A receção do Santa Clara ao Gil Vicente, do próximo sábado, está em vias de ser marcante no regresso do público aos estádios na Liga Portuguesa. A Liga Portugal apresentou uma proposta à Direção Regional da Saúde dos Açores para a abertura do Estádio de São Miguel a mil adeptos no encontro da terceira jornada. “A proposta que vimos transmitir a essa Direção Regional é a da realização do jogo da terceira jornada da Liga, no Estádio de São Miguel, a partir das 15h00 do dia 3 de outubro, entre as equipas Santa Clara e Gil Vicente, perante 700 pessoas na bancada Açores e 300 na bancada central”, pode ler-se no documento que a Lusa partilhou.
A Liga pretende aproveitar, assim, o facto de que a DRS dos Açores tem autonomia na região e já permitiu a presença de dez por cento na lotação dos estádios – o GD Fontinhas-CF Estrela foi a primeira partida a ter adeptos nas bancadas. No entanto, ainda não o fez com Santa Clara, por considerar que o clube deve seguir as diretivas da Liga e da Direção-Geral de Saúde. Já no sábado, Pedro Proença, presidente da Liga, tinha lançado o repto para as autoridades de saúde porem o principal escalão nacional à prova. “Sinto que este sentimento começa a crescer. Os clubes sentem um desencanto de não haver uma abertura de espírito do Governo e da Direção-Geral da Saúde (DGS) para que o futebol não seja discriminado.” De referir ainda que a Lusa avançou que o Santa Clara ainda não recebeu qualquer resposta da DRS. Na quinta-feira decorrerá uma conferência de imprensa por parte da Liga, em Coimbra, sobre “o ponto de situação sobre a Covid-19 no futebol profissional”.
Outro dos destaques deste início de semana é a confirmação de que Tabata está prestes a assinar pelo Sporting. A garantia foi dada por Theodoro Fonseca, acionista maioritário do Portimonense. “Está tudo tratado com o Sporting. O jogador já fez os exames e hoje [segunda-feira] deve ficar finalizada a parte contratual do jogador”, assegurou o empresário em declarações à Antena 1. “O Portimonense não fez leilão com ninguém. Fez o valor justo, e depois ficou a cargo do jogador e dos empresários decidirem. O jogador comunicou que o desejo era ir para o Sporting, e a partir daí os advogados ficaram a tratar do contrato entre os clubes”, acrescentou Theodoro Fonseca, que confirmou ainda também haver proposta do SC Braga. A imprensa desportiva nacional aponta cinco milhões por metade do passe como valor do negócio.
Tabata que, a par de Otamendi (reforço do Benfica), serviu como mote para o Último Passe, onde o António Tadeia explicou o défice crónico dos clubes com as entradas inflacionadas de jogadores. A transferência desses dois jogadores também esteve em foco no Futebol de Verdade desta segunda-feira, com o António Tadeia a abordar também a segunda jornada do campeonato, onde FC Porto, Benfica e Sporting venceram, ao invés do Braga, que perdeu. Veja aqui a mais recente edição do FDV, que vai para o ar de segunda a sexta-feira a partir das 12h30 aqui no site e nas redes sociais.
No que diz respeito ao futebol jogado, esta segunda-feira foi dia de fecho da segunda jornada da Liga Portuguesa com o FC Famalicão a ganhar por 2-1 ao Belenenses SAD em pleno Estádio do Jamor. Os famalicenses somaram, assim, os primeiros três pontos no campeonato, precisamente os mesmos do que o adversário desta noite. Veja aqui os golos do encontro.
Em Inglaterra, Diogo Jota esteve em destaque ao marcar o primeiro golo pelo Liverpool FC e logo na estreia pelo clube na Premier League. O internacional português selou a vitória dos reds contra o Arsenal por 3-1, tal como pode ver aqui. O Liverpool segue imbatível com nove pontos na classificação, assim como Leicester City e Everton.
Houve também futebol em solo italiano com o Bolonha FC a triunfar por 4-1 na receção ao Parma Calcio de Bruno Alves. Pode ver aqui os golos da partida que encerrou a segunda ronda da Série A.
