Já são conhecidos os quatro clubes que irão disputar as meias finais da Taça de Inglaterra da presente temporada. Numa época sem surpresas, todos os últimos quatro vencedores da prova irão estar nos encontros das semifinais da mesma. Depois de, ontem, o Manchester United ter eliminado o Norwich City no prolongamento, hoje foi a vez de Arsenal, Chelsea e Manchester City carimbarem a passagem à próxima eliminatória. Já na Premier League o Southampton venceu o Watford por 3-1. Pode ver os golos do dia em Inglaterra aqui.
Em Itália, num clássico do futebol do país, a AS Roma de Paulo Fonseca foi a Milão perder com o Milan por 2-0, resultado que interrompe a série vitoriosa dos romanos e deixa a equipa cada vez mais longe da Liga dos Campeões já que a Atalanta voltou a vencer, agora, em Udine. Quem também venceu foi o SSC Nápoles e o Bolonha FC, enquanto que em Sassuolo houve chuva de golos. Já o Inter ficou muito perto de um adeus definitivo ao título, mas acabou por derrotar o Parma debaixo de muito sofrimento. Pode ver todos os golos do dia aqui.
Já em Espanha, o Real Madrid aproveitou o deslize de ontem do FC Barcelona para se isolar na frente do campeonato. Casemiro, a passe de Benzema, foi decisivo para o triunfo madridista que assim abre para dois pontos a vantagem sobre o rival catalão. O Valência e Betis, por seu lado continuam em queda ao terem perdido perante Villarreal CF e Levante UD, respetivamente. Já o SD Eibar foi ao terreno do Granada CF vencer por 2-1. Pode ver os golos do dia em Espanha aqui.
Por cá, trouxemos-lhe a história de Rinat Akhmetov, o homem que mudou o paradigma do futebol ucraniano e transformou o Shakhtar Donetsk numa das grandes forças do futebol a nível europeu. Pode ler esse texto, se ainda não o fez, aqui.
Na Liga portuguesa, no único jogo do dia, e aquele que deu início à jornada 29 da competição, o Boavista derrotou o Santa Clara no Bessa com um golo madrugador de Lucas. O resultado foi mesmo um dois em um para os axadrezados que assim ultrapassam mesmo o emblema açoriano na classificação, ainda que ambos se encontrem em igualdade pontual. Pode ver o golo do Boavista, bem como o resumo do encontro, aqui.
O futuro de Bruno Lage à frente do Benfica continua a estar na ordem do dia e até marcou a conferência de imprensa de Sérgio Conceição com o técnico do FC Porto a sair em defesa do rival. “Se gosto de ver discutido – estão sempre a tocar no Benfica – na praça pública, um colega de profissão da forma que está a ser discutido o Bruno Lage, não gosto. Mas temos de aceitar, fazemos parte deste mediatismo todo, desta publicidade no futebol. Sinceramente eu não gosto de ver um colega de profissão e esse respeito tenho pelo Bruno Lage, pelo Pepa, pelo Nuno Manta, seja quem for…”, afirmou.
Segundo Sérgio Conceição, o FC Porto está focado em si mesmo e não no que se passa com o rival da Luz. “Não se fala disso [do que se passa no Benfica], os jogadores estão focados no trabalho, há bom espírito, seriedade, consciência das dificuldades até final da época. Podemos ganhar dois títulos importantes, é dentro desse realismo, sem olhar ao barulho cá fora”. O técnico dos Dragões assinalou que não é por isso que o clube não pode falhar. “Isso de sentir que não podemos falhar… é desde que sou gente. Sou uma pessoa determinada, ambiciosa, e quero sempre fazer mais melhor. E aqui no FC Porto aprendi que todos os desafios são oportunidades para acertar”.
Mais tarde Bruno Lage agradeceu e assinalou que no futebol não há inimigos. “Foi com agrado que recebi a informação das palavras do Sérgio Conceição na conferência de imprensa. Da mesma forma que ele não gosta de ver um colega maltratado desta forma, como disse…Ele, melhor do que ninguém, pela carreira que tem feito, sabe o que é esta vida. Recentemente passou por esta situação e também não fiquei feliz. É sinal de que aqui não há inimigos, há adversários. Ele também ouvia a tal pergunta específica [sobre o lugar em risco] e respondia com categoria. Não lhe desejo sorte, pois isso não seria a minha sorte, mas envio um abraço”.
Se sente serem os últimos jogos à frente do Benfica… “O que posso dizer é o que vai na minha cabeça: disputar este campeonato até ao fim e ter a oportunidade… ter a oportunidade não, vencer a Taça de Portugal. É isso que me passa pela cabeça: lutar pelo campeonato e vencer a Taça”. O técnico do Benfica voltou ainda às polémicas declarações acerca das alegadas refeições e viagens pagas aos jornalistas por alguém e retratou-se no caso de ter ofendido alguém.
“Lamento que tenha causado alguma confusão ou perturbação. Nunca foi minha intenção ofender ninguém. As minhas declarações foram feitas em função de uma pergunta específica que se tem repetido constantemente. Nunca tive problemas com ninguém, sejam árbitros, jornalistas ou comentadores. Se essas declarações, em função de uma pergunta muito específica, ofenderam alguém – e pelos vistos parece que sim -, aqui estou eu para lamentar e retratar-me no local próprio. Lamentar-me e retratar-me, pois não era minha intenção ofender a classe dos jornalistas, que também quer o melhor para o futebol português. Deixa de ser assunto para mim, é um ponto final”, atirou.
Adrien deixou o AS Mónaco e não esconde o desejo de regressar ao Sporting. Ainda assim, segundo o médio formado no clube de Alvalade, esse desejo não depende apenas de si. “Não é uma questão de timing. A única coisa que importa é quanto o clube está interessado em mim ou se o treinador realmente quer contar comigo. O Sporting é uma das possibilidades, mas não depende só de mim”. Ainda sobre o Mónaco, Adrien deixou duras críticas ao projeto desportivo do clube.
“O Mónaco expressou vontade de me manter no plantel na próxima época. De qualquer forma, foi o que me foi transmitido pelos dirigentes. Durante a pandemia, o clube informou-me que tinha mudado de ideias. Fiquei surpreendido. Adaptei-me bem ao Mónaco e pensei que tinha prestado um bom serviço durante um período difícil. Se o projeto mudou? Talvez, não sei qual o projeto que o clube escolheu… vários dirigentes saíram. Não sei em que direção caminha o Mónaco nem quais os seus objetivos. É importante o clube ter bem claro que caminho quer seguir. Sinto que as coisas mudaram e é uma pena porque o Mónaco tornou-se forte novamente”, assinalou em entrevista à France Football.
Na Alemanha depois de conhecidas todas as decisões relativas à Bundesliga, hoje ficou tudo decidido na segunda divisão do país. Arminia Bielefeld e VfB Estugarda sobem à Bundesliga de forma direta, enquanto o Heidenheim irá defrontar o Werder Bremen, antepenúltimo classificado da Bundesliga. Já Wehen Wisbaden e Dínamo Dresden descem à terceira divisão, enquanto que o Nuremberga vai jogar um play-off de permanência. Já na Áustria já é conhecido o campeão da temporada, com o título a sorrir, sem surpresa, ao RB Salzburgo pela sétima vez consecutiva.