Começa nesta terça-feira a final-four da Taça da Liga, mas nem por isso o mercado de transferências tem estado sem mexer para os clubes portugueses ao longo deste dia. O Benfica tem sido um dos emblemas mais falados, talvez até porque não marca presença em Braga.
Os encarnados vieram nesta manhã desmentir o interesse em Makaridze e deram mesmo conta, através de comunicado, que não houve qualquer conversa com o Vitória FC em relação ao guardião. “A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa que é falsa a notícia (…) sobre a existência de um acordo entre o Benfica e o Vitória com vista à transferência do guarda-redes Makaridze por um valor de 1,5 milhões de euros”, escreveu o emblema da Luz.
Ainda nesta terça-feira houve um jogador ligado ao Benfica a quebrar o silêncio. Bruno Guimarães tem sido fortemente apontado aos encarnados, assim como a outras equipas europeias e referiu que ainda não sabe qual será o novo clube. “Pedi ao empresário para que o negócio fosse bom para mim e para o Athletico, que é um clube ao qual estou muito grato desde que cá cheguei, com 18 anos. Evoluí muito como homem, atleta… O que pedi foi para que fosse bom para mim e para o clube também. Sei que tem conversas com essas equipas e agora é decidir o que será bom para mim e para o Athletico Paranaense”, disse à ‘SporTV’.
Continua a aposta na juventude para o futuro dos encarnados e prova disso mesmo foi a renovação de contrato com Rafael Brito até 2024. O médio de 18 anos joga na equipa B das águias e é visto como uma das próximas pérolas com potencial de chegar ao plantel principal. “Esta renovação de contrato significa muito para mim, é a concretização de mais um objetivo que defini quando ainda era criança. Hoje, com 18 anos, posso dizer que estou mais completo, muito feliz com a renovação e espero continuar a caminhar no Benfica”, referiu Rafael Brito após a renovação.
No entanto, não só de certezas é feita a atualidade de mercado na Luz. A generalidade da imprensa desportiva nacional avançou nesta terça-feira que Caio Lucas está de saída do Benfica para voltar aos Emirados Árabes Unidos. O Al Sharjah parece ser o clube na pole-position para adquirir o extremo brasileiro, que tem passado um pouco ao lado na aventura no futebol português. No que toca a possíveis entradas, o central Robin Koch pode estar próximo de rumar à Luz, escreve o jornal ‘A Bola’. De acordo com a publicação, o SC Friburgo pretende 17 milhões de euros pela transferência e o defesa de 23 anos um salário de 2,5 milhões por época – que os encarnados estarão dispostos a pagar.
No que diz respeito ao Sporting, os leões viram hoje Gelson Dala ser devolvido pelo Antalyaspor. O clube turco anunciou esta terça-feira o regresso imediato do avançado à equipa leonina. O extremo angolano de 23 anos estava emprestado até ao final da temporada, mas somou apenas 415 minutos em campo, divididos entre nove partidas, e marcou somente um golo. Dala está no Sporting desde 2016, quando foi contratado ao 1º de Agosto e já esteve cedido ao Rio Ave, em 2018.
Em termos de transferências oficiais, Javier Hernández (Chicharito) confirmou hoje que é reforço do LA Galaxy, clube que ficou recentemente sem o contributo de Ibrahimovic. O avançado mexicano estava no Sevilha FC, sem conseguir números de destaque.
Los Angeles has been waiting.@CH14_ is 🔵⚪️&🟡.
— LA Galaxy (@LAGalaxy) 21 de janeiro de 2020
Ficou também confirmado o empréstimo de Kokorin pelo Zenit ao FK Sochi – de recordar que o internacional russo esteve preso no último ano. Ao país vizinho chegou o ex-Benfica Deyverson, cedido pelo Palmeiras ao Getafe CF. Por falar em jogadores com passagem pela Luz, Jara (estava no Pachuca) também ruma ao Estados Unidos da América para representar o FC Dallas. No Wolverhampton WFC, Podence tem sido nome associado, mas o clube anunciou a chegada do jovem equatoriano Leonardo Campana para a equipa de Sub-23.
Welcome to Wolves, Leonardo Campana!
— Wolves (@Wolves) 21 de janeiro de 2020
🐺✍️ pic.twitter.com/TEXcT2ZoK0
Ainda assim, o grande destaque dos rumores nesta terça-feira é Werner. O internacional alemão do RB Leipzig tem sido associado ao Liverpool FC e ao FC Barcelona. Ora, a ‘Sky Sports’ aponta que o atacante não está na lista de reforços dos reds já para janeiro. Ao invés, o ‘Sport’ aponta Werner como um dos três possíveis reforços para o lugar do lesionado Suárez na Catalunha: a juntar a Aubameyang e Piatek.
Veja abaixo o top-10 de transferências já oficializadas neste mercado de inverno.

