Numa sexta-feira tranquila em demasia no mundo do futebol, muito por culpa das competições europeias a meio da semana, foi do gesto entre um jovem adepto e um treinador que mais se falou neste dia. Um dos protagonistas deste episódio que tem emocionado tudo e todos é Jürgen Klopp. O treinador do Liverpool FC recebeu recentemente uma carta de um miúdo de dez nos de idade que é adepto do Manchester United. No âmbito de um trabalho escolar, Daragh Curley resolveu pedir ao técnico alemão que o Liverpool não ganhasse tantos jogos e ficou viral por isso mesmo.
“O Liverpool está a ganhar demasiados jogos. Se vocês continuarem a ganhar, vão bater o recorde de jogos sem perder do futebol inglês. Sendo adepto do Manchester United, isso deixa-me triste. Por isso, da próxima vez que o Liverpool jogar, por favor, faça com que eles percam. Deixem que a outra equipa marque. Espero tê-lo convencido a não ganhar a liga e a nunca mais vencer um jogo”, podia ler-se na carta do jovem, citada por um artigo da ‘BBC’.
Para surpresa de muitos, a resposta não tardou e foi enviada por Klopp nesta sexta-feira. “Infelizmente, desta vez, não posso atender ao teu pedido, pelo menos por vontade própria. Por mais que queiras que o Liverpool perca, é o meu trabalho fazer tudo o possível para ajudar o Liverpool a vencer, pois há milhões de pessoas em todo o mundo que querem que isso aconteça, e eu não quero dececioná-las”, começou o timoneiro dos reds ao agradecer o contacto do jovem adepto.
“Felizmente para ti, nós já perdemos jogos no passado e vamos perder jogos no futuro porque o futebol é assim. Quando tens dez anos pensas que as coisas sempre serão como estão agora, mas se há uma coisa que posso dizer aos 52 anos é que definitivamente não é assim. Mas, ao ler a tua carta, o que posso dizer é que seguramente o que não vai mudar é a tua paixão pelo futebol e pelo teu clube e o Manchester United tem sorte em ter-te como adepto”, escreveu Klopp, que não deixou ninguém indiferente, e que explicou ainda ao jovem adepto que embora os dois clubes são rivais, há um grande respeito entre ambos e “o futebol é isso”.
Um jovem adepto do Manchester United escreveu uma carta a Jurgen Klopp, e o treinador respondeu cheio de classe e desportivismo 👏 pic.twitter.com/nafLIWJEaj
— 4 Linhas (@LinhasQuatro) February 21, 2020
Como FC Porto, SC Braga e Sporting só vão a jogo no domingo e Benfica na segunda-feira, não há muita atualidade nos clubes de topo do futebol português. Ainda assim, os leões deram conta dos contornos dos negócios de Bruno Fernandes e Sporar num comunicado enviado à CMVM. Quanto à saída do médio, que rendeu 55 milhões de euros, com possibilidade de chegar aos 80M€, a SAD mantém dez por cento de uma eventual mais-valia futura. A SAD leonina comunicou ainda que pagou 5,5M€ em comissões à ‘Gestifute’ e ‘Positionumber’, não especificando quanto foi para cada.

No que diz respeito ao avançado, o Slovan Bratislava ficou com dez por cento de uma futura mais-valia. O Sporting revelou que pagou 500 mil euros em comissão à empresa ‘AR Sport Management’. O avançado esloveno custou seis milhões de euros, com 600 mil por objetivos.
Ainda no Sporting, apesar do triunfo perante o Istambul Basaksehir continuam os protestos contra o presidente Frederico Varandas e foi precisamente isso que o António Tadeia abordou no Último Passe desta sexta-feira (tal como pode ler aqui).
Na ressada da semana europeia, destaque ainda para o facto de Portugal ter conseguido encurtar distância para a França e aumentar em relação à Rússia no ranking da UEFA. Mesmo com o Sporting a ser a única das quatro equipas ainda presentes a vencer, Portugal conseguiu aproximar-se do quinto lugar, ainda muito distante – Portugal tem 49.249 pontos e a França tem 56.082. De assinalar que Portugal já garantiu mais uma vaga na Champions a partir de 2021/22.
Em termos de castigos, o FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada por agressão de um adepto a agente desportivo, anunciou hoje o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. O caso diz respeito a um episódio na final da Taça de Portugal da temporada passada. O FC Porto tem agora dez dias para recorrer do castigo junto do Tribunal Arbitral do Desporto, de forma a evitar que a sanção passe a efetiva.
Nesta sexta-feira houve também futebol. CD Aves e Vitória SC abriram a 22.ª jornada da Liga Portuguesa com um triunfo vimaranense por 2-0 (veja aqui os golos desta partida). Na abertura da 23.ª jornada da Liga Alemã, o líder Bayern Munique sentiu dificuldades, mas lá conseguiu vencer o lanterna vermelha SC Paderborn por 3-2 (veja aqui os golos). Em Itália, o SSC Nápoles ganhou por 2-1 na deslocação ao reduto do Brescia Calcio. A Liga Francesa assistiu a um triunfo forasteiro do Olympique Lyon perante o FC Metz (2-0) e a um empate a duas bolas entre Stade Brestois e OGC Nice. Na Liga Espanhola, Betis e RCD Maiorca empataram 3-3.