Houve um momento na conferência de imprensa de Sérgio Conceição, hoje, em que Bruno Lage certamente teria gostado de estar na plateia, com direito a fazer perguntas. À segunda questão que lhe fizeram sobre a investigação da Autoridade Tributária a vários clubes, o treinador do FC Porto fez pedagogia. “Faz falta que as pessoas falem de futebol. De por que é que o FC Porto faz mais golos de bola parada e o Benfica faz mais de bola corrida. De por que é que o Benfica tem menos faltas assinaladas e menos cartões amarelos. Se tem a ver com as zonas do campo onde são mais ou menos agressivos. Por que é que têm levado mais golos na Luz e por que é que fazem tantos golos na Luz…”, disse Conceição em jeito de provocação. Não atendida, porque ninguém lhe fez essas perguntas. Mas quase apetece dizer que se lá estivesse Bruno Lage não perderia a oportunidade.
Hoje foi o dia da semana em que havia abertura para se falar de futebol e do que se espera para o clássico. Eu escrevi sobre o tema no Último Passe, que está aqui, e depois dediquei à previsão explicada dos onzes a maior parte do tempo da edição de hoje do Futebol de Verdade, que pode ver aqui. Nas conferências de imprensa, não houve muita revelação. Conceição deixou esperança de poder vir a contar com Pepe, dizendo que o defesa-central afinal até está “num patamar um bocadinho melhor” do que Danilo. Bruno Lage ficou a saber que não podia contar com Gabriel, mas assegurou desde logo que Weigl ia ser convocado e ainda deixou uma tirada bem disposta acerca da infeção respiratória do médio contratado ao Borussia Dortmund no mercado de Inverno. “Estranhamente, um alemão vindo de terras mais frias chega aqui e constipa-se”, disse.
Entrando no campo, Lage recusou o cenário de empate como satisfatório, apesar dos sete pontos que tem de avanço à entrada em campo. E elogiou o poderio do adversário. “Olho hoje para este FC Porto e vejo que há muitas soluções. É só olhar para os onzes que têm sido colocados em campo. O Corona pode jogar como ala ou como lateral, o Marega pode jogar à direita, jogar em 4x4x2 ou em 4x3x3. É uma equipa que se consegue montar de várias maneiras”, advertiu o treinador do Benfica. Já Conceição terá menos dúvidas, mas também falou de uma, relacionada com o posicionamento de Rafa. “Provavelmente vai jogar. Agora se pisa mais o corredor esquerdo, com movimentos interiores, ou se é mais atrás do avançado, o Vinícius, isso já não sei. Mas estamos preparados para esses diferentes comportamentos.
O jogo começa às 20h30, passa na Sport TV 1, e é o quarto do dia, na 20ª jornada da Liga. Antes, haverá Belenenses SAD–Santa Clara (15h30), FC Famalicão–Vitória SC (15h30) e SC Braga–Gil Vicente (18h), com destaque para os dois dérbis minhotos. No primeiro, há que ver até que ponto o foco famalicense na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, a jogar já na terça-feira, pode vir a facilitar a tarefa aos vimaranenses, que precisam de uma vitória para reentrar na luta europeia – estão já a sete pontos do quinto posto. No segundo, a curiosidade maior está em ver-se se o SC Braga de Rúben Amorim consegue a oitava vitória em outros tantos jogos. Como aos sete jogos já ganhos com o novo treinador há ainda a acrescentar os 4-1 ao FC Paços de Ferreira, na Taça da Liga, na última partida sob o comando de Ricardo Sá Pinto, a receção aos gilistas pode permitir um novo recorde de vitórias seguidas na história do clube. “Isso não tem significado nenhum, ao contrário do que aconteceu na Taça da Liga, porque representou um título”, desvalorizou Amorim.
A 20ª jornada, entretanto, já começou hoje, com a vitória do Boavista no terreno do FC Paços de Ferreira, por 1-0. Valeu um golo de Ricardo Costa, aos 35′, que pode ver aqui. Com o resultado, os axadrezados colaram-se ao Rio Ave, ocupando agora a sétima posição, enquanto que o FC Paços de Ferreira fica à mercê do Portimonense, na primeira posição acima da linha de água: a equipa de Pepa mantém dois pontos de vantagem e vai agora torcer contra os algarvios, que no domingo visitam o Sporting em Alvalade.
Mesmo enquanto a equipa está à espera de jogar, hoje foi dia grande para o presidente leonino, Frederico Varandas, que não só viu publicada a primeira parte da extensa entrevista que deu ao Record – a segunda sai amanhã – como foi ouvido em tribunal no âmbito do julgamento de Alcochete. Na entrevista, apareceu com pose de estado, sempre a defender as opções tomadas durante o mandato, ainda que reconhecendo que não é capaz de reduzir a despesa para níveis que o clube possa comportar e, ao mesmo tempo, fazer crescer a equipa competitivamente. Em tribunal, contou a sua versão dos factos, nomeadamente da reunião que os funcionários mantiveram com Bruno de Carvalho na véspera.
No estrangeiro, houve golos portugueses com alguma relevância. Na Alemanha, o Eintracht Frankfurt goleou o FC Augsburgo por 5-0, tendo André Silva feito o terceiro tento, como pode ver aqui. Gonçalo Paciência podia ter encerrado as contas, mas limitou-se a somar mais uma assistência para Kostic, que lhe “tirou” um golo feito. Em França, na estreia de Gaitán, que entrou a dez minutos do fim, o Lille OSC foi ganhar fora ao Angers SCO por 2-0, tendo o segundo golo sido marcado por Renato Sanches. Também pode apreciar aqui os golos da partida. Infeliz esteve a AS Roma de Paulo Fonseca, pois perdeu em casa com o Bolonha de Sinisa Mihajlovic, por 2-3. Musa Barrow, com dois golos, foi um dos heróis de uma partida que os romanos terminaram com um a menos, por expulsão do ex-benfiquista Cristante. Também tem aqui os principais lances da partida.