Ainda que Daniel Podence não tenha cumprido qualquer minuto pela seleção portuguesa aquando da sua chamada à equipa, por altura dos encontros frente à Sérvia e Lituânia, a contar para a fase de qualificação para o Euro 2020, a convocação do antigo extremo do Sporting agora ao serviço do Olympiacos permitiu, pelo menos, perceber, que Fernando Santos está atento a jogadores de campeonatos e equipas mais periféricas que, à partida, até podiam passar despercebidos ao radar de observação da equipa nacional.
Um pouco por toda a Europa existem jogadores portugueses em condições de representar a seleção, por estarem a render a um nível elevado e em contextos complicados e esperarem que a meritocracia seja respeitada e uma chamada de Fernando Santos ocorra num futuro mais próximo. Mesmo que não seja previsível que o grupo de trabalho do engenheiro seja alterado significativamente a curto prazo, o técnico luso mostrou que, pelo menos, esse mesmo grupo não está totalmente fechado e impenetrável a homens sem histórico recente na seleção.
Podence foi um exemplo próximo, mas hoje destacamos outros cinco jogadores que, apesar de não ser previsível que venham a ser chamados já para os encontros da seleção frente a Lituânia e Luxemburgo, em novembro, bem podiam lá estar, tendo em conta o seu rendimento recente. São jogadores ainda sem qualquer chamada à seleção nacional, mesmo que alguns até tenham passados ricos ao nível dos escalões mais jovens da equipa portuguesa.