Sérgio Conceição assumiu que o FC Porto vai tentar tudo para que os Dragões vençam pela primeira vez em Inglaterra. “Estou convicto que vamos fazer tudo para contrariar isso. Tenho muito respeito pelo adversário, pelo que é nos últimos anos, principalmente com este treinador, mas a nós cabe-nos fazer o que trabalhamos para tentar contrariar essa estatística tão negativa. Como sabem, não gosto de falar de estatísticas, cada jogo tem vida própria, não vale a pena lembrar o passado. No fundo, passa por preparar da melhor forma os jogadores a todos os níveis e tentar ganhar”, assumiu.
Conceição afirmou não acreditar que a existência de portugueses no plantel do adversário seja fundamental na preparação do mesmo. “Hoje em dia a informação é tanta e de tanta qualidade sobre todos os jogadores que não há influência positiva, nem negativa. Os jogadores portugueses [Bernardo Silva, Rúben Dias e João Cancelo] têm qualidade, aprecio as suas qualidades, mas são jogadores adversários, não mais do que isso”. Para Conceição, o espírito no plantel é igual, trate-se ou não de um jogo de Liga dos Campeões. “Sem qualquer tipo de arrogância, enquanto jogador e agora enquanto treinador, no FC Porto, a minha carreira tem passado sempre pela Liga dos Campeões. Na época passada, por infelicidade, não estivemos, mas em toda a minha vida tenho estado nesta competição. Portanto, não vejo a preparação para este jogo de forma diferente. Em termos mediáticos é normal que haja mais atenção das pessoas, mas o nosso sentimento e vontade de ganhar é enorme e vamos trabalhar ao máximo para vencer. O espírito está igual”.
A Liga dos Campeões teve o seu início hoje e durante a tarde foram os conjuntos visitantes a levar a melhor. A Juventus foi ao terreno do Dínamo Kiev vencer por 2-0 num jogo ainda sem Cristiano Ronaldo, enquanto o Club Brugge surpreendeu o Zenit e venceu na Rússia por 2-0. Pode ver os resumos destes dois jogos aqui. Mais tarde, destaque para o regresso em grande da Lazio à Liga dos Campeões vencendo o Borussia Dortmund por 3-1, bem como para o triunfo do FC Barcelona perante o Ferencvaros. Em casa, os catalães não fizeram por menos e golearam o campeão húngaro por 5-1. Num dos outros jogos grandes do dia, o Manchester United foi ao terreno do finalista PSG vencer por 2-1. Pode ver toda a ação do dia na Liga dos Campeões aqui.
Já Pep Guardiola admitiu que Rúben Dias foi fundamental na preparação da equipa inglesa para o confronto com o FC Porto. “É importante conseguir os três pontos, conhecer o adversário. O Rúben explicou bem como eles são como equipa. É continuar com as coisas boas que fizemos contra o Arsenal e, em alguns momentos, com o Leeds. Tentar encontrar consistência é o principal. São uma equipa física, o FC Porto e o Benfica são as equipas mais fortes de Portugal, têm mentalidade de ganhar todos os jogos, fisicamente são fortes, são experientes com o Pepe, o Marega cria perigo pelas linhas. Pela cultura do FC Porto, do dirigismo, do treinador Sérgio Conceição, vai ser um jogo difícil. Joguei contra como jogador do Barcelona, como treinador no Bayern perdemos lá 3-1, sei como é difícil e é um desafio para nós. Temos um dia para ainda ver os jogos deles contra o Benfica e o do último fim-de-semana com o Sporting, vamos ver” analisou.
“O FC Porto é uma equipa histórica em Portugal e na Europa, temos respeito, vamos analisar as ideias individuais e a ideia geral e, claro, focar-nos no nosso jogo, continuar a fazer o que fizemos, especialmente, no último jogo. Claro que temos de melhorar, amanhã temos mais uma oportunidade para isso”, acrescentou deixando ainda vários elogios à atual geração de futebolistas portugueses. “É uma geração excecional. Ganharam a Liga as Nações. Sou um privilegiado por poder aproveitar jogadores portugueses no meu plantel. Eu fui criado com jogadores como Figo, Couto, Vítor Baía. Amava-os. Profissionais incríveis de grande talento. Tenho ótimas memórias da relação com eles. Eu sou catalão, o português é parecido, o nosso clima, estilo de vida, comida… acho que a seleção portuguesa é incrível e uma das equipas favoritas para o Mundial, Cristiano Ronaldo é um dos melhores do mundo, têm excelentes guarda-redes, laterais e extremos. É uma ótima geração, as pessoas devem orgulhar-se da qualidade que têm”, afirmou.
