Foi uma noite cruel para uns e trágica para outros, mas acima de tudo de loucos para as equipas portuguesas na Liga Europa. Sporting e Rio Ave disseram adeus à competição no play-off, em situações bastante distintas, no dia em que o FC Porto ficou a saber o caminho na fase de grupos da Champions. Ora, o Sporting saiu derrotado por 4-1 frente ao LASK Linz a jogar em casa. Já o Rio Ave foi a penaltis com o Milan depois de um empate 2-2 e foram necessárias 24 grandes penalidades, mas os italianos acabaram por sair por cima. Já o António Tadeia tinha explicado a importância deste dia europeu para Portugal, tal como pode ler no Último Passe. Melhor destino teve José Mourinho com o Tottenham a atropelar o Maccabi Haifa por 7-2 e a garantir a presença na fase de grupos. Assim, Benfica e SC Braga serão os únicos representantes portugueses na fase de grupos da Liga Europa, cujo sorteio é já na sexta-feira.
Na reação ao desaire do Sporting, o adjunto Emanuel Ferro considerou que a partida não correu de feição, mas mantém a crença no plantel. “É um resultado que não nos deixa satisfeitos, que não revela o que foi o jogo. Contra uma equipa forte, que aproveita um ou outro erro. Estávamos bem, sofremos, respondemos, mas voltámos a sofrer e depois a expulsão condiciona o jogo. Lamentámos a nossa eliminação. Estamos conscientes do que queremos e dos fatores de sucesso que queremos implementar e estamos focados nisso. Lamento pelos adeptos, mas mesmo perdendo a equipa foi ambiciosa e demonstrou atitude. Foi um jogo que correu mal, mas não nos tira a convicção do que queremos”, referiu o adjunto de Rúben Amorim após o encontro.
Augusto Gama, adjunto do Rio Ave, destacou a forma como a equipa se bateu de igual para igual contra um colosso do desporto rei. “Estamos frustrados, claro. Mas queria dar os parabéns aos jogadores porque discutimos a eliminatória até ao derradeiro instante contra um colosso europeu. Podíamos ter resolvido o jogo nos 90 minutos. Depois no prolongamento, sofrer um golo a 20 segundos do final… Foi duro. E para o Milan foi algo caído do céu. Depois também foram felizes no desempate por penáltis”, disse o adjunto de Mário Silva.
Em Inglaterra, o Arsenal carimbou a presença nos quartos de final da Taça da Liga Inglesa ao ganhar nos penaltis ao Liverpool FC, depois de um nulo no tempo regulamentar. Veja aqui o desempate por penaltis.
No país vizinho, o FC Barcelona fez o pleno na Liga Espanhola com uma vitória por 3-0 diante do Celta de Vigo e com Trincão novamente a entrar em campo. Veja aqui os golos.
Por cá, o António Tadeia comentou a cada vez mais incompreensível ausência de público nos estádios, abordou o mercado e Vinícius, assim como as antevisões às partidas que tiveram lugar nesta noite. Tudo para ver no Futebol de Verdade.
Esta quinta-feira ficou marcada também pelo sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, em Genebra, com o FC Porto a encontrar Manchester City, Olympiacos e Olympique Marselha. Prevêem-se então vários duelos de portugueses com: Bernardo Silva, Rúben Dias e João Cancelo à disposição de Pep Guardiola nos cityzens; Pedro Martins no comando dos helénicos com José Sá, Rúben Semedo, Cafú e Pêpê Rodrigues no plantel; e André Villas-Boas a orientar os franceses, treinador cuja história nos azuis e brancos é mais do que conhecida.
Destaque ainda para o confronto entre Cristiano Ronaldo e Messi com Juventus e FC Barcelona a ficarem no mesmo grupo. Fique aqui com a listagem completa dos agrupamentos desta Champions. Grupo A: Bayern Munique, Atlético Madrid, RB Salzburgo e Lokomotiv Moscovo; Grupo B: Real Madrid, Shakhtar Donetsk, Inter Milão e Borussia Mönchengladbach; Grupo C: FC Porto, Manchester City, Olympiacos e Marselha; Grupo D: Liverpool FC, Ajax, Atalanta e Midtjylland; Grupo E: Sevilha FC, Chelsea, FK Krasnodar e Stade Rennes; Grupo F: Zenit, Borussia Dortmund, Lazio e Club Brugge; Grupo G: Juventus, Barcelona, Dínamo Kiev e Ferencváros; Grupo H: Paris Saint-Germain, Manchester United, RB Leipzig e Istambul Basaksehir.

Ainda no sorteio da Champions, Lewandowski foi eleito como o Jogador do Ano de 2019/20 pela UEFA. O avançado do Bayern Munique arrecadou ainda o troféu de Avançado do Ano, em prémios dominados pelos bávaros – que conquistaram a competição na temporada passada – com Neuer eleito como o Guarda-redes do Ano, Kimmich o defesa e Hans-Dieter Flick o treinador. De Bruyne, do Manchester City, foi eleito como o Médio do Ano. No feminino, Pernille Harder (VfL Wolfsburgo) foi distinguida como Jogadora do Ano e também a melhor atacante, ainda que o Olympique Lyon tenha dominado nos restantes prémios. A UEFA anunciou ainda que vai permitir uma lotação máxima de 30 por cento de público nos estádios, mediante aprovação de cada país.
