aproveitou da melhor forma um desequilíbrio causado na direita por Tiago Tomás. Aos 25′, chegou o 2-0, por Tiago Tomás, desta vez a concluir de forma fácil uma jogada de Jovane, que o deixou na cara do golo. A segunda parte foi mais arrastada, como é natural nestes jogos de preparação, até por força das substituições, mas ainda deu para Sporar fazer o terceiro, aos 74′, depois de se isolar na cara do guardião azul graças a um passe longo do guardião Luís Maximiano. Aos 85′, Agrelos fez o tento de honra da equipa de Petit, graças a um remate que ainda desviou em Neto antes de bater Maximiano.
Hoje realizou-se mais um jogo envolvendo equipas da Liga, tendo o Santa Clara vencido o Nacional por 2-1, nas Aves. Thiago Santana e Rafael Ramos marcaram os golos dos açorianos, ainda na primeira parte, tendo os madeirenses reduzido já perto do final por intermédio de Gorré.

O FC Porto não jogou mas esteve ativo no mercado. Ficou hoje finalmente confirmada a contratação de Zaidu Sanussi, lateral-esquerdo nigeriano de 23 anos que chega do Santa Clara e que assinou contrato por quatro anos. “Nem sei como explicar, mas estou muito, muito feliz por vestir a camisola do FC Porto“, declarou o reforço portista, que deixou ainda uma mensagem plena de esperança: “Esta época vamos ganhar tudo!”, afirmou o jogador, que entra no plantel para discutir o lugar com Alex Telles, mas que ainda pode subir na hierarquia, caso o lateral brasileiro acabe por ser transferido. Zaidu é o terceiro reforço do FC Porto esta época, depois das contratações de Cláudio Ramos (guarda-redes, ex-CD Tondela) e Carraça (lateral, ex-Boavista).
Ainda por definir está a situação de Marega, o avançado que tem apenas mais um ano de contrato com os campeões nacionais e de quem se disse que não quereria renovar, de forma a sair a custo zero no final da temporada. Hoje, no entanto, Aziz Ben Aissa, empresário do jogador, disse a O Jogo que há interesse da parte de Marega em renovar. “Não recebemos qualquer proposta de renovação de contrato com o FC Porto, mas também não temos qualquer proposta de outro clube”, disse Ben Aissa, que deixou a porta aberta a qualquer situação: “O Marega procura um bom projeto, no FC Porto ou em Inglaterra”, concretizou.
Em Braga, soube-se hoje da saída do defesa-central Bruno Wilson, que foi emprestado ao CD Tenerife, da II Liga espanhola, por um ano, ainda que os espanhóis tenham garantido uma opção de compra do jogador de 23 anos.
No mercado internacional, confirmou-se hoje a transferência de Aleksei Miranchuk do Lokomotiv Moscovo para a Atalanta. No Tottenham, foi apresentado Matt Doherty, lateral que deixa o Wolverhampton WFC e assinou até 2024. Crê-se que a operação tenha custado 17 milhões de euros. Em Munique, Karl Heinz Rummenigge, diretor-geral do Bayern, confirmou as saídas de Thiago Alcântara e Javi Martínez. Hoje, a propósito, o João Pedro Cordeiro escreveu acerca de Kathleen Krüger, a team manager dos campeões europeus e um caso improvável de uma mulher a mandar num mundo eminentemente masculino. Pode ler o produto aqui.
Mas voltando ao mercado. De Thiago Alcântara, tem-se dito que estaria a caminho do Liverpool FC, mas hoje surgiram notícias que o dão como possível reforço do Manchester United. Aliás, o United parece particularmente ativo: hoje também a imprensa catalã e inglesa mencionava a hipótese de a equipa onde joga o português Bruno Fernandes desviar o médio holandês van de Beek, que pertence ao Ajax e de quem se dizia que estaria próximo de assinar pelo FC Barcelona. Custo aparente da operação: 45 milhões de euros.
Em Barcelona, no entanto, festejou-se uma vitória provisória no dossier-Messi. O argentino, capitão de equipa, não compareceu mesmo nos testes médicos, que hoje se iniciavam, mas viu a posição no braço de ferro com o clube piorar quando a Liga Espanhola emitiu um comunicado considerando que o contrato entre as duas partes é válido por mais um ano. Recorde-se que Messi tem no contrato uma cláusula que lhe permite sair a custo zero no final de cada época, desde que a acione até ao dia 30 de Junho. Ora o jogador fê-lo já depois da data limite e os seus advogados consideravam que, tendo em conta o prolongamento da temporada, esse prazo devia ser igualmente prolongado. Não é essa, contudo, a interpretação da Liga. “O contrato está em vigor e tem uma cláusula de rescisão aplicável na hipótese de Messi desejar a extinção unilateral antecipada do mesmo”, diz a Liga. Ora a cláusula é de 700 milhões de euros, pelo que se prevê uma solução negociada.

Menos falada do que esta novela foi a final da Liga dos Campeões feminina, que se jogou hoje em San Sebastián, na Espanha. O Olympique Lyon ganhou ao VfL Wolfsburgo por 3-1, garantindo a sétima conquista do troféu, cinco delas consecutivas. Eugénie Le Sommer marcou o primeiro golo das francesas, aos 25′, tendo a japonesa Saki Kumagai feito o 2-0 aos 44′. Na segunda parte, Alexandra Pop reduziu para 2-1 aos 48′, mas a islandesa Sara Björk Gunnarsdóttir fez o 3-1 final, resolvendo de vez a partida.
Em França, jogou-se a segunda jornada da Liga, mas ainda sem o Paris Saint-Germain, que optou por adiar o jogo com o RC Lens para 10 de Setembro. Nos jogos de hoje, o destaque foi para a vitória do AS Mónaco no terreno do Metz FC, por 1-0 (marcou Badiashile), numa partida em que Gelson Martins regressou da longa suspensão de que foi alvo e que os monegascos jogaram quase toda a segunda parte com dez homens, por expulsão de Fofana, aos 47′. O Olympique Marselha, liderado por André Villas Boas, ganhou por 3-2 no terreno do Stade Brest, graças a golos de Thauvin e Caleta-Car (dois). A única equipa que tem seis pontos é o OGC Nice, mas o Paris Saint-Germain ainda não jogou, enquanto que o Marselha, o Lyon e o Saint-Etiènne ganharam o único desafio que fizeram.
No Brasil, a sexta jornada da Série A (que continuava à hora de fecho desta newsletter) teve em evidência a vitória do São Paulo FC sobre o Corinthians (2-1, graças a um golo de Brenner já nos descontos), mas também a segunda vitória do Flamengo desde a saída de Jorge Jesus: um golo de Gabigol, na compensação da primeira parte, valeu o sucesso por 1-0 no terreno do Santos FC, que antes vira dois golos anulados pelo VAR. O Flamengo é agora nono, a sete pontos do líder, que é o Internacional. O segundo é o São Paulo FC, com menos dois pontos.
O que não se jogou foi a final da Taça da Grécia, que deve opor o Olympiakos, de Pedro Martins, ao AEK Atenas. A partida já devia ter sido disputada a 26 de Julho, tendo na altura sido adiada por questões de segurança. Desta vez não se jogou porque surgiu um caso positivo de Covid19 na equipa do Olympiakos, na ocasião o argentino Lovera. Não há ainda data fixada para a terceira tentativa do Olympiakos garantir a dobradinha.
Comentários 3