Andrija Zivkovic já não é jogador do Benfica. Depois de uma temporada em que praticamente não contou, o extremo sérvio acordou hoje a rescisão de contrato com o clube encarnado. “O Sport Lisboa e Benfica chegou a acordo com o jogador Andrija Zivkovic com vista à rescisão do seu contrato”, anunciou o clube. Termina assim uma ligação de quatro temporadas ao clube da Luz durante a qual Zivkovic participou em 88 jogos e marcou quatro golos. Benfica que venceu o Farense, hoje, em jogo treino, por 5-1 com golos de Pizzi, Diogo Gonçalves, Taarabt e Seferovic, que bisou no encontro. Simões marcou o golo dos algarvios.
Benfica que hoje viu ainda ficarem definidos quais os adversários que irá encontrar na terceira fase de qualificação para a Liga dos Campeões. O PAOK já ontem tinha garantido uma vaga na eliminatória ao bater o Besiktas por 3-1 e, hoje, foi a vez de AZ e Rapid Viena ficarem na rota dos encarnados. O AZ precisou do prolongamento para levar de vencida a equipa do Viktoria Plzen acabando por vencer por 3-1, enquanto o Rapid Viena venceu no terreno do Lokomotiva Zagreb por 1-0. O sorteio será realizado no próximo dia 31 de agosto, e o jogo disputa-se a 15 ou 16 de setembro, a uma única mão.
Por cá, o António Tadeia começou o dia a refletir sobre a posição de Messi no Último Passe de hoje. Uma posição mais política do que desportiva, sobre a qual pode ler aqui. Já na edição duzentos do Futebol de Verdade, o António Tadeia analisou a final da UEFA Youth League que terminou com a derrota do Benfica ante o Real Madrid, mas também das medidas que a DGS recomenda para o desporto de formação em Portugal e falou ainda de Messi. Para ver aqui. Já agora, se não o fez ontem, ainda vai a tempo de ver os golos que valeram o triunfo ao Real Madrid na Liga dos Campeões dos miúdos. Estão aqui.
Lá por fora, Bruno Fernandes foi eleito para o plantel do ano na Liga Europa. O médio português é um dos 23 jogadores eleitos por um painel da UEFA que contempla os melhores jogadores da competição esta temporada. Sem surpresas, o Sevilha FC, equipa vencedora da Liga Europa, é o conjunto mais representado, com oito jogadores, enquanto o finalista Inter está representado com seis. Bruno Fernandes é o único português entre os 23.
Bruno Fernandes que está também entre os dez finalistas para o prémio de melhor jogador da Liga Portuguesa em 2019/20, mesmo tendo saído para o Manchester United, em janeiro. FC Porto, SC Braga e FC Famalicão são os únicos clubes com dois candidatos entre os finalistas. Eis os dez jogadores que obtiveram a maior percentagem de votos: Paulinho (SC Braga); Pizzi (SL Benfica); Mehdi Taremi (Rio Ave FC); Ricardo Horta (SC Braga); Alex Telles (FC Porto); Corona (FC Porto); Fábio Martins (FC Famalicão); Marcus Edwards (Vitória SC); Pedro Gonçalves (FC Famalicão); Bruno Fernandes (Sporting CP).
Já na segunda liga o Farense foi o único clube com dois jogadores nomeados. Eis os eleitos: Zé Tiago (CD Mafra); Fábio Vieira (FC Porto B); Daniel Bragança (Estoril-Praia); Ryan Gauld (SC Farense); André Luís (GD Chaves); Fabrício Isidoro (SC Farense); Brayan Riascos (CD Nacional); Feliz Vaz (CD Feirense); João Tavares (CD Mafra); Agdon (UD Oliveirense).
Ora segunda liga onde irá estar o CD Cova da Piedade depois do clube piedense ter sido repescado devido à queda do Vitória FC e do CD Aves para os escalões não profissionais. Acontece que devido à descida desportiva do clube, este avançou para a contratação de António Pereira como treinador já que em teoria o contrato com João Alves teria terminado. O problema? João Alves teria uma cláusula no contrato que o estendia automaticamente em caso de permanência do clube na segunda liga, algo que se veio a confirmar administrativamente. Hoje, João Alves apresentou-se ao trabalho.
“Apresentei-me, porque era a minha obrigação. Quando temos contratos assinados, temos responsabilidades, por isso fui saber o ponto da situação e fiquei a saber que o Cova da Piedade já tem outro treinador contratado, como já era, aliás, do conhecimento público. Isto não tem nada a ver com o António Pereira, de quem, aliás, sou amigo há mais de 30 anos. Só quero que as coisas se clarifiquem. Não posso impedir o Cova da Piedade de contratar o treinador ‘A, B ou C’, mas obviamente tenho de defender não só os meus interesses, como, sobretudo, as responsabilidades que assumi quando assinei o contrato”, explicou o Luvas Pretas.
Francisco Trincão foi hoje apresentado oficialmente como reforço do FC Barcelona. O extremo português reiterou o desejo da permanência de Messi no clube e mostrou-se disponível para jogar onde for preciso. “É o meu primeiro dia, mas é muito bom, encantou-me tudo, é tudo muito grande, tudo muito bom. É o melhor clube do mundo e estou contente por estar cá, por começar, para fazer muitos jogos, golos e assistências. Cheguei há duas semanas e estou aqui para fazer o meu trabalho, para ser uma referência neste clube. Tenho de falar primeiro com o treinador, para saber o que quer de mim, mas posso jogar em todas as posições na frente, sinto-me cómodo em todas e estou aqui para ajudar, vamos ver”, afirmou.
