Último Passe 

2015-08-27
Sorteio favorável para Benfica e FC Porto na Champions
ay e Dynamo Kiev, Benfica e FC Porto não ficaram mal servidos.
O Galatasaray conseguiu ganhar Liga e Taça da Turquia, mas saiu da última Champions logo à primeira fase, sem sequer aceder à Liga Europa. Como o Benfica, aliás. Deixando de parte o contributo exótico dado pelo Astana, o Benfica tem de ser considerado o favorito face aos turcos, seja porque não é normal uma equipa ser cabeça de série três anos seguidos e não ir aos oitavos de final (e o Benfica já vai em dois...), seja porque beneficia de uma última jornada em casa com os espanhóis do Atlético de Madrid, um clube amigo e que pode chegar aí já apurado.
Por sua vez, o Dynamo Kiev volta à Champions após dois anos de fora, fruto de ter também ganho a dupla campeonato-taça na Ucrânia. E da última vez que por lá esteve saiu pela porta da Liga Europa, chutado para fora precisamente pelo FC Porto. Os dragões terão gostado pouco de ter de acabar o grupo em Londres, com o Chelsea, mas podem tirar frutos da sempre decisiva jornada dupla com o Maccabi Tel Aviv. E a obrigação que têm também é a de seguir em frente na prova.
Resta agora que Sporting, Sp. Braga e Belenenses tenham pelo menos a mesma sorte de Benfica e FC Porto no sorteio da Liga Europa. É que por ali ainda há muito tubarão à solta e nem mesmo o Sporting, na condição de cabeça de série, pode garantir um grupo fácil, com equipas como o FC Liverpool, o Mónaco, a Fiorentina ou a Lazio fora do grupo dos privilegiados.