Jorge Jesus foi hoje ouvido como testemunha no processo Football Leaks e admitiu não ter conhecimento de qualquer endereço eletrónico em seu nome aquando da passagem pelo Sporting. “Nunca foi coisa a que desse grande importância, nem sei o que estou aqui a fazer. Nem sabia que tinha conta de email no Sporting. Não sei se o Sporting me criou essa conta. Se o fez, eu não tinha conhecimento. Se usei [a conta]? Não, nem no Benfica, nem no Sporting”, afirmou. Jorge Jesus assinalou ainda não ter qualquer problema com a divulgação do seu contrato com o Sporting. “Não me preocupou, não tenho nada a esconder, nem valorizei. Para mim, nunca criou instabilidade, e não estava ali nada que não fosse verdade. Não sei o que a divulgação causou ao Sporting, sou treinador de futebol”, afirmou.
Já são conhecidos os árbitros que irão dirigir os encontros de Benfica e SC Braga na Liga Europa. O árbitro montenegrino Nikola Dabanović vai dirigir a estreia do Benfica na Liga Europa, partida que irá opor os encarnados ao Lech Poznan, da Polónia. Já a estreia do SC Braga, que recebe o AEK, será apadrinhada pelo árbitro francês, Ruddy Buquet.
O CD Tondela anunciou ter 22 casos positivos de Covid-19 nas equipas de formação do clube. “O Clube Desportivo de Tondela vem por este meio atualizar a informação relativa aos casos de covid-19 nos nossos escalões de formação, atualizando para 22 os testes positivos à SARS-CoV2. São 21 atletas residentes e um não residente, sendo que todos se encontram em isolamento e a cumprir todas as regras definidas pela Direção-Geral da Saúde. Mais informamos que todo o staff afeto ao departamento de formação testou negativo”, anunciou o clube.
Ora ainda em relação à Covid-19, o Ministro do Desporto italiano voltou hoje a acusar Cristiano Ronaldo de impunidade e falta de responsabilidade. “Esses grandes campeões sentem-se acima de todos. Quando foi para a seleção violou protocolo, tanto foi assim que foi aberto um inquérito pelo Ministério Público de Torino, com base no relatório da Direção Geral de Saúde. Os campeões devem ser exemplos”, afirmou Vincenzo Spadafora.
Como se sabe, devido à Covid-19 grande parte dos jogos disputados um pouco por todo o Mundo têm acontecido sem público nas bancadas, mas isto está próximo de mudar. Hoje, o Santa Clara anunciou que irá receber o Sporting com adeptos. “Nem a Liga Portugal, nem a Direção Regional da Saúde colocaram qualquer objeção à presença de público no recinto desportivo. Destarte, está contemplada a presença de público no referido evento, respeitando o limite máximo de 10% da capacidade total do recinto desportivo (1000 pessoas), que está preconizado no número 4. do ponto X da V. circular informativa n.o DRS-CI N F 12020 I 53B e cumprindo com todos os pressupostos e recomendações das entidades de saúde (…) Esta decisão exigirá a todos os açorianos a adoção de comportamentos de responsabilidade coletiva, tal como aconteceu no jogo-teste diante do Gil Vicente FC. Temos total convicção de que o povo açoriano voltará a corresponder às recomendações das entidades competentes e será exemplo de civismo, sensatez e retidão num momento exigente para todos”, anunciou o clube em comunicado.
O mercado já está fechado há vários dias, mas alguns excedentários e jogadores livres continuam a encontrar colocação por esta altura. Casos disso são Josip Misic e Afonso Figueiredo, por exemplo. Isto porque hoje foi anunciado o empréstimo do médio Misic ao Dínamo Zagreb por parte do Sporting, que volta a emprestar o croata depois de uma temporada de bom nível ao serviço do PAOK. Já Afonso Figueiredo que era um jogador livre aquando do fecho do mercado foi anunciado como reforço do Moreirense. O lateral assinou pelos cónegos até ao final da época. Ainda por cá, Bruno Costa Carvalho e Rui Gomes da Silva formalizaram hoje as suas candidaturas à presidência do Benfica.
Já Jorge Simão tem novo clube depois de ter deixado o Al-Fayha em agosto. O antigo técnico de GD Chaves e SC Braga, entre outros, irá agora orientar o Mouscron atual último classificado do campeonato da Bélgica e onde pontua o português Xadas. Esta temporada, o Mouscron ainda não venceu e soma três pontos em nove jornadas. Simão assinou até ao final da época com o clube belga.
Por deliberação da FIFA, Portugal será uma das seleções participantes no próximo Mundial Sub-20 que será disputado em 2021 na Indonésia. A decisão sucede depois do Europeu Sub-19 que servia de qualificação para o torneio ter sido cancelado. Para encontrar os participantes europeus no torneio, a FIFA recorreu ao top-5 do ranking, tendo em conta o coeficiente das competições jovens para a temporada 2019/2020.
Por fim, nota de pesar pela morte de Bruno Martini, antigo guarda redes internacional francês que estava internado há uma semana depois de ter sofrido uma paragem respiratória. Bruno Martini foi internacional francês em 31 vezes e foi titular da baliza francesa no Euro 92. Morreu nesta terça-feira, aos 58 anos.