Messi que continua a marcar a atualidade blaugrana e depois dos muitos protestos dos adeptos do clube à porta de Nou Camp exigindo a demissão da direção do clube, foi o diretor desportivo dos catalães que veio a público comentar a situação. “Pensamos em construir o futuro do Barcelona à volta do melhor jogador da história, como é Leo Messi. Temos de tirar todas as conclusões e a nossa ideia é essa. Nós não contemplamos nenhuma saída de Leo [Messi]. O que queremos é que ele fique e devemos ter por ele um enorme respeito. Messi não comunicou que não vai apresentar-se nos treinos, mas qualquer comunicação ficará entre as partes e não fazemos uma transmissão do que seja falado por respeito. O nosso esforço está no diálogo”, afirmou Ramón Planes.
João Amaral volta a ser reforço do FC Paços de Ferreira. O lateral já tinha estado empresado ao conjunto pacense na temporada passada, mas volta assim representar o Paços por empréstimo do Lech Poznan. Esta não foi a única contratação do Paços para a nova época, já que também Pedro Martelo foi hoje apresentado. O jovem desvinculou-se do Deportivo e assinou com o Paços para os próximos três anos. Pedro Martelo, recorde-se, foi o autor do golo que valeu o título europeu sub-19 a Portugal, em 2018. Além de Martelo, também o guardião brasileiro Michael Fracaro foi anunciado como reforço do clube chegando por empréstimo do Atlético Mineiro. Já o FC Famalicão anunciou a contratação de Henrique Trevisan que chega emprestado por uma temporada do Ponte Preta.
No Sporting, Leonardo Ruiz está de regresso após empréstimo ao Varzim e apesar de estar a treinar com a equipa B do clube de Alvalade, tem ainda o futuro por definir. Segundo o avançado colombiano de 24 anos, há várias propostas em cima da mesa. “Neste momento, está a ser avaliada, por parte do Sporting, a oportunidade de ficar, mas é preciso procurar crescimento, onde se possa ter mais minutos. Graças a Deus, o Sporting tem na mão várias propostas e há que tomar a melhor decisão para mim e para a minha carreira”, afirmou à imprensa do seu país.
Sporting que tem Pedro Porro como reforço para a próxima temporada e o lateral espanhol defendeu que o clube apenas precisa de confiança. “É um grupo que só precisa um pouco mais de confiança. Com os reforços e todos os outros vamos ser um grupo muito forte e muito compacto. Estou preparado ao mais alto nível, estive vários anos na elite em Espanha. No primeiro ano, joguei mais, no segundo, menos. Também fui chamado à seleção e quero dar o máximo nesta liga. Vamos dar tudo e ver o que acontece. Nós sabemos que é um grande clube e temos de ir em busca de objetivos e, sobretudo, de troféus. Temos de dar tudo por este clube e adeptos, porque apoiam-nos e temos de dar 100 por cento”, afirmou à televisão do clube.
De saída está Rodrigo Battaglia que hoje se despediu dos adeptos do Sporting. “Obrigado a todos os sportinguistas por estes três anos cheios de intensidade! Tive a oportunidade de ganhar títulos, de jogar a Champions e chega à minha seleção. De usar a braçadeira de capitão. Passei momentos muito bons cheios de felicidade. Também passámos momentos piores e de muita tristeza. Mas sempre defendi este grande clube com a minha vida e alma em cada bola. Não posso deixar de agradecer a Portugal e a todo o povo português pela amabilidade durante estes seis anos e meio”, escreveu o argentino nas redes sociais.
Tiquinho Soares quer jogar pela seleção portuguesa. “Não podemos descartar nada. Se acontecer, ficarei muito feliz. Estou há seis anos aqui e muito adaptado. Se ‘pintar’ a oportunidade não verei problema. Dei entrada no passaporte porque tenho uma filha portuguesa e é bom para o futuro da nossa família estou só à espera que chegue porque atrasou pela pandemia”. Ainda assim, o avançado do FC Porto mantém a esperança de um dia jogar pelo Escrete. “Nunca entraram em contacto comigo sobre isso. Saiu uma vez no jornal que o Tite estava a observar-me, mas sei a quantidade de jogadores que o Brasil tem. Não sou obcecado com isso. Se um dia acontecer, acho que nem vou dormir, mas estou tranquilo com isso”, afirmou à ESPN Brasil.
O avançado do FC Porto abordou a sua chegada ao clube e os rumores que o ligaram a uma transferência para a China. “Eu estava a fazer muitos golos e a jogar bem. Havia clubes da China, Turquia e de Portugal também. Mas escolhi o FC Porto, porque o meu empresário, que é o Deco, fez história aqui. Isso facilitou por já conhecer a história do clube. Queria ganhar campeonatos e consegui dois. Foi algo muito bom”. Sobre a China… “Foram especulações que surgiram e o meu empresário não me passou isso. Não foi real. Tenho mais um ano de contrato, até ao final de maio de 2021”.
Já Iuri Medeiros acredita que o SC Braga o vai ajudar a crescer como jogador. “Regressei a Portugal para crescer e tenho a certeza de que o SC Braga me vai ajudar a ser melhor jogador. Tenho a certeza de que estou no clube certo. Sou um jogador, que tal como mister, gosta muito de jogo interior. O Mister tem ideias simples e estamos a adaptar-nos bem a elas”, afirmou.
Por fim, em Inglaterra o Chelsea anunciou mais uma contratação, desta feita, o lateral esquerdo inglês Ben Chilwell que chega ao clube londrino oriundo do Leicester City e a troco de mais de cinquenta milhões de Euros, segundo assegura a imprensa inglesa. O jovem internacional de 23 anos assinou por cinco temporadas com o clube. “Estou encantado por me juntar ao Chelsea neste período tão entusiasmante para o clube. Mal posso esperar por fazer parte desta equipa jovem e dinâmica”, afirmou.
Comentários 1