Ainda no futebol português, o FC Porto tem dado a conhecer os Dragões de Ouro 2020 neste dia em que comemora 127 anos de vida. Corona foi eleito o Futebolista do Ano, depois de já ter sido também considerado pela Liga como o melhor jogador de 2019/20. Pepe foi distinguido como o Atleta do Ano e Fábio Vieira como Atleta Jovem do Ano. João Mário levou o galardão de Atleta Revelação do Ano. Já Sérgio Conceição ficou como Treinador do Ano, depois de ter conquistado a dobradinha na época passada.

Pinto da Costa voltou a tecer críticas ao apoio do Primeiro-Ministro António Costa à recandidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica. Vieira até já retirou os nomes dos políticos da comissão de honra, mas não se livrou das palavras do presidente do FC Porto, assim como António Costa. “Não sei qual é o limite. Estão sempre a meter milhões no banco e se calhar acham que o que ele deve à banca não tem significado. Não me surpreendeu. Sabia que ele sempre apoiou o Vieira. Admira-me é como é que não estavam lá mais alguns. Se calhar no Banco de Portugal não é permitido, se não estavam lá outras pessoas”, referiu Pinto da Costa em entrevista ao Porto Canal. O presidente dos dragões questionou ainda as razões pelas quais o Benfica não critica o Governo pela falta de adeptos nos estádios e pela proibição de ter convidados na tribuna. Quanto a Otamendi, desmentiu interesse no regresso do agora reforço dos encarnados. “Ninguém falou com o Otamendi, ninguém falou com o City. Nunca foi opção, nem sequer foi abordado. Víamos isso e ríamo-nos. Otamendi tem história no FC Porto, faz parte do grupo que venceu a Liga Europa, que levou o banho de chuveiro lá na Luz quando fomos campeões, foi dos que mais festejou e sentiu essa vitória. Mas nunca tivemos interesse.”
Também nesta segunda-feira houve jogo da Segunda Liga com o Estoril Praia a ganhar por 1-0 na receção ao Leixões com golo de Zé Valente. Os estorilistas estão em segundo lugar na classificação, apenas abaixo do CD Mafra, que soma por vitórias todas as quatro partidas disputadas.
De clubes para a Seleção, Fernando Santos mostrou crença na conquista de um Campeonato do Mundo com a equipa das quinas. “Portugal tem a obrigação de acreditar que é possível. Não está obrigado a consegui-lo. Tem obrigação de acreditar, com confiança plena e convicção, de que pode ganhar. Não tenho dúvida em relação a isso. Quero ser campeão do mundo, é um objetivo meu, obviamente. Acredito que é possível”, salientou o selecionador em entrevista na TVI24.
Fernando Santos falou ainda em Cristiano Ronaldo e confidenciou que não faz gestão com o capitão da Seleção “Ronaldo é Ronaldo, no sentido em que esta questão não se coloca. O nível do Cristiano é igual ao que sempre foi. Não há questão de gestão. Não sei se daqui a dois ou três anos ela será colocada”, referiu. “Ele está preparado para isso [jogar até aos 40 anos], mas não sabe se vai acontecer. Ele pode chegar a uma altura e sentir que já não tem as mesmas capacidades. Ele não é jogador para baixar o seu nível, quando sentir isso sai pelo próprio pé. Quando ele sentir que não pode ser o Ronaldo, não vai ser Ronaldinho. Ronaldinho entre aspas, não confundir com o Ronaldinho brasileiro”, atirou ainda Fernando Santos.
Lá fora, José Mourinho revelou que vai apresentar uma equipa secundária diante do Chelsea na terça-feira para a Taça da Liga Inglesa, visto que logo na quinta-feira o Tottenham tem de jogar para a Liga Europa. “A Federação inglesa de futebol tomou essa decisão por mim. Eu queria lutar pela Taça da Liga, mas não posso”, referiu o técnico dos spurs em conferência de imprensa. “O jogo da próxima quinta-feira não nos dá o mesmo dinheiro que uma fase de grupos da Liga dos Campeões, mas a fase de grupos da Liga Europa proporciona uma verba muito importante para um clube como o nosso”, acrescentou. Ora, o Tottenham joga às 19h45 desta terça-feira com o Chelsea para a Taça da Liga, depois recebe o Maccabi Haifa na quinta-feira às 20h00 para o play-off da Liga Europa e volta a campo no domingo às 16h30 contra o Manchester United.
Comentários 1