A final da Taça de Portugal esteve em foco na atenção da imprensa desportiva nacional neste domingo, devido à Federação Portuguesa de Futebol não garantir que esta se venha a realizar. Esta foi a posição do organismo na reunião com o Governo, sexta-feira, assim como numa carta enviada à Secretária de Estado do Desporto, de acordo com a generalidade das publicações. As decisões estão dependentes das indicações dadas pela Direção Geral de Saúde relativamente às condições de saúde para a realização de partidas de futebol. Para além disso, a federação também não irá avançar sem previamente consultar Benfica e FC Porto, os dois finalistas.
Apesar de não haver data definida para o jogo decisivo da prova rainha, um planeamento levado a cabo pela Liga apontava o fim-de-semana de 25 e 26 de julho para isso. De referir também que os jogos para definir a subida do Campeonato de Portugal à Segunda Liga encontram-se na mesma situação. Em abril, a federação deu por concluídas todas a provas sob a sua bitola, devido à pandemia de Covid-19. A Taça de Portugal e a promoção ao segundo escalão foram pastas que ficaram em aberto.
Já Quaresma confidenciou, este domingo, o desejo de voltar ao FC Porto e terminar a carreira de dragão ao peito. “Voltar ao FC Porto? Gostava muito. No final do ano posso estar livre ou não do contrato com o Kasimpasa. Já devíamos ter uma reunião para ter resolvido isso, mas com esta situação ainda não foi possível. Mas o FC Porto é sempre o FC Porto. Gostava de acabar no clube que amo. Há muitas coisas pelo meio. Por mim, obviamente que acabava no FC Porto”, revelou o internacional português no programa ‘FC Porto em casa’, transmitido nas redes sociais do clube azul e branco.
Ainda no mesmo programa, Quaresma recordou a mítica de frase de “um dia que pudesse acabar no FC Porto e que Deus me levasse, iria feliz”. O extremo explicou ainda o momento em que se sentiu verdadeiramente portista. “No segundo ano no FC Porto, deu aquele clique. Quando vesti a camisola no FC Porto percebi que tinha de lutar contra tudo e contra todos. Em Portugal, as pessoas olham de lado para os portistas. Comecei a perceber que estava na casa certa. Só quem a veste sabe o que está a sentir naquele momento”, considerou Quaresma, desejando ainda um dia ver o filho a jogar pelos dragões.
A relação entre Quaresma e Co Adriaanse na época de 2007/08 contou com vários episódios e nem sempre foi a melhor. “Co Adriaanse tinha coisas que me irritava, mas fez-me perceber muita coisa que me passava ao lado. Uma vez, disse-me: ‘Jogadores com tatuagens comigo não jogam.’ E eu pensei: ‘E puseste o Lucho a subcapitão?’”, recordou Quaresma, abordando ainda as experiências com outros treinadores. “Gostei muito também de trabalhar com o Luís Castro. Lopetegui… Nunca entendi o porquê de ele não ter ido com a minha cara. Não desejo mal ao Lopetegui, mas é uma pessoa que passa ao lado, porque não foi sincero comigo.”
Algo que Quaresma admitiu não ter percebido foi o facto de deixar de fazer parte das escolhas da Seleção Nacional após o Mundial de 2018. Por isso mesmo, o extremo de 36 anos não se vê a ser chamado ao próximo Europeu. “Não tenho o objetivo de ir ao Europeu na minha cabeça. Não percebi porque deixei de ser convocado depois do Mundial-2018, mas é algo que respeito. As coisas vão mudando e há que apostar nos jovens, porque temos muitos com qualidade.” Ainda assim, Quaresma mostra-se disponível, embora pense que não faz sentido voltar a estar entre os eleitos. “Vou estar sempre disponível, se acharem que posso ajudar. Mas não estou a pensar nisso. Não fiz nenhum jogo de apuramento, acho que não faria grande sentido ir ao Europeu.”
Fora de Portugal, mas com os nomes do nosso país, há uma liga de futebol amador em Moscovo que conta com equipas com nomes bem conhecidos. O União da Madeira foi campeão português, a Académica fez brilharete na Champions, após o FC Porto ter perdido a final da prova. Confuso? O António Tadeia explica a história.
Quem também tem ligação ao nosso país é Tarik Sektioui. Em tempos, o marroquino ex-FC Porto correu o mundo com um golo à Maradona na Liga dos Campeões. Agora, é treinador no país de origem em busca de um título inédito. Uma reportagem para ler aqui.
Óliver Torres considerou Corona como o melhor jogador a fazer parte do atual plantel dos azuis e brancos. “Para mim, o melhor jogador que há no FC Porto e com quem eu joguei, é Corona. É uma delícia vê-lo jogar, jogar com ele, porque dá sempre soluções a quem tem a bola. Dizia-lhe sempre para trabalhar e lutar porque pode chegar onde quiser”, referiu o médio do Sevilha FC em entrevista ao jornal ‘O Jogo’.
O Benfica confirmou neste domingo o regresso aos trabalhos para o dia 4 de maio, após o fim do atual estado de emergência no dia 2, cumprindo assim o acordo de cavalheiros com a Liga de Clubes. O retorno aos trabalhos já tinha sido avançado pela imprensa desportiva nacional no sábado, mas foi hoje anunciado pelos encarnados. Tanto a equipa técnica, como jogadores e as respetivas famílias serão testados à Covid-19 ao longo dos próximos dias, antes das sessões de treino iniciarem. “Não haverá qualquer contato entre companheiros de equipa. O trabalho no ginásio terá o distanciamento adequado e o trabalho com os fisioterapeutas, enfermeiro e médicos ocorrerá com os devidos cuidados e equipamentos de proteção. Diga-se, ainda, que o circuito efetuado pelos atletas nas nossas instalações terá sentido único para minimizar a possibilidade de contactos”, pode ler-se no site das águias.


Já Alfa Semedo, emprestado pelo Benfica ao Nottingham Forest, salientou a ambição de voltar ao clube da Luz, apesar de ter o sonho de jogar na Liga Inglesa. “Claro que gostava de voltar ao Benfica. Mas isso tudo depende. Vamos ver como as coisas vão correr depois desta paragem e qual vai ser a decisão do Benfica. Acho que todos os jogadores gostavam de jogar em Inglaterra, mas eu sou jogador do Benfica, estou emprestado e espero voltar”, disse o médio em entrevista ao ‘Mais Futebol’. Alfa confidenciou ainda que não tem mantido o contacto com Bruno Lage, mas sim com Tiago Pinto, diretor para o futebol das águias. “Com o Bruno Lage diretamente já não falo há algum tempo. Com quem estou sempre em contacto é com o Tiago Pinto, que me dá feedback do meu trabalho. Ele que me transmite as conversas e as palavras que vão existindo no Benfica sobre mim.”
Neste domingo, um nostálgico Laszlo Boloni lembrou o momento em que lançou Cristiano Ronaldo na equipa principal do Sporting em 2002 e revelou alguns “problemas” quando disse em público que este iria ultrapassar nomes como Luís Figo e Eusébio. “Não sabia que ia ser um dos melhores da História, mas disse logo que [Cristiano Ronaldo] ia superar o Figo e até o Eusébio. Disse isso numa entrevista e tive problemas, porque estamos a falar de dois deuses do futebol português”, referiu Boloni em entrevista à ‘Marca’.
Boloni recordou ainda o que lhe chamou a atenção no futebol de Cristiano Ronaldo. “Fui ver os juniores e pedi para ele ser integrado no nosso plantel. Tinha capacidade física, era muito rápido e tinha boa técnica. Para mim não foi uma surpresa ver onde ele chegou.” Após o primeiro treino com os seniores, o treinador romeno já não tinha dúvidas. “Disse logo que não voltaria aos juniores. Era um jovem-velho. No balneário já pregava partidas aos colegas, mas no campo é que era mesmo excecional. A maturidade dele aos 17 anos era impressionante.”


Jovane Cabral esteve à conversa com Bruno Fernandes no ‘Instagram’ e revelou o desejo de voltar a jogar com o ex-colega um dia. “Gostava de jogar com o Bruno Fernandes no United um dia. Gosto muito da Premier League e espero, um dia, poder jogar ali. Também gosto da espanhola, mas se tiver de sair do Sporting prefiro a Premier League.” Admitindo que “nunca” trocaria o Sporting pelo FC Porto, Jovane salientou que quer mais minutos na próxima temporada. “Quero jogar mais para o próximo ano. Tenho de me cuidar nesta altura. Não estava habituado a ter tantas lesões.”
André Villas-Boas integrou a equipa técnica de José Mourinho durante vários anos e teceu rasgados elogios ao timoneiro do Tottenham, mesmo sem ter um futebol consensual entre os adeptos do desporto rei. “O Mourinho é o topo. Podem gostar ou não do estilo dele, mas o José traz sucesso imediato às suas equipas. Tem sido assim em todas os clubes em que esteve. A quantidade de troféus que ganhou na carreira fala por si. Onde quer que vá, vai ganhar outra vez”, disse Villas-Boas em declarações reproduzidas pela ‘RR’.
Atualmente a orientar o Olympique Marselha, segundo classificado da Liga Francesa, Villas-Boas salientou que está feliz em solo gaulês e não pensa voltar ao futebol inglês, onde já passou por Chelsea e Tottenham. “Não voltaria a Inglaterra. É o campeonato com mais investimento e os melhores jogadores e equipas, mas gosto de estar numa liga que percebe a filosofia de jogo de uma forma diferente. Tudo em Inglaterra é um pouco mais caótico.”
Em Itália, há fumo branco para o regresso aos treinos a 4 de maio, ainda que de forma individual. O anúncio foi feito por Giuseppe Conte, primeiro ministro italiano, revelando ainda que a partir do dia 18 as equipas poderão começar a treinar em grupos mais alargados, com uma previsão de retomar a Liga Italiana a 2 de junho. “Para permitir um regresso gradual, treinos individuais de desportistas (profissionais ou não) reconhecidos pela CONI e federações serão permitidos a partir de 4 de maio, mas apenas no respeito das regras de distanciamento social, evitando concentrações. Quanto aos desportos coletivos, está previsto o regresso a 18 de maio”, referiu Conte.
A FPF não consegue garantir a realização de um jogo parece sensato. Já outros dizem que vão realizar dezenas de jogos em 18 locais diferentes e tudo é possível kkkkkkkkkkk basta usar o sistema judicial TUGA falsificar sorteios uma lista igual as páginas amarela com juízes procuradores desembargadores CORRUPTOS que se vendem por bilhetes “cá para nós penso que nem precisam do bilhete ” mas porque ainda pode falhar podem sempre comprar a sentença
o quaresma nunca menciona o sporting eu entendo isso mas gostava de o ver ca porque na altura em que ele jogou ca eu so o vi no porto …… e ja percebi que benfica nao .