O Sporting venceu com naturalidade o FC Paços de Ferreira, por 3-0, em partida dos 16 avos de final da Taça de Portugal, jogada em Alvalade. Tiago Tomás, Bruno Tabata e João Palhinha fizeram os golos dos leões, que permitiram algumas fases de domínio repartido ao adversário mas tiveram sempre as melhores ocasiões de perigo do jogo, ficando a dever a si mesmos um resultado mais amplo.
O Sporting surgiu com um onze próximo do habitual, recuperando Nuno Mendes na esquerda e mantendo Adán na baliza. Rúben Amorim limitou-se a substituir o castigado Pedro Gonçalves por Tabata e a trocar Sporar por Tiago Tomás. Do outro lado, Pepa também fez poucas alterações relativamente à equipa que há dias se bateu até ao fim com o Benfica na Luz, introduzindo apenas os há dias poupados Marco Baixinho, Luís Carlos e João Amaral. E o jogo começou com sinal mais dos leões, que mesmo não conseguindo ligar jogo através dos médios – Palhinha e João Mário estavam cercados pela superioridade numérica do FC Paços de Ferreira na zona – era ágil a variar flanco depois de fixar o adversário e, dessa forma, criar situações de desequilíbrio.
Pedro Porro, aos 11′, obrigou Jordi à primeira defesa da noite – e o brasileiro quase dava um frango, deixando escapar o remate rasteiro, ainda que pela linha de fundo. Aos 14′, foi a vez de Coates perder um golo cantado: na sequência de um canto de Tabata na direita, saltou à frente do guardião pacense, mas cabeceou sobre a barra. E esse foi o momento em que o Paços começou a conseguir ter a bola, equilibrando as coisas no campo. Só que nessa fase de maior equilíbrio, o Sporting marcou mesmo: aos 26′, na sequência de um passe longo de Coates, Nuno Santos penteou a bola de cabeça e colocou-a nas costas da linha defensiva do adversário, valendo a superior velocidade de Tiago Tomás para se isolar e bater Jordi com um remate forte e colocado, que pode ver aqui:
Os visitantes parecem ter acusado o golo, mas ainda tiveram uma boa situação para empatar antes de sofrerem o segundo golo. Aos 33′, Eustáquio viu bem a movimentação dos colegas da frente – Tanque baixou a atrair a defesa leonina e João Amaral foi à procura de profundidade – para colocar a bola nas costas da defesa leonina. João Amaral ficou em boa posição, mas permitiu a recuperação e o corte de Coates. E até ao intervalo só deu Tabata. O brasileiro falhou o alvo, na sequência de um envolvimento do ataque leonino, aos 41′, mas marcou mesmo aos 44′. Importante a ação de Tiago Tomás, que fez uma diagonal até à direita, trabalhou bem sobre dois adversários e entregou ao brasileiro, que fletiu para o corredor central e aplicou um belo remate em arco, fazendo a bola entrar ao ângulo superior direito da baliza de Jordi. Pode ver aqui o golo:
Ao intervalo, Pepa trocou duas unidades, fazendo entrar Diaby e Zé Uilton para os lugares de Bruno Costa e Hélder Ferreira. E o jogo recomeçou com mais Paços: a equipa subiu as linhas, apareceu mais no meio-campo leonino, o que levou a um jogo mais rápido e dividido. Aos 54′, na sequência de um canto, Marco Baixinho cabeceou para o ar ao primeiro poste e a bola pingou sobre a baliza, obrigando Adán a uma intervenção complicada, a soco. Querendo mais, Pepa chamou Calderón e Castanheira, aos 58′, mas quem marcou mesmo foi o Sporting, aos 64′. Foi num livre de João Mário, que João Palhinha aproveitou para se antecipar a Marcelo e cabecear para as redes de Jordi. Pode ver aqui o lance:
O terceiro golo do Sporting retirou ao jogo qualquer incerteza que ele ainda pudesse ter. Foi a altura de o Paços trocar de ponta-de-lança, chamando João Pedro ao lugar de Tanque – e ficando a ganhar com a troca, pois o suplente criou mais dificuldades à defesa leonina. Do outro lado, com Rúben Amorim nos camarotes, Emanuel Ferro (o adjunto) começou a refrescar a equipa. Entraram Antunes, depois Sporar e Mateus Nunes, por fim Plata e Gonzalo Inácio. E as melhores ocasiões de golo continuaram a surgir na baliza dos castores. Aos 71′, 80′ e 84′, Tiago Tomás podia ter bisado, a premiar uma noite em que foi o mais influente dos jogadores leoninos. Sporar, aos 77′, e Plata, já nos descontos, também estiveram perto do golo que na verdade nem fez falta para demonstrar a clara superioridade do Sporting sobre o adversário.
Fique aqui com o resumo do jogo: