Aparenta estar cada vez mais encaminhada a saída de Everton Cebolinha do Grémio para o Benfica. O extremo de 24 anos ficou em lágrimas após o jogo mais recente que fez pelo emblema de Porto Alegre, aquele que tudo indica ter sido o último. Everton chegou mesmo a referir que faltam apenas alguns detalhes para a saída, mas fê-lo sem referir o nome do Benfica, que tem sido constantemente ligado ao interesse do jogador. “Falta acertar alguns detalhes, mas temos a situação bem avançada. O que falta? Alguns detalhes, coisas mais burocráticas, percentagens… Talvez se resolva entretanto”, referiu o jogador. De recordar que o treinador do Grémio tinha apontado o dedo a Jorge Jesus em relação a Everton. “A coisa que me aborreceu e ao presidente foi Jorge Jesus ter telefonado ao jogador. Não é normal porque ele ligou para o jogador, falou com o jogador, fez a cabeça do jogador”, disse Renato Gaúcho há um par de dias.
No entanto, o vice-presidente do Grémio veio a público assegurar que ainda nada está fechado, que há mais clubes interessados e que Everton até pode voltar a jogar no domingo contra o Caxias. “As negociações não estão concluídas e inclusivamente há outros grandes clubes europeus também interessados nele. Não vou dizer [quem são]. É uma estratégia do clube em não dizer. O Cebolinha emocionou-se no final do jogo. Ganhámos o clássico, não é? Ele é um jogador que continua vinculado ao Grémio. Inclusivamente, o nosso treinador disse em entrevista que vai conversar com ele. O campeonato brasileiro começa no domingo. Se o negócio não estiver concluído, ele possivelmente até jogará domingo”, referiu Paulo Luz à RTP.
Esta quinta-feira voltou a ser dia de Liga Europa com a conclusão dos oitavos de final. O Wolverhampton WFC venceu o Olympiacos por 1-0 em duelo de portugueses e seguiu em frente na prova. O FC Basileia também ruma aos quartos de final ao bater o Eintracht Frankfurt, de Gonçalo Paciência e André Silva, por 1-0. Veja aqui os golos de ambas as partidas.
Ainda neste dia, o Sevilha FC eliminou a AS Roma de Paulo Fonseca da Liga Europa com uma vitória por 2-0. O Bayer Leverkusen também segue para a fase seguinte ao ganhar por 1-0 ao Rangers. Veja aqui os golos dos dois jogos.
Já o FC Porto anunciou que vai iniciar a nova época a 24 de agosto. “A dobradinha encheu-nos o coração mas já faz parte do passado, por isso é que o FC Porto já está a pensar no que há para conquistar no futuro. Sérgio Conceição, o nosso treinador, já definiu uma data para o início dos trabalhos tendo em vista a época que se avizinha: segunda-feira, dia 24 de agosto”, pode ler-se na publicação Dragões Diário. Os azuis e brancos demonstraram ainda total ambição em conquistar todas as competições por disputar. “Os campeões nacionais e vencedores da Taça de Portugal regressam ao Olival para começar a preparar o ataque a todos os títulos que a nossa equipa vai disputar.”
Por falar em FC Porto, os dragões são uma das melhores equipas da Europa no aproveitamento de lances de bola paradas e o João Pedro Cordeiro aproveitou para partir em busca de perceber o quão dependente é a equipa de Sérgio Conceição desses momentos do jogo. Pode ler o texto aqui.
Ainda no universo azul e branco, Soares fez um balanço da época e apesar de ter sido o melhor marcador da equipa ainda ficou com um objetivo por conseguir. “Durante a temporada tive momentos muito bons e momentos ruins. Queria marcar 20 golos e fiz 19. Mas prefiro títulos e troféus”, referiu o avançado em declarações ao UOL. “Fico contente por sempre dar o meu máximo. Consegui ganhar dois títulos que vão ficar na história do FC Porto. Nunca vou esquecer esta temporada”, acrescentou ainda Soares.


Sexta-feira já vai ser dia de Liga dos Campeões, com algumas eliminatórias dos oitavos de final ainda por decidir, e o troféu (a proclamada ‘Orelhuda’) da prova milionária até já está em Lisboa, onde vai decorrer a final eight a partir de dia 13. “É uma honra para todos os portugueses receber uma competição tão importante. Já recebemos finais antes, que foram um sucesso, e a UEFA reconheceu que Portugal era o melhor país para organizar esta fase da Liga dos Campeões. É ainda mais importante recebermos esta competição porque não vai haver Europeu nem Jogos Olímpicos e toda a gente vai falar do nosso país”, referiu Ricardo Carvalho, embaixador da final-eight, à margem do evento. Atalanta, Paris Saint-Germain, Atlético Madrid e RB Leipzig já têm presença assegurada nos quartos. Faltam ainda decidir as eliminatórias: FC Barcelona-SSC Nápoles (1-1 na primeira mão), Chelsea-Bayern Munique (0-3), Olympique Lyon-Juventus (1-0) e Real Madrid-Manchester City (1-2).
O Sporting deu conta, esta quinta-feira, de que tem os créditos da UEFA formalmente penhorados, até que seja avaliado o recurso interposto por Sinisa Mihajlovic, após uma primeira decisão favorável aos leões. “O Sporting pagou a Mihajlovic três milhões de euros. Do valor em causa, entregou 750 mil euros ao fisco, correspondentes a impostos obrigatórios. O treinador considera que deveria ter recebido três milhões líquidos, sem a dedução, e abriu um processo de execução no Tribunal de Lausanne, exigindo penhora de valores futuros que o Sporting tenha a receber da UEFA”, pode ler-se no editorial de André Bernardo, administrador executivo da SAD leonina, no jornal Sporting. “O tribunal ainda não tomou decisão relativamente ao processo por não ter efetuado a respetiva avaliação. O que o tribunal decidiu foi manter essa penhora até avaliar o fundo da questão, mas apenas isso. Nós mantemos a nossa posição: o pagamento efetuado é integral”, acrescentou ainda no editorial.
No Benfica houve mais uma demissão nos órgãos sociais. Depois de Luís Nazaré, desta feita foi a vez de Álvaro Dâmaso, presidente da Mesa da Assembleia Geral da sociedade, que apresentou a demissão do cargo. “A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD (“Benfica SAD”) informa, nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 248-A do Código dos Valores Mobiliários e no artigo 3.º alínea a) do Regulamento da CMVM 5/2008, na sua versão consolidada, que o Dr. Álvaro Cordeiro Dâmaso apresentou, na presente data, renúncia ao cargo presidente da Mesa da Assembleia Geral da Benfica SAD, sendo substituído nos termos previstos na lei”, informou o Benfica à CMVM.
Nuno Manta Santos rescindiu contrato de forma unilateral com o CD Aves e qualificou os últimos tempos no clube como um “pesadelo”. “Chegou ao fim a minha dura caminhada junto do Aves. Cumpre deixar uma palavra a todos (e não foram poucos!) os que me apoiaram. Rescindi de forma unilateral e com efeitos imediatos, depois de esgotar todas as vias possíveis (e mesmo impossíveis) para a manutenção desta ligação”, começou por referir o técnico através de comunicado. Manta Santos deixou ainda uma palavra de apreço aos adeptos avenses, assim como aos colegas de profissão e presidentes da Liga e da Federação Portuguesa de Futebol. “Deram-nos força para chegar ao fim com dignidade, apesar do pesadelo que vivíamos.”
Natxo González também já não é treinador do CD Tondela, anunciou o clube na quarta-feira. “A CD Tondela – Futebol SAD vem, por este meio, informar que chegou a acordo com o treinador Natxo González para a cessação do contrato que ligava ambas as partes”, referiu a SAD tondelense em comunicado. “Natxo González fica para a história do nosso clube ao ter alcançado a melhor primeira volta de sempre dos ‘auriverdes’ na Primeira Liga e alcançando também mais uma manutenção no principal escalão do futebol nacional, num contexto diferente de todas as anteriores devido à pandemia da covid-19”, pode ler-se ainda. O Tondela anunciou também que o sucessor será confirmado em breve.