De clubes para seleções, Fernando Santos divulgou a lista de convocados para os próximos três compromissos de Portugal (particular com Espanha e duelos com a França e a Suécia para a Liga das Nações). O selecionador promoveu quatro alterações em relação à última chamada com as entradas de Rafa, Podence, Rúben Semedo e William Carvalho. Domingos Duarte, André Gomes e Gonçalo Guedes saíram dos eleitos. Fernando Santos chamou: Anthony Lopes, Rui Patrício e Rui Silva; João Cancelo, Nélson Semedo, José Fonte, Pepe, Rúben Dias, Mário Rui, Raphael Guerreiro e Rúben Semedo; Danilo Pereira, Rúben Neves, William Carvalho, Bruno Fernandes, João Moutinho, Renato Sanches e Sérgio Oliveira; Podence, Rafa Silva, André Silva, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo, Diogo Jota, João Félix e Trincão. A Seleção Nacional defronta a Espanha a 7 de outubro, a França no dia 11 e a Suécia a 14.
Rui Jorge também deu a conhecer os convocados da Seleção Nacional Sub-21 para os jogos com Noruega (9 de outubro) e Gibraltar (dia 13). Dalot foi a principal novidades na convocatória. Lista de convocados: Diogo Costa (FC Porto), João Virgínia (Everton) e Maximiano (Sporting); Diogo Leite (FC Porto), Diogo Queirós (FC Porto), Dalot (Manchester United), Nuno Mendes (Sporting), Pedro Pereira (Crotone), Vinagre (Wolverhampton), Tiago Djaló (Lille) e Tomás Tavares (Benfica); Daniel Bragança (Sporting), Fábio Vieira (FC Porto), Filipe Soares (Moreirense), Florentino (Mónaco), Gedson (Tottenham), Pedro Gonçalves (Sporting) e Vítor Ferreira (Wolverhampton); Dany Mota (Monza), Jota (Benfica), Joelson (Sporting), Pedro Neto (Wolverhampton) e Rafael Leão (Milan).

Voltamos a clubes e Lito Vidigal já fez a antevisão para a deslocação do Marítimo ao terreno do FC Porto, agendada para sábado. O treinador dos madeirenses considera que a “ambição de vencer” tem de ser a mesma para que a equipa consiga ser feliz no Dragão. “O FC Porto é muito forte defensivamente e ofensivamente, por isso é que todos os anos luta pelo título. Já ganharam duas vezes a Liga dos Campeões, há diferenças entre o FC Porto e o Marítimo, mas não pode haver diferenças no que toca à ambição de vencer”, destacou Lito. Do lado azul e branco, Marchesín aumentou as baixas para Sérgio Conceição. O guarda-redes argentino está a contas com uma contusão na grade costal. Evanilson, Marcano, Cláudio Ramos e Mbaye também estão no boletim clínico.
O Vitória SC vai passar a deter 51 por cento do capital da SAD a partir de 30 de novembro, anunciou esta quinta-feira o presidente do clube minhoto, Miguel Pinto Lisboa. O clube detinha 40 por cento da SAD desde a criação em 2013 e vai adquirir, assim, mais onze por cento por 1,3 milhões de euros, com o acordo para a compra de todas as ações da Mário Ferreira Andrade S.A., que até agora detinha 56,4 por cento do capital, por 6,5 milhões em três tranches até 31 de março de 2022. “O primeiro pagamento será feito com a devolução dos suprimentos que a SAD paga ao clube. Portanto, a primeira tranche corresponde a 1,3 milhões de euros, que corresponde a 11% do capital. Ficará já liquidada no dia 30. Depois [de conseguida a maioria], iremos rever o protocolo entre o clube e a SAD”, referiu Miguel pinto Lisboa em conferência de imprensa no Estádio D. Afonso Henriques, esta quinta-feira.
No que toca a mercado, Tiquinho Soares foi oficializado pelo Tianjin Teda. “O que me fez mudar foi a ambição de conhecer novos lugares, uma nova cultura. O meu ciclo no FC Porto foi muito bom, agora vou à procura de novos objetivos. Estou feliz e quero agradecer ao FC Porto por tudo”, tinha dito o avançado à partida para a China há uns dias. Ainda sem confirmação continua a situação de Vinícius, com a imprensa desportiva nacional a dar conta de que o atacante do Benfica será emprestado ao Tottenham de José Mourinho durante uma temporada e com cláusula de comprada fixada nos 45 milhões de euros.
Lá fora, Manuel Fernandes está de regresso à Turquia para representar o Kayserispor durante as próximas duas temporada, avança o portal Maisfutebol. Oficial é o empréstimo do jovem Rodrigo Riquelme efetuado pelo Atlético Madrid ao AFC Bournemouth. Em Barcelona, já há substituto para Nélson Semedo: Sergiño Dest é reforço dos catalães proveniente do Ajax por 21 milhões de euros mais cinco em variáveis. O FC Barcelona anunciou que o lateral americano de 19 anos assinou por cinco épocas e ficou com uma cláusula de rescisão de 400 milhões de euros.
Em Itália já há o primeiro jogo da Série A adiado devido ao Covid-19. O encontro entre o Génova CFC e o Torino FC, previamente marcado para sábado, foi adiado pela Liga Italiana. Isto pois o Génova tem 15 casos positivos de Covid-19. Enrico Preziosi, presidente do clube, pediu o adiamento da partida, o qual foi autorizado pela Liga Italiana.
Comentários 1