O SC Braga não foi além de um empate a dois golos frente ao Slovan Bratislava, em partida da segunda jornada na fase de grupos da Liga Europa. Bruno Viana e Galeno marcaram para os bracarenses, mas Sporar, na recarga a uma grande penalidade defendida por Eduardo, e um autogolo de Bruno Viana igualaram a partida. Os bracarenses são ainda assim líderes do grupo, a par dos eslovacos, com quatro pontos, e poderão encarar com ambição o duplo confronto com o Besiktas, nas próximas duas jornadas. À mesma hora, na Holanda, o FC Porto perdeu por 2-0 com o Feyenoord.
Ricardo Sá Pinto surpreendeu de início com a inclusão do veterano guarda-redes Eduardo (que só tinha feito um jogo na Liga portuguesa) no onze inicial, mas de resto apresentou uma equipa muito próxima da habitual para um jogo contra a equipa que, tal como os bracarenses, tinha ganho o jogo da primeira jornada. Os eslovacos apareceram em 5x3x1x1, com três defesas-centrais, e muito apostados no contra-ataque, baseado na presença de Sporar como referência ofensiva e na chegada de Holman a zonas de finalização. O jogo começou, portanto, com mais posse de bola do SC Braga, mas sem a criação de muitas situações de perigo, que se dividiam pelas duas áreas.
Foram disso exemplo uma chegada de Palhinha à área aos 10′, com remate ao lado, mas também uma boa iniciativa de Sporar na direita, a ganhar a Sequeira, seguida de cruzamento para um remate de calcanhar de Holman, que Eduardo desviou para canto, aos 13′. Foi com esta toada que o jogo chegou ao momento do golo bracarense. Aconteceu aos 31′, na sequência de um livre de André Horta, que Bruno Viana atacou com vontade, saltando mais alto do que toda a defensiva do Slovan e cabeceando para golo, como pode ver aqui.
Golo do @SCBragaOficial ! @AndreHorta8 bate um livre na esquerda do ataque bracarense e Bruno Viana cabeceia sem hipótese para o guarda-redes do Slovan. pic.twitter.com/JYtyzzgY3K
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 3, 2019
O SC Braga até teve depois ocasiões para dobrar a vantagem, mas foi sempre desperdiçando. Aconteceu aos 39′, por exemplo, numa sequência de três remates, os últimos dos quais (de Fransérgio contra Abena e de Galeno para o guarda-redes Greif) em muito boa posição. Assim sendo, foi já em período de compensação da primeira parte que os eslovacos chegaram em empate. Bruno Viana derrubou Sporar na área, quando Esgaio até estava em boa posição para conseguir o desarme limpo, e o árbitro marcou o correspondente penálti. Na conversão, aos 45+4′, o mesmo Sporar ainda permitiu a defesa a Eduardo, mas marcou na recarga. Veja aqui o golo de Sporar:
Golo do Slavan Bratislava! Empata a equipa eslovaca, mesmo a fechar a primeira parte. Andraz Sporar falha a grande penalidade, mas na recarga converte a oportunidade em golo. pic.twitter.com/5fDlmQRuFW
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 3, 2019
A segunda parte começou outra vez com um SC Braga mais ativo, sobretudo quando conseguia ligar os irmãos Horta ou quando ativava Galeno, que agora surgia na esquerda do ataque. E foi no seguimento de alguns minutos de maior pressão minhota que a equipa portuguesa voltou à vantagem, aos 63′: Galeno recuperou um cruzamento demasiado largo de André Horta, tabelou com Sequeira e, perto do bico da área, aplicou um pontapé violento e colocado, em arco, junto ao ângulo da baliza de Greif. Indefensável.
Foi com este grande golo que Galeno pôs o @SCBragaOficial novamente na frente do marcador… pic.twitter.com/PNAcRoKWBS
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 3, 2019
A ganhar, aos 71′, e com o Slovan a meter cada vez menos contra-ataques no jogo, Sá Pinto trocou André Horta por João Novais e Ricardo Horta pelo jovem Trincão. Pouco depois, o Slovan abdicou dos três centrais e arriscou o 4x3x3 com a entrada de Daniel para a direita do ataque. Ainda assim, a melhor ocasião surgiu na baliza eslovaca, quando Trincão ganhou a linha de fundo pela direita e cruzou rasteiro, para Paulinho, que no entanto falhou a conclusão. Acabou por marcar o Slovan, aos 87 minutos: na sequência de uma jogada pela direita, Daniel cruzou e Bruno Viana, em antecipação a Sporar, acabou por fazer autogolo.
E foi com este autogolo de Bruno Viana (que até tinha aberto o marcador a favor dos bracarenses) que o Slovan Bratislava empatou o jogo. pic.twitter.com/foOjI7P3Kf
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 3, 2019
Com o 2-2, Sá Pinto chamou ao jogo Rui Fonte, por troca com Fransérgio, passando o SC Braga a jogar com dois pontas-de-lança, mas a equipa da casa já não conseguiu evitar o empate.
Comentários 1