“Benfica? Não sei de nada”. As palavras são de Darwin Nuñez, o avançado uruguaio do UD Almería, da II Liga espanhola, que se diz estar nos planos do Benfica, na sequência do falhanço na contratação de Edinson Cavani, mas que entretanto em Inglaterra também se diz que pode interessar ao Tottenham. O jogador, de 21 anos, falou ao jornal “La Voz de Almeria”, não recusando a hipótese de o seu empresário estar a negociar com os encarnados. A verdade é que a duas semanas da estreia na terceira pré-eliinatória da Liga dos Campeões, Jorge Jesus continua a ansiar por novidades vindas do gabinete de Luís Filipe Vieira no que toca a reforços para o ataque. Falou-se de Cavani, fala-se de Darwin Nuñez, de Carlos Fernández, de Mariano Díaz, mas a questão é que nenhum deles aparece.
Quem também parece desesperar por ouvir alguma coisa de Vieira é João Noronha Lopes, um dos candidatos de oposição ao atual presidente nas eleições do próximo outono. “Quererá Vieira chegar às eleições sem, por uma vez, esclarecer os sócios?”, perguntou Noronha em comunicado divulgado nas páginas da candidatura nas redes sociais. “Será medo de debater em público e ver exposta a sua desorientação?”, questionou ainda o candidato, que sentenciou: “Um presidente do Benfica não deve viver escondido dos sócios”. Vieira não respondeu.

Também longe de estar esclarecido está o plantel com que o FC Porto vai atacar a próxima temporada. Hoje foi o dia em que o avançado iraniano Taremi, cujo passe pertence ao Rio Ave, deixar Teerão com destino a Portugal, onde se espera que venha a assinar pelo FC Porto. Curioso é que o voo de Taremi se destinava a Lisboa – facto que o goleador assinalou nas suas redes sociais, com uma story de Instagram a potenciar a confusão. As notícias de hoje apontavam no sentido de André Pereira ser um dos jogadores que vão fazer o caminho inverso. Não para Teerão, claro, mas para o Rio Ave, como forma de compensação pela transferência de Taremi.
Enquanto o negócio não se faz, os campeões nacionais fizeram hoje um jogo-treino com a equipa secundária do Rio Ave e ganharam por 7-0. Fábio Silva (dois), Aboubakar (outros dois), Luís Díaz, Otávio e Uribe fizeram os golos do FC Porto. De notar que Danilo, capitão da equipa portista, não jogou, de acordo com a equipa médica portista porque esteve a fazer “gestão de esforço”.
A equipa principal do Rio Ave fez hoje a apresentação aos sócios, num jogo em casa frente ao Marítimo. O jogo saldou-se por um empate sem golos, de modo que o maior motivo de interesse foi mesmo a chegada de mais dois reforços para a equipa de Mário Silva: Ivo Pinto, um lateral direito que chegou a ser convocado para a seleção nacional e que na época passada representou o FC Famalicão, surge por empréstimo dos croatas do Dínamo Zabreb, enquanto que o defesa central neo-zelandês Nando Pinjaker assinou por quatro anos, chegando dos suíços do Grasshoppers.
Em Espanha, continua o folhetim Messi–FC Barcelona. Amanhã vai ser dia de testes médicos no clube catalão e, de acordo com o que comunicou a RAC1, rádio da Catalunha, o capitão de equipa terá informado hoje o clube que não se apresentará. Continua assim a guerra surda entre as duas partes que já dura desde a goleada infligida ao Barça pelo Bayern na Liga dos Campeões e a apresentação de Koeman como substituto de Quique Setién à frente da equipa. O tema, aliás, já foi assunto numa das edições da semana passada do Último Passe.
Em Inglaterra, por sua vez, hoje foi dia de o Leeds United oficializar as contratações do ex-benfiquista Rodrigo ao Valência CF e do defesa central alemão Robin Koch, que se disse ter estado nos planos do Benfica e chega do SC Friburgo. O clube do Yorkshire, que acaba de regressar à Premier League, pagou mais de 33 milhões de euros pelo avançado hispano-brasileiro, não tendo sido revelado o preço da transferência do alemão. Confirmada também está a passagem do médio norte-americano Weston McKennie do Schalke para a Juventus, por 23 milhões de euros (4,5 já, 18,5 mais tarde), aos quais podem acrescer mais sete milhões por objetivos. A Sevilha, para jogar na equipa de Julén Lopetegui, chega Óscar Rodríguez, médio que deixa o Real Madrid e por quem os andaluzes pagam 15 milhões de euros.
De resto, o mercado internacional faz-se por enquanto muito de rumores. Van de Beek, holandês, parece estar a caminho do FC Barcelona (fala-se em 55 milhões de euros) e hoje não foi sequer convocado para o jogo de preparação do Ajax contra o Eintracht Frankfurt – por sinal, os holandeses ganharam por 2-1, mas o golo alemão foi marcado pelo português André Silva. O brasileiro Allan, do SSC Nápoles, parece estar nos planos do Everton, enquanto que ao clube italiano parece estar a chegar o colombiano James Rodríguez. E a Série A pode mudar bastante se se confirmar a aquisição de Edin Dzeko pela Juventus, que pagaria dez milhões de euros à AS Roma pelo avançado bósnio.

Ainda assim, a grande história do dia em Inglaterra foi a disputa do Community Shield, a Supertaça, na qual o Arsenal venceu o Liverpool FC, no desempate por penaltis. Conforme pode ver aqui, o jogo acabou empatado a um golo (marcaram Aubameyang e Minamino), mas depois os londrinos impuseram-se nos penaltis devido a um falhanço de Brewster, que acertou o seu remate na barra. Pode ver aqui os golos da partida jogada em Wembley.
Também houve futebol em França. Jogaram-se mais duas partidas da segunda jornada da Liga, com vitórias do Stade Rennes sobre o Montpellier HSC (2-1) e do OGC Nice no terreno do RC Estrasburgo (2-0). O OGC Nice é, para já, a única equipa com duas vitórias na prova. No Brasil, o grande vencedor do dia foi o Internacional de Porto Alegre, que venceu fora o Botafogo por 2-0, aumentando para cinco pontos a vantagem sobre o lote de segundos classificados, o Vasco da Gama (que tem menos dois jogos e ia defrontar o Fluminense pela noite dentro) e o São Paulo FC (que tem menos um).
Comentários 1