Na véspera do Sporting ir a jogo diante do FC Paços de Ferreira e um dia depois do FC Porto se isolar na liderança devido a mais um empate do Benfica, Rúben Amorim garantiu a continuidade de Matheus Nunes no onze para o duelo de sexta-feira. A juntar a isso, o técnico confirmou também o regresso de Wendel à convocatória. “O Wendel está convocado e vai trazer coisas boas à equipa, o que é normal pela qualidade que tem. Além disso, posso também confirmar que o Matheus Nunes vai ser novamente titular”, referiu Amorim em conferência de imprensa, antes de comentar a compatibilidade entre ambos em campo. “Acho que todos os jogadores do Sporting são compatíveis. Como jogamos com uma linha de três centrais, podemos fazer várias duplas de médios centro, mas neste momento depende mais deles do que de mim. Eu tenho uma ideia de jogo e eles durante a semana tentam mostrar-me que estão aptos. Depois, depende do jogo.”
Os leões recebem o Paços de Ferreira na sexta-feira a partir das 21h15 em mais um jogo à porta fechada. Amorim confidenciou que até preferia ter adeptos nas bancadas, nem que fosse a assobiar a equipa. “Prefiro ter adeptos contra o clube e contra a direção, os jogadores têm de estar preparados para isso. A preocupação dos jogadores é em jogar bem e ganhar. Como disse da última vez, seja para criticar ou não a equipa, um jogo de futebol é sempre melhor com adeptos.”
Ainda assim, o timoneiro até considera que o facto de não haver público pode revelar-se proveitoso no lançamento de jovens. “A equipa técnica aposta em jovens porque eles demonstram valor. Temos de ver o contexto em que estamos inseridos, o problema que houve e temos de estar preparados para tudo. Não estou a lançar jovens, como se tem dito, a esquecer esta época. Estou a lançar jovens porque dão boas respostas, são até bastante adultos a perceber a mensagem do treinador. No fundo não me interessa se são jovens ou não, os melhores estão a jogar neste momento. Se calhar o facto de não haver publico também me ajuda a lançar mais jovens. Estou a usar todos os fatores para lançar a melhor equipa e preparar as bases para a próxima época”, salientou Amorim.
O treinador do Sporting comentou o recente ataque ao autocarro do Benfica e os atos de vandalismo nas casas de jogadores e de Bruno Lage. O técnico do Sporting considerou que quando se passa para as famílias dos protagonistas a situação atinge um nível ainda mais superior de seriedade e pensa que atos destes afastam os futebolistas de maior nível da Liga Portuguesa. “São atos que têm de ser investigados muito a sério. São linhas que são ultrapassadas e que para mim são muito graves, colocaram em risco toda a gente. Faz-me confusão quando se passa para o campo familiar com gente a escrever nas portas. É uma linha muito grave. Todo o plantel do Sporting condena o que aconteceu, o treinador também. Isto afasta as pessoas do futebol e os grandes jogadores que temos. Alguns gostam de jogar aqui, abdicam de contratos melhores para jogarem em Portugal e estão a empurrá-los para fora”, salientou Amorim em conferência de imprensa.
Nos pacenses, Pepa espera um Sporting com “ideias arrumadas” na noite de sexta-feira e previu um bom espetáculo de futebol em termos táticos. “O Rúben Amorim disse que teve tempo para preparar a equipa num sistema de jogo diferente. Esperamos, por isso, um Sporting com as ideias mais arrumadas. Vai ser um jogo rico em termos táticos. O nosso objetivo é minimizar o erro, trabalhar no limite e colocar em campo aquilo que identificámos ao pormenor no adversário, olhando para cima [na classificação], subir na tabela e pontuar”, apontou o timoneiro do Paços de Ferreira.
A crise de resultados do Benfica (apenas uma vitória em dez jogos) esteve em foco no Último Passe do António Tadeia, esta quinta-feira. O momento é de contestação para Bruno Lage, mas quando se fala em treinador nos encarnados menciona-se também o braço executivo da política desportiva e por isso mesmo foi despedido Jesus. Um texto para ler aqui. Já na edição mais recente do Futebol de Verdade, o António Tadeia analisou o triunfo do FC Porto diante do Marítimo e o empate do Benfica em Portimão, partidas em que ambos os candidatos ao título demonstraram mais dificuldades do que seria de esperar. Veja aqui a edição desta quinta-feira e saiba que o FDV vai para o ar de segunda a sexta-feira nas redes sociais a partir das 12h30.
Esta noite também foi pautada por futebol dentro das quatro linhas e começou com um empate a uma bola entre Belenenses SAD e Vitória SC, o que atrasa os minhotos na corrida pela Europa (veja aqui os melhores momentos do jogo). Já o CD Tondela ganhou fôlego na luta pela permanência ao vencer por 2-0 e consequentemente afundar o CD Aves na lanterna vermelha, isto com um bis de Ronan (veja aqui os golos). A Liga Espanhola regressou nesta noite com um dérbi andaluz em que o Sevilha FC cimentou o pódio ao bater o Betis por 2-0 (golos que pode ver aqui). Para além destes compromissos, os próximos dias também vão ser marcados por jogos de grande interesse, agora que o desporto rei está de regresso a Espanha e Itália. Veja aqui o que pode ver na sexta-feira, sábado e domingo em mais um habitual guia de fim-de-semana a ver a bola, com passagens por Portugal, Alemanha, pelo país vizinho e por terras transalpinas.
Com a Liga Inglesa a regressar no dia 17 deste mês, o líder Liverpool FC não perdeu a pedalada durante a paragem e goleou por 6-0 o Blackburn Rovers, do segundo escalão, num particular nesta quinta-feira. Na partida disputada em Anfield à porta fechada, os golos dos reds foram da autoria de Keita, Mané, Minamino, Hoever, Matip e Clarkson. Jürgenk Klopp apresentou um onze inicial composto por: Alisson; Alexander-Arnold , Gomez, Van Dijk, Milner; Keita, Fabinho, Henderson; Mané, Minamino e Chamberlain.
Nesta quinta-feira, a FIFA anunciou que passa a permitir um jogador atuar por três clubes diferentes na mesma época. Esta decisão excecional tem por base a resposta às consequência da pandemia de Covid-19, assim como “evitar problemas relativos aos futebolistas desempregados”. Para além dessa, outra medida confirmada é a de permitir que as inscrições para 2020/21 tenham início antes da temporada corrente estar terminada. O intuito é assegurar que os clubes conseguem terminar a época com o plantel original, fator considerado como prioritário, refere o comunicado.