Num domingo com pouca atualidade futebolística, o dia ficou marcado pelo começo da 28ª jornada da Liga Portuguesa. O Gil Vicente ganhou por 3-0 ao CD Aves (veja aqui o resumo), resultado que coloca os avenses cada vez mais condenados à descida de divisão e por outro lado tranquiliza os gilistas na rota da permanência. Henrique Gomes, Rúben Ribeiro e Samuel Lino foram os autores dos golos da partida desta noite. Os comandados de Vítor Oliveira ficam 12 pontos acima da zona de descida e o Aves está a 14 de distância da zona de manutenção, isto quando fica apenas com 18 pontos para jogar.
Depois da derrota, Nuno Manta Santos considerou que faltou foco e concentração aos seus pupilos. “Na primeira parte não estivemos bem. Sofremos dois golos e faltou foco, concentração e disponibilidade físicas defensiva. Depois a perder por 2-0 é mais fácil para o adversário. Errámos muitos passes simples, faltou critério e o passe não foi o melhor. Na segunda parte tivemos outra dinâmica e boas situações de golo, mas não fizemos e eles numa desatenção fizeram o terceiro”, referiu o técnico do Aves após o jogo. Do lado vitorioso foi salientada a eficácia. “Vitória inteiramente justa. Uma primeira parte do Gil Vicente de muito qualidade, onde criou muitas oportunidades de golo e os três pontos aproximou-nos do objetivo principal do clube, que é a manutenção. O resultado foi porque fomos bastante mais eficazes do que em outros jogos”, disse Mário Nunes, adjunto do castigado Vítor Oliveira.
Em Espanha há novo líder. O Real Madrid atingiu o topo da tabela, em igualdade pontual com o FC Barcelona, depois de vencer por 2-1 na deslocação ao País Basco para defrontar a Real Sociedad. Sergio Ramos, de penálti, e Benzema fizeram os golos dos merengues, com Merino a marcar para os bascos. Ainda assim, o grande destaque do dia vai para um golaço de Gonçalo Guedes que tem corrido o mundo – arrancou desde meio-campo e deixou quatro adversários para trás antes de rematar para o golo. Para além desse lance, o internacional português fez ainda uma assistência na vitória do Valência CF sobre o Osasuna (2-0). Veja aqui os golos de hoje na Liga Espanhola, incluindo a goleada por 6-0 imposta pelo Celta de Vigo ao Deportivo Alavés.
Em Inglaterra foi dia do dérbi de Merseyside entre Everton e Liverpool FC, que terminou empatado sem golos. Os reds atrasam, assim, mais uma jornada a festa do título, que já não deve fugir. Já o Chelsea aproximou-se do pódio com uma vitória por 2-1 diante do Aston Villa, que segue aflito em zona de descida. Quem já está mais confortável nessa luta é o Newcastle United depois de bater por 3-0 o Sheffield United. Veja aqui todos os golos deste domingo na Premier League.
Também houve futebol em Itália com Inter Milão e Atalanta a sorrir. Os nerazzurri ganharam por 2-1 à Sampdoria, cimentaram o pódio e aproximaram-se da luta pelo título – ficaram a cinco pontos da Lazio e seis da Juventus. Já o emblema de Bérgamo manteve a senda goleadora e bateu o US Sassuolo por 4-1, o que resulta em reforçar a quarta posição do campeonato italiano. Veja aqui os golos dessas partidas.
O Benfica informou que já adiantou o recebimento de metade dos valores do contrato com a NOS respeitante as próximas sete épocas. “Foram cedidos, em 16 de fevereiro de 2018, créditos futuros relativos ao contrato celebrado com a NOS (…). Esses créditos correspondem a 50 por cento do valor das receitas referentes às épocas 2018/2019 a 2022/2023, e a 25 por cento do valor das receitas da época 2023/2024”, pode ler-se no prospeto de lançamento do Empréstimo Obrigacionista 2020-23, apresentado à CMVM no sábado. “Em 23 de abril de 2019, o Emitente celebrou mais um contrato de cessão de créditos futuros do contrato celebrado com a NOS. Esses créditos correspondem a 25 por cento do valor das receitas referentes à época 2023/2024, e a 50 por cento do valor das receitas das épocas 2024/2025 e 2025/2026”, prossegue.
O adiantamento em questão, levado a cabo por entidades bancárias com recurso a crédito, valeu ao Benfica 90,8 milhões de euros em fevereiro de 2018 – o que chegaria a 108,1 milhões caso não recorresse a bancos – e recebeu recebeu mais 39 milhões em abril de 2019 – 55,6 milhões de euros se não recorresse a bancos. Assim sendo, os encarnados receberam 129,8 milhões de euros (o contrato previa 163,7 milhões de euros) e terão de receber ainda 163,7 milhões de euros até ao término do contrato.
O FC Porto segue a preparação para o dérbi de terça-feira com o Boavista e na sessão de treino deste domingo Sérgio Conceição apenas não contou com Marcano. O central espanhol realizou tratamento à lesão sofrida no joelho direito ainda antes do regresso da Liga Portuguesa. Este penúltimo treino antes da receção aos axadrezados ficou marcado por uma tarja colocada perto do Olival com uma mensagem dirigida ao FC Porto. “Menos folclore, menos desculpas, mais Porto”, podia ler-se na tarja em questão.

Os azuis e brancos que se reforçam fora das quatro linhas. Daniel Barreira, antigo olheiro do FC Barcelona, vai rumar ao departamento de scouting dos dragões, avançou O Jogo neste dia. Para além de professor na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Daniel Barreira acumulou também experiência como treinador ao serviço de Leixões, Boavista, SC Espinho, Vitória SC e foi ainda adjunto no Trofense antes de rumar à Catalunha.
Por falar em aquisições, o Vitória SC anunciou neste domingo a contratação de Bruno Amado, jovem avançado cabo-verdiano formado no SC Espinho e que esteve na Sampdoria nas últimas três épocas da formação. O atacante de 18 anos assinou contrato com os vimaranenses para as próximas três épocas. “Sempre gostei do Vitória e é para mim uma honra representar este clube. Aquilo que posso prometer é que me vou entregar a cem por cento e trabalhar muito para continuar a evoluir enquanto jogador e pessoa”, referiu Bruno Amado em declarações ao site do clube.

Maurizio Sarri veio a público responder ao alegado desagrado de Cristiano Ronaldo com o posicionamento a ponta de lança, referido na imprensa desportiva italiana. O treinador da Juventus explicou que conversou com o internacional português sobre o assunto. “Falei com o Ronaldo antes da meia-final da Taça com o Milan. Conversámos e ele tende a realizar um trabalho melhor começando ligeiramente mais nos flancos”, referiu o técnico da Vecchia Signora neste domingo, em declarações à Sky Itália. Já Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem nas redes sociais, este domingo, na qual escreveu “nunca desistir, sempre focado no próximo passo. Todos juntos”.