Hoje foi dia de alegações finais relativas ao caso da invasão do centro de treinos do Sporting, dia em que o Ministério Público acabou por pedir a ilibação de Bruno de Carvalho da responsabilidade de tal acontecimento. “Hoje, recuperei um pouco da minha crença na Justiça. O pedido de absolvição, por parte do Ministério Público, foi, para mim, uma notícia merecida e que dedico às pessoas que sempre lutaram pela crença na minha inocência e pela reposição da verdade. Ainda nada está ganho, mas esta sensação de início de justiça tinha de ser partilhada com todos”, afirmou o antigo presidente do Sporting. Uma vitória, ainda assim.
Agora é oficial. Depois de muita especulação, Pedrinho foi apresentado como reforço do Benfica para a próxima temporada. O jovem brasileiro de 21 anos foi hoje apresentado ficando a saber-se que assinou com os encarnados até 2025 e com uma cláusula de rescisão de 120 milhões de Euros conforme se pode ler no comunicado do Benfica à CMVM. “É um passo muito importante. Sinto-me muito realizado por poder estar num grande clube. É uma grande oportunidade para mim, para poder mostrar o meu futebol e só tenho a agradecer ao Presidente pela oportunidade. Mostrar o meu talento é o que mais quero”, afirmou em entrevista à BTV.
Pelo atacante de 21 anos, o Benfica pagou 20 milhões de Euros ao Corinthians e se não conhece Pedrinho, o melhor mesmo é ler o artigo do Fernando Gamito que “foi ao Brasil” recolher contributos de quem conhece bem o jovem brasileiro. “Espero adaptar-me rapidamente em campo porque sei que é uma das maiores oportunidades da minha vida. Vou dar o meu melhor, sempre com os pés no chão, para conquistar todos com o meu futebol”, promete Pedrinho.
O que não sai de cena e naturalmente não acontecerá nas próximas semanas porque ainda agora estamos no início da questão é o coronavírus. O encontro de hoje entre Arsenal e Manchester City a contar para a Premier League foi adiado, mas as duas grandes noticias do dia prendem-se com duas eliminatórias da Liga Europa. O Getafe CF recusou-se a viajar para Itália onde a situação é verdadeiramente dramática, em vésperas de defrontar o Inter Milão, enquanto a AS Roma viu o avião em que viajava ser impedido de aterrar em Sevilha onde devia defrontar o Sevilha FC esta quinta feira. Naturalmente a UEFA foi obrigada a adiar ambos os encontros, enquanto vão sendo confirmados, praticamente hora a hora, cada vez mais jogos à porta fechada.
Hoje que ficou conhecido o primeiro caso positivo num jogador profissional de futebol. O infeliz contemplado com tal título foi Timo Hubers, jovem de 23 anos que se vai afirmando na 2. Bundesliga ao serviço do Hannover 96 e que não teve a sorte dos jogadores do Forest e do Olympiacos que acusaram negativo nos testes efetuados depois de ontem se ter sabido que o dono dos dois clubes, Evangelos Marinakis, está também ele infetado com o Covid-19. Nem a final da Taça de Espanha resistiu ao vírus tendo hoje sido adiada para data indefinida. O confronto entre Athletic e Real Sociedad, recorde-se, estava agendado para dia 18 de abril.
Ainda em relação ao vírus que vai atormentando não só o futebol mas toda a sociedade, o FC Porto deixou conselhos aos seus adeptos: “O FC Porto apela aos seus adeptos que cumpram rigorosamente estas indicações, pois o objetivo é, justamente, evitar a aglomeração massiva de pessoas, seja no exterior do estádio em Famalicão, seja noutros recintos desportivos ou noutros locais, de modo a precaver a propagação do vírus. É de extrema importância a adoção de um comportamento cívico exemplar perante a situação atual, seja qual for o contexto”, pode ler-se no comunicado emitido pelos Dragões. Já a Juventus confirmou um caso positivo no plantel, o defesa central Daniele Rugani, o que poderá muito bem vir a ser um “game changer” na posição do futebol perante a epidemia. O António Tadeia também refletiu sobre isso no Último Passe de hoje.
Hoje foi dia de futebol na Alemanha com a realização de um dos grandes dérbis do país, o Borussia Mönchengladbach-FC Colónia. O jogo havia sido adiado há algumas semanas e foi hoje disputado sem a presença de adeptos nas bancadas. A vitória sorriu ao Gladbach que derrotou o grande rival por 2-1 com golos de Embolo e Jorge Meré na própria baliza. Para o Colónia marcou Mark Uth que está numa forma assombrosa desde que chegou ao clube onde até foi formado. Uth leva quatro golos e quatro assistências nos sete jogos que realizou pelo Colónia, tendo marcado ou assistindo em cada um deles.
Já na Liga dos Campeões, houve reviravolta em Paris. Sem público nas bancadas, mas com fogo de artifício fora delas devido ao aglomerado de adeptos do PSG nas imediações do Parque dos Príncipes, o clube francês acabou por dar a volta ao 2-1 da primeira mão ao vencer o Dortmund por 2-0 com golos de Neymar e Juan Bernat que pode ver aqui. Já o Liverpool FC acabou eliminado pelo Atlético de Madrid, em casa, quando até teve pé e meio nos quartos de final da competição. Dois golpes de génio de Simeone foram decisivos para o desfecho que só teve mesmo lugar no prolongamento. Veja os golos e a cronologia de tudo, aqui.
Por fim, destaque para dois momentos bizarros. O primeiro, ainda referente ao dia de ontem, com alguém na sala de imprensa de rescaldo do jogo entre RB Leipzig e Tottenham a dedicar palavras de conforto a José Mourinho que deixou o técnico português estupefacto. Talvez alguém tenha andado a ouvir demasiado Bob Marley. O melhor mesmo é ver. Além disso, nota para a solução surreal adiantada pelo presidente da federação italiana de futebol que colocou em cima da mesa a possibilidade do título e despromoção na Serie A vir a ser decidido por um play-off.
“Esperamos conseguir concluir a temporada como planeado, porque se recomeçarmos a 3 de abril ainda temos alguns espaços na agenda para encaixar os jogos adiados. Decidi lançar a ideia de introduzir um sistema de playoff para o título e para a despromoção, sempre respeitando os valores da competição desportiva. Esses playoff envolveriam as quatro primeiras colocadas, que lutariam pelo título, e as últimas quatro, que lutariam pela manutenção. A partir daí a FIGC indicaria quem participaria nas competições europeias da próxima época”, declarou. Ou seja, Juventus, Lazio, Inter e Atalanta estariam nos play-offs para decidir o título, enquanto Lecce, Génova CFC, Spal e Brescia Calcio lutariam pela manutenção.